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  • #1
    Usuário Avatar de Arildo MT
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    A tracker veio veio c/ este modulo de subida de vidros, nunca usei rsrsrsrsrs, aqui é uma poeira danada, abrir as janelas nem pensar, ar 100%, acho que vou retirar o fusível, toda vez que desliga a chave ouço os reles acionando.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
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  • #2
    Usuário Avatar de Chuva
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    Opa!! Blz, qdo puder, agradeço muito! Vou fazer de nylon msm!!

    A fixação é mais simples com um parafuso mais comprido apenas, ou melhor 3 de cada lado.

    Se vc verificar a espessura da lata/ferro onde se aperta a torre do amortecedor no carro vai perceber que a estrutura é bem singela, pra não dizer frágil. Assim o esforço/impacto que a torre faz no carro nao acho q seja suficiente para tirar o calço do lugar, afrouxar alguma parafuso ou, principalmente, deformar o nylon. Qquer impacto ainda tem força dividida em toda parte da suspensão, braco, bandeja, bieleta, barra, entre diversos outros pontos móveis.. a propria mola da torre tb amortece qquer impacto absurdo que se tente fazer. Mas não dá pra forçar muito pq não se quer estourar amortecedor tb.. acho isso, não vejo o esquema do nylon frágil como se pode imaginar.

    Meu único medo é que o nylon deforme com o tempo, uns 5, 10 anos, não sei.. a maldita engenharia de materiais, não sei.. pode ser que não, mas hoje em dia como tudo é feito pra esfarelar só tenho essa dúvida.

    Sim, os parafusos originais da torre são soldados sim, mas acho q mais pela facilidade de aperto. Na tracker eu fiz assim com parafusos maiores, passantes, apertei bem, usei arruelas lisas em ambos os lados sobre o nylon e coloquei uma segunda porca parlock (aquela q tem uma trava anel plastica dentro da rosca) sobre a porca padrão e reapertei bem.. depois de um tempão rodando e testando nada saiu do lugar.. e olha q eu testei hein.. kkk
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
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  • #3
    Usuário Avatar de Chuva
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    Preparando a preta da esquerda pra brincar mas tô alucinado com a V6.. fico imaginando esse brinquedo preparado na trilha.. mas to com uma dó... kkk

    A mais alta é da minha mulher, a outra preta revezo com a veinha em rodízio e outras necessidades. A prata V6 comprei outro dia.. sonho de consumo.. o único defeito desses carros é que são muito baixos originalmente mesmo.. podiam fazer todas de serie altas como a sport.. mas enfim..

    Revezar entre a alta e a baixa é nítido que o lift deixa o carro muito mais gostoso de dirigir.. hj percebo isso melhor.. quem não fez esse lift ainda tá perdendo tempo.. kkk

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    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gvs3.jpg
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  • #4
    Usuário Avatar de Jonathanvrg
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    Chuva, qual lift q vc fez?
    trocou amortecedor?
    Qual o menor lift q pode ser feito na GV?
    Vc é o cara! hehe
    E a garagem tá show! Parabéns!!
    GV 4x4 AT 11 Original!

  • #5
    Usuário Avatar de Chuva
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    Citação Postado originalmente por Jonathanvrg Ver Post
    Chuva, qual lift q vc fez?
    trocou amortecedor?
    Qual o menor lift q pode ser feito na GV?
    Vc é o cara! hehe
    E a garagem tá show! Parabéns!!
    Oi amigo, valeu!!

    Eu fiz o lift do projeto caseiro com as medidas q coletei no carro que está no começo desse tópico, mas ele foi aprimorado tanto na versão em aço/ferro quanto na versão totalmente em nylon. Pretendo fazer em nylon os próximos.

    Esse lift tem 3,5cm de altura no calço mas dá de final 5cm na altura do carro. Existe lift de 2,5cm, ou seja, uma polegada, que já deve ajudar bastante a essa grande "lagartixa" não colar no chão numa adversidade. Menos q isso acho q não ajuda em nada e perde o sentido fazer lift.

    Não troquei nenhum amortecedor, os calços são apenas nas molas traseiras e na torre do amortecedor com mola dianteira.
    Essa é a altura limite para se ajustar o mínimo o possível a suspensão. Eu não fiz nada, nem cambagem e tô testando o desgaste do pneu, já que o carro originalmente come o pneu por dentro. Até agora está homogeneo e na reta fica perfeito o alinhamento. Com o volante esterçado percebe-se q realmente falta cambagem.

    ASSIM é recomendado fazer a cambagem atrás e, principalmente, na frente, para os mais perfeccionistas. Diante disso pretendo fazer o próximo kit de calço com uma medida um tiquinho menor: ao invés de 3,5cm, fazer com 3cm de altura.

    Na frente a cambagem parece ser mais necessária, ainda quero ver o desgaste do pneu (ando devagar com o carro), só que com o calço chegamos no limite do ajuste da torre do amortecedor. Então talvez para se melhorar a cambagem dianteira um pequeno oblongo no furo superior do amortecedor dianteiro seja funcional. Imagino um desbaste lateral de 1mm no máximo, já que "cyborg" de loja de suspensão eu descarto totalmente pra chegar no ponto certo.

    Na traseira ainda há duas peças a se trocar se quiser melhorar a estética da distancia do pneu com a caixa de roda ou para ter espaço para colocar pneus maiores sem raspar. Assustei no começo, mas como não pega ainda não fui por esse caminho.

    Obrigado, sou apenas um entusiasta da suzuki. Sou curioso e faço testes nos brinquedos. Coletei muita coisa aqui e não custa compartilhar tb.. A garagem é a parte q mais gosto na casa.. kkk

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
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  • #6
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    Boa tarde a todos,

    Sou novo no forum e acabei de adquirir um GV 4wd AT 2010 em excelente estado de conservação. Após ler boa parte das centenas de páginas do tópico do grand vitara 2009 e as postagens deste tópico gostaria de tirar uma dúvida sobre pneus que até agora não vi ninguém levantar.

    Aos que substituíram os pneus por uma largura maior que 235 vocês instalaram nas rodas originais? Pelo que eu andei pesquisando a tala das rodas originais é 6,5" e todos os pneus que pesquisei com 245 ou mais possuem tala mínima de 7".

    Aproveitando a oportunidade eu conversei com um amigo que é eng. mecânico e tem um bom conhecimento em usinagem e materiais, mostrei o desenho atualizado do chuva e ele disse que "faria os calços de latão por ser mais resistente que polímeros e não tão duro quanto aço, ou seja, é menos propenso que o nylon a estragar com um impacto mais forte e não tem dureza próxima à do amortecedor, pra não danificar o próprio amortecedor nem o apoio do carro.". Eu como conheço muito pouco a respeito não sei dizer até onde ele pode ter razão.



    GVIII 10 2.0 AT 4x4 Ori, Toyo Versado CUV 225/65/17

  • #7
    Oi Lacerda!

    Parabéns pelo carro !!!

    Pode instalar os pneus 245 nas rodas originais sim !!! fica muito bom e não fica com a borda muito baloada!!

    Eu também sou Engº mecânico e trabalho em uma indústria de auto peças cuja a matéria prima mais utilizada é o latão. Fundimos aqui mesmo o latão e dele fabricamos as peças, anéis sincronizados e garfos para cambio.
    Desculpe, mas não vejo a necessidade de se fabricar essas peças em latão !!! Fora a dificuldade de fabricação, pois teria que partir de um tarugo inteiro e usinar tudo, ou iria utilizar chapas e tubo para depois soldar o latão ?
    Não sou expert em solda, mas não confiaria minha família em um carro cujo o apoio da suspensão é de uma peça de latão soldada !!
    O projeto do chuva com uma peça inteiriça em nylon 6.0 ou 6.6 (Delrin) ainda vai, pois esses materiais foram projetados para aguentar impacto sem se deformar facilmente!!! Alem da facilidade de usinar, peso, preço, etc.
    Não concordo com seu amigo também quando diz que o latão é mais resistente que os polímeros e não tão duro quanto ao aço !!!

    Abraço,

    Osmar

    Citação Postado originalmente por F_Lacerda Ver Post
    Boa tarde a todos,

    Sou novo no forum e acabei de adquirir um GV 4wd AT 2010 em excelente estado de conservação. Após ler boa parte das centenas de páginas do tópico do grand vitara 2009 e as postagens deste tópico gostaria de tirar uma dúvida sobre pneus que até agora não vi ninguém levantar.

    Aos que substituíram os pneus por uma largura maior que 235 vocês instalaram nas rodas originais? Pelo que eu andei pesquisando a tala das rodas originais é 6,5" e todos os pneus que pesquisei com 245 ou mais possuem tala mínima de 7".

    Aproveitando a oportunidade eu conversei com um amigo que é eng. mecânico e tem um bom conhecimento em usinagem e materiais, mostrei o desenho atualizado do chuva e ele disse que "faria os calços de latão por ser mais resistente que polímeros e não tão duro quanto aço, ou seja, é menos propenso que o nylon a estragar com um impacto mais forte e não tem dureza próxima à do amortecedor, pra não danificar o próprio amortecedor nem o apoio do carro.". Eu como conheço muito pouco a respeito não sei dizer até onde ele pode ter razão.



    GVIII 10 2.0 AT 4x4 Ori, Toyo Versado CUV 225/65/17

  • #8
    Usuário
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    Osmar,

    Muito obrigado pelos esclarecimentos. Em relação aos pneus o receio é ele se soltar da roda em uma situação extrema, mas em todo caso decidi adiar por enquanto os planos de colocar pneus 245/65R17 porque comprei a viatura com 2 pneus Toyo (225/65R17) novos e 2 Dueler originais, acabei optando por trocar os Dueler por outros 2 Toyo do mesmo modelo.

    Quanto aos calços eu sou praticamente leigo sobre resistência de materiais então a ideia era fomentar a discussão, mas já estou convencido a fazer o lift seguindo o projeto com calços de aço e nylon.

    No mais parabéns a todos, esse fórum é uma excelente fonte de informação.

    Abraço,
    Lacerda



    Citação Postado originalmente por Osmar Junior Ver Post
    Oi Lacerda!

    Parabéns pelo carro !!!

    Pode instalar os pneus 245 nas rodas originais sim !!! fica muito bom e não fica com a borda muito baloada!!

    Eu também sou Engº mecânico e trabalho em uma indústria de auto peças cuja a matéria prima mais utilizada é o latão. Fundimos aqui mesmo o latão e dele fabricamos as peças, anéis sincronizados e garfos para cambio.
    Desculpe, mas não vejo a necessidade de se fabricar essas peças em latão !!! Fora a dificuldade de fabricação, pois teria que partir de um tarugo inteiro e usinar tudo, ou iria utilizar chapas e tubo para depois soldar o latão ?
    Não sou expert em solda, mas não confiaria minha família em um carro cujo o apoio da suspensão é de uma peça de latão soldada !!
    O projeto do chuva com uma peça inteiriça em nylon 6.0 ou 6.6 (Delrin) ainda vai, pois esses materiais foram projetados para aguentar impacto sem se deformar facilmente!!! Alem da facilidade de usinar, peso, preço, etc.
    Não concordo com seu amigo também quando diz que o latão é mais resistente que os polímeros e não tão duro quanto ao aço !!!

    Abraço,

    Osmar

  • #9
    Usuário Avatar de Samurai_MOA
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    Citação Postado originalmente por Osmar Junior Ver Post
    Oi Lacerda!

    Parabéns pelo carro !!!

    Pode instalar os pneus 245 nas rodas originais sim !!! fica muito bom e não fica com a borda muito baloada!!

    Eu também sou Engº mecânico e trabalho em uma indústria de auto peças cuja a matéria prima mais utilizada é o latão. Fundimos aqui mesmo o latão e dele fabricamos as peças, anéis sincronizados e garfos para cambio.
    Desculpe, mas não vejo a necessidade de se fabricar essas peças em latão !!! Fora a dificuldade de fabricação, pois teria que partir de um tarugo inteiro e usinar tudo, ou iria utilizar chapas e tubo para depois soldar o latão ?
    Não sou expert em solda, mas não confiaria minha família em um carro cujo o apoio da suspensão é de uma peça de latão soldada !!
    O projeto do chuva com uma peça inteiriça em nylon 6.0 ou 6.6 (Delrin) ainda vai, pois esses materiais foram projetados para aguentar impacto sem se deformar facilmente!!! Alem da facilidade de usinar, peso, preço, etc.
    Não concordo com seu amigo também quando diz que o latão é mais resistente que os polímeros e não tão duro quanto ao aço !!!

    Abraço,

    Osmar
    Qual a sua avaliação do kit russo?

  • #10
    Usuário Avatar de Chuva
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    Ola Lacerda! Bem vindo ao mundo de Marlboro! kkk

    Parabéns pela aquisição!

    Descobri outro dia q a GV3 foi eleita um dos carros mais confortáveis do mundo.. vc vai adorar a viatura!

    Se vc por pneu maior em tala, como o 245 tala 7 q mencionou em tala 6,5 menor aro 17 desse carro a única "diferença" q se percebe é que o pneu fica mais "balão", mais gordinho pra fora.. diante disso, a tabelinha aqui nesse fórum q guardo é essa aqui:

    Tamanhos dos Pneus maiores possíveis para GV3 e consequencias:
    245/65R17 sem lift ok!
    245/70R16 sem lift ok!
    245/70R17 sem lift pega mto pouco.
    235/70/17 sem lift ideal

    A segunda opção: as primeiras GV3 vinham com aro 16, mas pelo preço da borracha dá pra se colocar roda de tucson ou civic. Nunca achei a roda aro 16 da gv3 pra vender.. Eu penso seriamente na roda do civic pra usar aro 16 por quatro motivos: a roda se parece com a da GV3, o aro 16 permite pneu bem mais barato q aro 17, a roda tem até em padaria pra vender e é barata e com pneu mais balão/borrachudo o carro fica mais macio. A furação do GV III é 5x114,3.

    A quarta opção é bem interessante, mas é muito raro achar essa medida. A marca Maxxis AT tinha, mas não importam mais.

    Agora sobre onde raspa pneu mais gordo eu imagino esterçando totalmente pegando na longarina ou na base da caixa de roda.

    Mas na boa, de novo, recomendo seriamente o calço nesse carro. Daí com certeza não vai pegar em nada! Vi outro dia no ML alargador de roda pra GV3 tb, mas a medida mínima é de 1 pol.

    A idéia de deformação do calço é bem interessante! Mas acho q só numa porrada, batida, é que se teria força suficiente pra estourar amortecedor ou mudar posição do apoio do carro. De qquer forma pede um orçamento pra ele em latão por favor..o par de calço de nylon, dianteiro ou traseiro, sai 110 com frete. Mas qquer outro esquema BBB é bem vindo!

    [ ]s
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  • #11
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    Olá Chuva, parabéns, vi em sua assinatura que vc comprou uma v6!!!! gostou do carro? se entendeu com o motor?

    abs

    Ricardo
    GVIII V6 08/09, proteções inferiores Road Tech, ex-Grand Vitara - 4x4 A/T - 2013/2014

  • #12
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    Valeu Chuva,

    Eu sou muito chato com carro e pesquisei muito antes de decidir exatamente qual carro comprar, depois olhei muitas opções no mercado sem pressa de encontrar até conseguir um do jeito que eu queria e pelo preço que estava disposto a pagar, foi um exercício de paciência mas valeu a pena rsrs

    Vou encomendar as peças com o Renato, os pneus na próxima troca pretendo colocar os 245/65R17 e agora estou pesquisando sobre opções de rastreadores e tecnologias de alarme pois tive um episódio recente de carro roubado que foi bem desagradável.

    Eu pesquisei ainda opções de proteções de carter, câmbio e cx. de transferência na internet e estou propenso a comprar o material e tentar fabricar. Se a experiência der certo eu posto o resultado aqui.

    Abraço,

    Lacerda

    GVIII 10 2.0 AT 4x4 Ori, Toyo Versado CUD 225/65/17




    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Ola Lacerda! Bem vindo ao mundo de Marlboro! kkk

    Parabéns pela aquisição!

    Descobri outro dia q a GV3 foi eleita um dos carros mais confortáveis do mundo.. vc vai adorar a viatura!

    Se vc por pneu maior em tala, como o 245 tala 7 q mencionou em tala 6,5 menor aro 17 desse carro a única "diferença" q se percebe é que o pneu fica mais "balão", mais gordinho pra fora.. diante disso, a tabelinha aqui nesse fórum q guardo é essa aqui:

    Tamanhos dos Pneus maiores possíveis para GV3 e consequencias:
    245/65R17 sem lift ok!
    245/70R16 sem lift ok!
    245/70R17 sem lift pega mto pouco.
    235/70/17 sem lift ideal

    A segunda opção: as primeiras GV3 vinham com aro 16, mas pelo preço da borracha dá pra se colocar roda de tucson ou civic. Nunca achei a roda aro 16 da gv3 pra vender.. Eu penso seriamente na roda do civic pra usar aro 16 por quatro motivos: a roda se parece com a da GV3, o aro 16 permite pneu bem mais barato q aro 17, a roda tem até em padaria pra vender e é barata e com pneu mais balão/borrachudo o carro fica mais macio. A furação do GV III é 5x114,3.

    A quarta opção é bem interessante, mas é muito raro achar essa medida. A marca Maxxis AT tinha, mas não importam mais.

    Agora sobre onde raspa pneu mais gordo eu imagino esterçando totalmente pegando na longarina ou na base da caixa de roda.

    Mas na boa, de novo, recomendo seriamente o calço nesse carro. Daí com certeza não vai pegar em nada! Vi outro dia no ML alargador de roda pra GV3 tb, mas a medida mínima é de 1 pol.

    A idéia de deformação do calço é bem interessante! Mas acho q só numa porrada, batida, é que se teria força suficiente pra estourar amortecedor ou mudar posição do apoio do carro. De qquer forma pede um orçamento pra ele em latão por favor..o par de calço de nylon, dianteiro ou traseiro, sai 110 com frete. Mas qquer outro esquema BBB é bem vindo!

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