Srs, a algum tempo venho brigando com a minha embreagem original.
Qdo a embreagem ta nova, sem problemas... Mas depois de um tempo de uso a msm começa a ficar com "folga" tendo sempre q ajustar o cabo, e ainda assim durante alguns pontos da trilha tinha que ficar com joguinho no acelerador+embreagem.
Bom, como fazia 2 anos que não trocava a dita cuja, resolvi fazer um experiencia.
Foi numa loja especializada em embreagens aqui da cidade e pedi pro kra fazer uma kit da seguinte forma:
- Plato de AP com mola reforçada (ou seja, mola com mais carga. As molas são novas e não reaproveitadas. Apenas a carcaça do plato é reaproveitada);
- Montar um disco de 200mm (msm tamanho da do ap) com lona HD (a mesma usada em maquina agricola e caminhão. Tem trançado de cobre no meio da lona);
Nesse meio tempo, peguei o volante do samuca, levei no torneiro e retifiquei até ficar liso, sem o rebaixo original de encaixe do disco. Depois fiz nova furação no volante para bater com os guias e furação do plato do ap.
Agora to montando a empreitada pra ver o resultado!
Problemas q vejo:
- A embreagem ficar dura. Uma solução seria aumentar o braço de acionamento da embreagem proxima à caixa, aumentando a força da alavanca de acionamento;
- Devido ao aumento da pressão na mola do plato, estourar alguma coisa no sistema... Mas essa acredito muito pouco q possa acontecer, visto o pessoal que usa embreagem ceramica no sistema tb original. Essa embreagem q montei é quase uma intermediaria entre original e ceramica!
Segue fotos do sistema antes de montar!