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  • #1
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    Tutorial interligação Comandos de Volante x Central Multimídia Pioneer




    Chuva, conforme comentei lá no grupo, segue breve tutorial para conectar os comandos do volante nas centrais multimídia Pioneer. Isso funciona porque os comandos do volante são do tipo resistivo (cada botão apertado altera a resistência entre os cabos dos controles) e porque as multimidias Pioneer possuem entrada para controle remoto com fio através de plugue P2. Deverá servir pra qualquer carro e central multimídia com as mesmas funções (só vai mudar os fios do chicote).
    OBS: EU MATEI O BLUTOOTH ORIGINAL DO CARRO. O sistema de BT da GV3 não é do tipo resistivo. Para conectar teria que deixar que estudar como fazer, talvez deixando o módulo do BT. Eu não quiz deixar a caixa dentro do painel.

    Vamos lá...
    Só precisa comprar um cabo P2 x RCA, igual ao abaixo (paguei 10 reais).
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-p2-rca.jpg

    No chicote do som original tem dois fios que vem dos comandos do volante. Um roxo (violeta, ou sei lá que cor é essa), e outro rosa com preto).

    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-chicote.jpg

    Para ligar o cabo P2 no chicote tem que cortar os dois plugues RCA do cabo. As partes do plugue P2 que fazem contato com o Multimídia são a ponta e a base. A parte do meio do P2 nao faz contato.
    Geralmente a ponta é o fio Branco e a base o fio preto, como será explicado a seguir.
    Pode usar um multímetro pra confirmar isso usando as pontas de prova para verificar a resistencia entre o cabo branco e a ponta do P2 e também entre o fio Preto e a Base do P2.

    Imagem tirada da Internet:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-pinagem-p2.png

    Explicando:
    Dentro de cada perna do cabo RCA vai um cabo de polaridade e um fio terra. O fio terra é comum no dois lados e vem dentro de um isolamento preto. Os cabos de polaridade vem dentro de um isolamento da cor do plugue. Ou seja, de um lado tem o branco e do outro tem o vermelho. Precisamos ligar o fio branco em um dos fios do chicote e o fio preto no outro fio do chicote. Não faz diferença a ordem dos fios do chicote, mas do cabo P2 tem que ser usado o fio Branco e o fio Preto, porque eles que são ligados às extremidades do plugue P2.

    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-p2-adaptado.jpg

    Feito isso, é só ligar o P2 na entrada para controle remoto com fio da Central Multimídia (no caso da Pionner tem escrito "W/L" se não estou enganado, ou algo do tipo... ) e depois configurar a Central para reconhecer os comandos.
    Abaixo um exemplo de onde fica essa entrada em um modelo qualquer (peguei no google a imagem)....
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-18501menor.jpg

    Espero que tenha dado pra entender... Qualquer dúvida estou à disposição...
    Abraço!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-chicote.jpg  

  • #2
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    ele funciona tudo normal como si estivessse com o som original do carro??? nao precissa de interface ne??

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Rafael_Facanha Ver Post
    Chuva, conforme comentei lá no grupo, segue breve tutorial para conectar os comandos do volante nas centrais multimídia Pioneer. Isso funciona porque os comandos do volante são do tipo resistivo (cada botão apertado altera a resistência entre os cabos dos controles) e porque as multimidias Pioneer possuem entrada para controle remoto com fio através de plugue P2. Deverá servir pra qualquer carro e central multimídia com as mesmas funções (só vai mudar os fios do chicote).
    OBS: EU MATEI O BLUTOOTH ORIGINAL DO CARRO. O sistema de BT da GV3 não é do tipo resistivo. Para conectar teria que deixar que estudar como fazer, talvez deixando o módulo do BT. Eu não quiz deixar a caixa dentro do painel.
    ...
    os comandos funcionam normalmente?? todos eles??? sem precisar de interface??
    4X4 Brasil Razão: Adequar regras de postagem 2 / 2.4 e 2 / 2 .18

  • #4
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    boa Rafael! Muito bom!!! Valewss!!
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  • #5
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    Galera, pra quem procura a GV3 V6, relatos dos proprietários, contradizendo a filosofia de rotatividade agressiva e mercantilista do comércio de novos..

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post2479434
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  • #6
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    Rapaz eu já li e estou até agora fascinado com os relatos, muito show.
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  • #7
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    Msg deleted
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-esp-problems-2-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-erros-abs-cg.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-erros-abs-rb-1-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-erros-abs-rb-2-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-modulo-abs-mexicando-bixado-aberto-3-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-modulo-abs-mexicando-bixado-aberto-7-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-modulo-abs-esp-mexicano.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-modulo-abs-esp-japones.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-modulo-abs-com-esp-1-.jpg  
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  • #8
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    Grand Vitara III - Mal contato interruptor porta-malas deixa carro trancando sozinho

    Acomete a muitos..

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  • #9
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Grand Vitara III - Mal contato interruptor porta-malas deixa carro trancando sozinho

    Acomete a muitos..

    Tinha uma raiva doida disso.
    Obrigado.

  • #10
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    Ola,

    Não serve na V6 o filtro de corolla pra 2.0.

    O filtro da V6 é essa parte preta da foto abaixo:

    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-filtro-de-combustivel-3-.jpg
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  • #11
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    Alguém sabe porque o grau térmico da vela comum é diferente da de Iridium?

  • #12
    Bom-dia!
    No manual do GV2/Tracker a vela recomendada era a BKR6E-11 (grau 6 com abertura do gap de 1,1mm) mas havia a opção das velas de iridium para quem usava o carro em baixas temperaturas ambientes. Acho que aproveitaram esse cenário e já indicaram o grau 5 ao invés de 6 para a iridium.

    Para o GV3 pode-se usar, segundo o manual, a BKR5E-11 porém, a Laser Iridium tem a vantagem da maior durabilidade pois o eletrodo negativo tem um aplique de platina (o positivo é iridium).
    Como nossa mijolina tem no mínimo 25% de álcool e nossa temperatura ambiente é mais alta, o grau térmico 6 seria bem-vindo.

    Mas aqui está o pulo do gato que ainda estou pesquisando:

    As velas BKR5 ou BKR6EIX-11 (Iridium IX) tem resistência de 5KOhm (site da NGK americano) e eu medi também com o multímetro.
    As velas IFR5J11 tem, segundo o mesmo site, 5KOhm porém na prática as velas que vêm de fábrica estão com 3,5KOhm e as aftermarket 5KOhm (também medi várias delas).
    Original:
    IFR5J11 $11.46 NGK 7418 Spark Plugs - Best Car SparkPlug Replacement
    Possível Upgrade (em estudo):
    IFR5D-10 $11.46 NGK 4696 Spark Plugs - Best Car SparkPlug Replacement


    Existem velas com menor resistência (meu tiguan usa laser platinum com 1KOhm e quando testei as iridium IX (5KOhm) a diferença de desempenho foi nítida). No tracker já usei BKR6EIX-11 e também velas diretas BCP6ES tanto com o sistema de ignição original quanto com a ignição CM Racing (meu tracker dava 9km/l na cidade e 12km/l na estrada e andava junto dos 2.5).

    No GV3, como comprei há pouco tempo, ainda não consegui estudar a melhor solução do conjunto ignição/vela mas já adianto que reduzi o GAP das velas para 0,9mm e o carro melhorou o desempenho (quanto maior o GAP maior a potência e menor o consumo porém as ignições originais não dão conta do recado e há falhas de centelhamento absurdas).

    No momento estou tentando solucionar o toc-toc da suspensão dianteira... Pelo que li de relatos, o mais provável seria as buchas/coxins maiores da bandeja/leque. Aproveitando o gancho, qual bucha seria indicada para adaptação? Do Tucson mesmo? Alguém já usou da marca Tenacity para o GV3?
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