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  • #1
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    Citação Postado originalmente por GV3-2014 Ver Post
    Chuva, no final das contas qual é a melhor forma de fazer o Lift: com molas ou calços?
    Ricardo,

    Faço das sua pergunta a minha.

    Chuva, e aí? Lift com mola ou com calço? Obrigado pela resposta em relação a homocinetica.
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  • #2
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    oi.. então.. kkk não sou mecânico galera.. apenas um entusiasta..

    Mas acho o seguinte:

    O lift com mola maior te proporciona mais curso de suspensão, já que a mola seria maior. Ou seja, numa situação de X adversa numa trilha ou até passeio mais leve pode surgir a necessidade de um maior curso de suspensão, tanto para cima quanto para baixo, daí a mola maior atende melhor (o carro não é um troller e nunca extrapolei, mas já precisei e funcionou muito bem, na Tracker). Em contrapartida a mola maior, apesar de haver solução de fio de aço mais grosso em molas diferentes para se manter o mesmo molejo (moleza e dureza) da mola de tamanho original, pode deixar a viatura menos estável, jogando mais para os lados em maior velocidade. Esse efeito negativo associado ao menor centro de gravidade adquirido pelo aumento da altura em geral deixa a viatura menos segura. Como a maioria das gv3 não "anda" msm com o motor j20a, se arrasta, kkk, se vc não passar de 120km/h não há muito problema.

    Já o lift com calço vejo mais para situações onde não se exijam muito mais curso da suspensão. Apenas a altura maior já é suficiente, ou seja, para trilhas leves ou passeios a viatura passa por lugares onde carros normais ou essa viatura original não passaria de jeito algum. Esse menor curso seria o lado negativo e o lado positivo é que o carro fica mais alto e um pouco mais "estável" em relação a mola maior.

    Na gv3 percebo que o lift com os calços deixaram a dirigibilidade e sensação de dirigir, além do molejo geral da suspensão, totalmente originais. Não se percebe diferença, apenas na altura. No começo é nítido que os 5cm a mais muda muito, mas o carro é o mesmo. Depois de um tempo vc nem percebe mais, só qdo estaciona do lado de um carro original. A diferença na aparência é gritante.

    Já na tracker, com situação de suspensão com mola maior, pelo menos na traseira, é nítido que o carro não se comporta da mesma forma que com a mola original, com ou sem calço.

    Bom, isso tudo são minhas impressões particulares e podem haver diferenças entre carros e pilotos, mas o lift sempre é bem vindo! É interessantíssimo vc passar por lugares com apenas 5cm a mais onde qquer viatura idêntica a sua com altura original não passa, fica igualado a celta rebaixado atolado no barro! Tenho umas filmagens de trilha assim.. umas 4 trackers e os pilotos são bem mais experientes que eu! kkk

    Ah, isso tudo sem falar do aspecto mais bonito e imponente que a viatura ganha. A GV3 sport eu acho uma obra de arte, perfeita no aspecto de altura. Já a Tracker acho q deveria vir com lift de 2pol de fábrica! E todo mundo que faz diz o mesmo. Só se arrependem de não ter feito antes.
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    oi.. então.. kkk não sou mecânico galera.. apenas um entusiasta..

    Mas acho o seguinte:

    O lift com mola maior te proporciona mais curso de suspensão, já que a mola seria maior. Ou seja, numa situação de X adversa numa trilha ou até passeio mais leve pode surgir a necessidade de um maior curso de suspensão, tanto para cima quanto para baixo, daí a mola maior atende melhor (o carro não é um troller e nunca extrapolei, mas já precisei e funcionou muito bem, na Tracker). Em contrapartida a mola maior, apesar de haver solução de fio de aço mais grosso em molas diferentes para se manter o mesmo molejo (moleza e dureza) da mola de tamanho original, pode deixar a viatura menos estável, jogando mais para os lados em maior velocidade. Esse efeito negativo associado ao menor centro de gravidade adquirido pelo aumento da altura em geral deixa a viatura menos segura. Como a maioria das gv3 não "anda" msm com o motor j20a, se arrasta, kkk, se vc não passar de 120km/h não há muito problema.

    Já o lift com calço vejo mais para situações onde não se exijam muito mais curso da suspensão. Apenas a altura maior já é suficiente, ou seja, para trilhas leves ou passeios a viatura passa por lugares onde carros normais ou essa viatura original não passaria de jeito algum. Esse menor curso seria o lado negativo e o lado positivo é que o carro fica mais alto e um pouco mais "estável" em relação a mola maior.

    Na gv3 percebo que o lift com os calços deixaram a dirigibilidade e sensação de dirigir, além do molejo geral da suspensão, totalmente originais. Não se percebe diferença, apenas na altura. No começo é nítido que os 5cm a mais muda muito, mas o carro é o mesmo. Depois de um tempo vc nem percebe mais, só qdo estaciona do lado de um carro original. A diferença na aparência é gritante.

    Já na tracker, com situação de suspensão com mola maior, pelo menos na traseira, é nítido que o carro não se comporta da mesma forma que com a mola original, com ou sem calço.

    Bom, isso tudo são minhas impressões particulares e podem haver diferenças entre carros e pilotos, mas o lift sempre é bem vindo! É interessantíssimo vc passar por lugares com apenas 5cm a mais onde qquer viatura idêntica a sua com altura original não passa, fica igualado a celta rebaixado atolado no barro! Tenho umas filmagens de trilha assim.. umas 4 trackers e os pilotos são bem mais experientes que eu! kkk

    Ah, isso tudo sem falar do aspecto mais bonito e imponente que a viatura ganha. A GV3 sport eu acho uma obra de arte, perfeita no aspecto de altura. Já a Tracker acho q deveria vir com lift de 2pol de fábrica! E todo mundo que faz diz o mesmo. Só se arrependem de não ter feito antes.

    Chuva,

    Fantastico!! Muito bom!!

    Acredito que tenha esclarecido bastante coisa para muita gente.

    Eu pelo menos tenho começado a me sentir mais confortável em fazer o lift de calços depois de pesquisar bastante.

    Eu e Ricardo temos o 3.2 V6... Então o bicho anda um pouco mais do que o motor 2.0... rs
    Tudo o que menos quero é ter menos segurança ou dirigibilidade em um carro da família.

    E mais, dificilmente irei fazer trilhas pesada... Minha proposta é para viagens e expedições no máximo. Uma estrada real, um Jalapão, uma viagem a Bahia... Coisas que pôde-se fazer com crianças pequenas, hoje com 3 anos e outro com 8 meses..

    Quem sabe daqui a uns 5 ou 10 anos aí eu possa ter mais tempo e dinheiro disponível para brincar de catar buraco... 😂 Por enquanto não rola!

    Muito obrigado por compartilhar suas experiências e conhecimento.

    Aproveitando... Alguém aqui já desenvolveu algum projeto de rack de teto para o GVIII??


    Abraços!
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    oi.. então.. kkk não sou mecânico galera.. apenas um entusiasta..

    Mas acho o seguinte:

    O lift com mola maior te proporciona mais curso de suspensão, já que a mola seria maior. Ou seja, numa situação de X adversa numa trilha ou até passeio mais leve pode surgir a necessidade de um maior curso de suspensão, tanto para cima quanto para baixo, daí a mola maior atende melhor (o carro não é um troller e nunca extrapolei, mas já precisei e funcionou muito bem, na Tracker). Em contrapartida a mola maior, apesar de haver solução de fio de aço mais grosso em molas diferentes para se manter o mesmo molejo (moleza e dureza) da mola de tamanho original, pode deixar a viatura menos estável, jogando mais para os lados em maior velocidade. Esse efeito negativo associado ao menor centro de gravidade adquirido pelo aumento da altura em geral deixa a viatura menos segura. Como a maioria das gv3 não "anda" msm com o motor j20a, se arrasta, kkk, se vc não passar de 120km/h não há muito problema.

    Já o lift com calço vejo mais para situações onde não se exijam muito mais curso da suspensão. Apenas a altura maior já é suficiente, ou seja, para trilhas leves ou passeios a viatura passa por lugares onde carros normais ou essa viatura original não passaria de jeito algum. Esse menor curso seria o lado negativo e o lado positivo é que o carro fica mais alto e um pouco mais "estável" em relação a mola maior.

    Na gv3 percebo que o lift com os calços deixaram a dirigibilidade e sensação de dirigir, além do molejo geral da suspensão, totalmente originais. Não se percebe diferença, apenas na altura. No começo é nítido que os 5cm a mais muda muito, mas o carro é o mesmo. Depois de um tempo vc nem percebe mais, só qdo estaciona do lado de um carro original. A diferença na aparência é gritante.

    Já na tracker, com situação de suspensão com mola maior, pelo menos na traseira, é nítido que o carro não se comporta da mesma forma que com a mola original, com ou sem calço.

    Bom, isso tudo são minhas impressões particulares e podem haver diferenças entre carros e pilotos, mas o lift sempre é bem vindo! É interessantíssimo vc passar por lugares com apenas 5cm a mais onde qquer viatura idêntica a sua com altura original não passa, fica igualado a celta rebaixado atolado no barro! Tenho umas filmagens de trilha assim.. umas 4 trackers e os pilotos são bem mais experientes que eu! kkk

    Ah, isso tudo sem falar do aspecto mais bonito e imponente que a viatura ganha. A GV3 sport eu acho uma obra de arte, perfeita no aspecto de altura. Já a Tracker acho q deveria vir com lift de 2pol de fábrica! E todo mundo que faz diz o mesmo. Só se arrependem de não ter feito antes.

    Chuva, muito obrigado por sua gentileza e pelos excelentes esclarecimentos!!!! Sem abusar da sua boa vontade, tenho mais algumas perguntas:

    1 - o seu calço não é de 35mm? Os outros 15mm vc ganhou nos pneus?

    2 - a suspensão e as homocinéticas sofrem com o lift?

    3 - tem algum componente que pode estragar mais rápido em função do lift?

    Sou muito conservador com partes mecânicas de carros e gosto de conhecer o melhor possível as consequências de alterações antes de realizá-las, e como vc já tem experiência no assunto creio ter muito o que aprender com vc!!!

    Muito obrigado mais uma vez,

    abs

    Ricardo
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  • #5
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    De nada pessoal, obrigado, a idéia é essa msm: trocar figurinhas em prol de nossas maravilhosas viaturas... Kkk

    Sobre a altura, ganha-se pouco com borracha nova, menos de 1 cm pra pneu normal (não Mud), e de 3,5 de calço para 5cm de abltura final "magicamente" acontece devido ao efeito de compressão maior da mola.

    Tudo tem vantagem e desvantagrm e acredito q o único desgaste significativo maior seriam nas homocineticas, para até 2 pol de lift.

    Mas.td depende do seu modo de dirigir e o q faz com o carro. Meu pai por ex foi um parâmetro de us o infeliz..

    Abçs

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    De nada pessoal, obrigado, a idéia é essa msm: trocar figurinhas em prol de nossas maravilhosas viaturas... Kkk

    Sobre a altura, ganha-se pouco com borracha nova, menos de 1 cm pra pneu normal (não Mud), e de 3,5 de calço para 5cm de abltura final "magicamente" acontece devido ao efeito de compressão maior da mola.

    Tudo tem vantagem e desvantagrm e acredito q o único desgaste significativo maior seriam nas homocineticas, para até 2 pol de lift.

    Mas.td depende do seu modo de dirigir e o q faz com o carro. Meu pai por ex foi um parâmetro de us o infeliz..

    Abçs
    Chuva,

    Agora a pergunta....

    Quanto custa uma substituição de homocinetica para o nosso GVIII? Consegue separar em peça e mão de obra +-?

    Acho que é interessante saber o prejuízo em caso de "uso infeliz" como você disse.. rs

    Abraços e obrigado!
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  • #7
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    Chuva, melhor especificando.

    Nos desenhos abaixo, o que você acredita que possa ser danificado com o lift?

    Vi no site de peças originais Suzuki que se for trocar o conjunto todo (item 18 para frente e 22 para trás) é em torno de 800 dolares cada lado e cada frente/trás!! É isso mesmo??
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-front-axle-exploded.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-rear-axle-exploded.jpg  
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  • #8
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    Ah, deve ser bem caro, umas 1000 dilmas cada uma..

    Mas além dos aspectos de uso do carro, adiciono os benefícios do carro japonês e robusto..

    Ou seja, pra quebrar, se não for um pré defeito de fábrica q acelere a vida útil, infelicidade de azar, o piloto tem q ser muito ruim e passar a 60 por hora em todos os.buracos possíveis... Kkkk

  • #9
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    Nova brincadeira: limpeza de bicos injetores Grand vitara 2009 motor gasolina J20a.

    Olá galera,

    Troquei as velas do carro com 115 kkm recentemente por velas originais importadas do ebay iridium q deveriam ter sido trocadas com 90kkm mas o consumo do carro não ficou bom. Claro q a mijolina não ajuda mais, mas estou na saga de fazer o carro beber um pouco menos. Na Tracker uma hora consegui um bom consumo e sosseguei de fuçar, mas na GV3 ainda tô me divertindo.

    Como o carro é a gasolina descobri em algumas pesquisas e conversas com mecânicos diversos macetes. Um deles é que a gasolina não "destroi", infecta ou rebosteia os componentes mecânicos e elétricos como o álcool. Esse combustível é uma jossa, anda um pouco mais, mas os malefícios mecânicos são grandes.

    Como brasileiro "gosta" de pagar mecânico, viva o carro flex! Uma pequena estatística disso é o fato dos bicos injetores de carro projetado pra andar com gasolina dura 90kkm até talvez necessitarem ser limpos. Os a alcool duram no máximo 30kkm. Isso um mecânico antigo de uma grande montadora me confessou.

    Enfim, segue minha saga pra tirar a famosa "flauta" (q PRA MIM era novidade) e tirar os bicos para limpar.
    A idéia de desmontar pra limpar foi pq sou contra (ainda = não testei) "tacar" QUEROSENE no tanque na reserva e sair esmirilhando pra 'limpar" tudo. Deve funcionar, já que tem muita querosene na mijolina, mas desmontando acho q pelo menos os bicos se limpa melhor.

    Abri o capô ontem a noite pra estudar as possibilidades de como tirar esse instrumento musical com as ferramentas caseiras q tenho em casa. Me surpreendi de ver como é simples, é sério. APENAS a mangueira q vem pressurizada do tanque q tem uma trava de acesso muito difícil para apertar e movimentar a mangueira. Depois q se soltar tudo é que soltei os 4 conectores elétricos dos bicos e soltei os 3 parafusos que seguram tudo no lugar.

    Os itens circulados nas fotos abaixo são as mangueiras que precisa soltar para retirar a flauta.

    Na última foto a mangueira de entrada de combustível (a mais baixa com menor círculo) = surreal a posição pra encaixar o alicate e movimentar a presilha. A seu lado tb circulado redondo a mangueira de retorno de combustível e a circulada em oval eu não sei pra que serve!
    Obs: o conector solto não sei o que é e só tirei pra facilitar a movimentação das mangueiras.

    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-soltura-de-3-mangueiras-para-retirar-flauta.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-cano-valvula-de-vacuo.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-3-mangueiras-de-uma-ponta-da-flauta-combustivel-retorno-e-nao-sei-.jpg

    Seguem fotos da flauta retirada e da situação dos 4 bicos injetores:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-flauta-e-valvula-de-vacuo-ajuda-puxar-combustivel-.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-bicos-injetores-grand-vitara-ii-motor-j20a.jpg
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-bico-injetor-1-sujo.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-bico-injetor-2-sujo.jpg
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-bico-injetor-3-sujo.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-bico-injetor-4-sujo.jpg
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    Pra limpar os bicos injetores não retirei os filtros internos de cada bico (pra não quebrar e não ficar sem achar pra comprar pq esse carro é difícil de achar essas pecinhas).

    Usei querosene comum num vidrinho e liquei 5v em AC e DC (vide duas fontes diferentes) em cada bico injetor pra fazê-los funcionar. A bobina interna em AC fica revertendo (abrindo e fechando) e faz o mesmo movimento q uma máquina profissional de 2k dilmas de limpeza. Em DC o bico injetor apenas abre.
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-fontes-e-bico-injetor-testes.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-seringa-sonda-uretral-e-bico-injetor.jpg

    Na mão com a fonte DC assoprei a entrada dos 4 bicos. Dois deles com vazão média, um deles com boa vazão e o quarto com quase nada de vazão.

    Em DC usei uma seringa e sonda uretral (10 dilmas) pra empurrar querosene e descarbonizante pra dentro do bico e forçando saída com esse solvente limpador.
    Em AC deixei 5 min cada bico vibrando submerso no vidro com querosene.

    Em nenhum dos dois casos saiu muita sujeira, mas a vazão em todos melhorou consideravelmente, principalmente do quarto bico injetor.

    Um dos motivos de fazer essa limpeza foi o fato da minha LUZINHA DE INJEÇÃO DO PAINEL tb acender! E no scanner elm327 via Android no celular acusou falha de queima em cilindro numero TAL num dia, noutro dia foi em outro cilindro.. e depois parou. Nunca tinha dado nada e reparei q o carro teve dificuldade de pegar e teve esses reportes de erro em duas manhas de 4 graus na garagem. Sistema frio e combustível ruim leva a erro de injeção!

    Mesmo assim já q estava com a faca e o queijo na mão fui numa oficina pra limpar os bicos num banho de ultra-som numa máquina decente.
    A vazão na máquina foi a seguinte: 70, 70, 65 e 60. Esses eram os números máximos das buretas. Ou seja, realmente havia um bico ainda muito sujo.
    Conversei com o mecânico e segundo ele o carro até andaria melhor nessa pré-limpeza q fiz, mas o banho seria o ideal. Imaginamos q na desmontagem com sintoma de bicos sujos e travados deveria estar 60, 60, 50 e 30, por estatística e experiência dele.

    Depois de banhados os bicos ficaram assim e com vazões 70, 70, 69 e 69 (números máximos das 4 buretas):
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-4-bicos-injetores-limpos-gv3.jpg
    Dá até pra ver os 12 furinhos que fazem uma nuvem de combustível pulverizado..

    Pra remontar usei pouquíssima vaselina nas borrachinhas (anéis o-ring = 3 em cada bico injetor) pra encaixar mais facilmente. Ma mangueira mais grossa de combustível tb pus um pouco de vaselina, pq ninguém merece uma mangueira tão cretina.


    E pra aproveitar fiz mais duas coisas pra aproveitar a mão já cheia de graxa:

    1o - como o filtro de combustível desse carro é no tanque (um dia eu troco/limpo) e tem q tirar o tanque pra limpar, gostaria de prolongar a limpeza dos bicos injetores, então coloquei uns 40cm de mangueira de combustível e um filtro universal (acho q é do tipo = maior vazão pra não forçar a bomba de combustível) na entrada da flauta. Os pontos interrompidos são os circulados na foto e a mangueira fiz uma curva suave sob o freio:

    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-entrada-de-combustivel-na-flauta.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-filtro-de-comubustivel-adicional.jpg

    2o - Tb tirei e limpei com descarbonizante a válvula PCV que parece pegar uma pressão de ar q vem com um pouco de óleo pra ajudar o arranque em acelerações. Tava bem travada cheia de gosma de óleo.

    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-valvula-pcv-ajuda-arranque-na-aceleracao.jpg

    Até agora não senti diferença alguma de consumo ou arranque mas só dei uma volta no quarteirão pra ver se tava vazando alguma coisa..

    Fica o histórico, know-how e dica pra futuras consultas.
    Vou fazer na tracker tb e numa outra gv3 4x2.
    A média de custo na minha maravilhosa cidade do interior foi 200 dilmas pra fazer tudo isso. Em SP jabaquara e moema sai por volta de 350 dilmas.
    Gastei 10 dilmas com insumos hospitalares, descarbonizante usei um q ganhei de amostra grátis, 20 reais de filtro e mangueira de combustível adicional, e 100 dilmas pra dar os bicos injetores na mão do mecânico finalizar (mas esse último passo não faço mais).

    [ ]s
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    Mais uma aula de faço você mesmo! Parabéns!!!!
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  • #12
    Ae Chuva !!!! Sou seu fã !!!!rsrsrsrsrsrsrs
    Valeu mais uma vez por compartilhar !!!!

    Onde fica essa valvula PCV ?

    Abraço,

    Osmar

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