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  • #1
    Usuário Avatar de Chuva
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    Citação Postado originalmente por Henrique_MudLover Ver Post
    Bom dia! Muito obrigado pelas dicas! Vou comprar o filtro de óleo original e trocar o óleo denovo! Fico incomodado com esse barulho!
    Quanto ao consumo vou me conformar, sendo esse o único contra desse carro, todas as outras características me satisfazem!
    Vou aproveitar essa troca de velas para limpar bicos injetores, substituir o filtro de ar por um K&N e zerar a injeção, vamos ver o que muda.
    Abs
    Então, eu fiz tudo isso já.. troca de velas, filtro K&N, limpeza de bicos, filtro adicional, óleo, etc.. e tudo isso ajuda sim, mas depois de muitos testes a anos concluí o óbvio.. kkk

    A mijolina é responsável por mais de 50% de uma autonomia eficiente.

    Só pra resumir minhas últimas conclusões se basearam no seguinte:

    Troquei os pneus pelos AT BF a pouco tempo e o consumo com as mesmas 33 libras tendem claro a aumentar pelo melhor atrito.
    Isso ocorreu sim! E achei um absurdo mas só avaliei o pneu. Estou considerando apenas o carro que uso exclusivamente, ou seja, o pé de anjo do motorista é sempre o mesmo, e o consumo havia mudado de 11 para 6,5 na média entre cidade e estrada meio a meio. Sem considerar um tanque de testes mais "animados" com os pneus novos.

    Ontem aconteceu uma coisa muito curiosa que me fez crer que o problema no Brézil é a maldita gasolina:
    Abasteci num posto chique em pinheiros - SP enchendo o tanque com 48 litros de podium.
    Não sou fã da br mas nesse carro o rendimento é nitidamente melhor, nos outros é ipiranga.

    Enfim, na tarde de ontem em SP rodei 33km na região plana e o consumo entre faróis andando seguindo o transito sem acelerar praticamente. Andava muito pouco mas não parava, em algumas avenidas largas como 23 de maio, bandeirantes, dr.arnaldo, pinheiros, etc. e o carro fez 10km/L!

    Ele zera td vez q enche sozinho e não forcei, não puz no N e o rendimento foi inacreditavelmente esse.

    Acho q na região a gasolina mais cara não é batizada e a podium tem melhor queima nesse motor. Se os cálculos de fim desse tanque disserem q a autonomia no uso misto simples sem trilha é maior que o custo do produto, vou por só essa M...

    O ponto maior é: pq a gente aceita isso? Essas gasolinas lixo batizadas e essa jossa de alcool no tanque?
    Não tem algo q a gente possa fazer em conjunto pra ter pelo menos gasolina sem alcool? Kd os advogados de plantao? kkk

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
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  • #2
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    Xará, pior que o alcool na gasolina são os solventes que são colocados nas fraudes, estes ferram o oleo e formam borra, entre outras coisas......

    mas sem dúvida, gasolina pura seria melhor pra nós!!!

    abs

    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Então, eu fiz tudo isso já.. troca de velas, filtro K&N, limpeza de bicos, filtro adicional, óleo, etc.. e tudo isso ajuda sim, mas depois de muitos testes a anos concluí o óbvio.. kkk

    A mijolina é responsável por mais de 50% de uma autonomia eficiente.

    Só pra resumir minhas últimas conclusões se basearam no seguinte:

    Troquei os pneus pelos AT BF a pouco tempo e o consumo com as mesmas 33 libras tendem claro a aumentar pelo melhor atrito.
    Isso ocorreu sim! E achei um absurdo mas só avaliei o pneu. Estou considerando apenas o carro que uso exclusivamente, ou seja, o pé de anjo do motorista é sempre o mesmo, e o consumo havia mudado de 11 para 6,5 na média entre cidade e estrada meio a meio. Sem considerar um tanque de testes mais "animados" com os pneus novos.

    Ontem aconteceu uma coisa muito curiosa que me fez crer que o problema no Brézil é a maldita gasolina:
    Abasteci num posto chique em pinheiros - SP enchendo o tanque com 48 litros de podium.
    Não sou fã da br mas nesse carro o rendimento é nitidamente melhor, nos outros é ipiranga.

    Enfim, na tarde de ontem em SP rodei 33km na região plana e o consumo entre faróis andando seguindo o transito sem acelerar praticamente. Andava muito pouco mas não parava, em algumas avenidas largas como 23 de maio, bandeirantes, dr.arnaldo, pinheiros, etc. e o carro fez 10km/L!

    Ele zera td vez q enche sozinho e não forcei, não puz no N e o rendimento foi inacreditavelmente esse.

    Acho q na região a gasolina mais cara não é batizada e a podium tem melhor queima nesse motor. Se os cálculos de fim desse tanque disserem q a autonomia no uso misto simples sem trilha é maior que o custo do produto, vou por só essa M...

    O ponto maior é: pq a gente aceita isso? Essas gasolinas lixo batizadas e essa jossa de alcool no tanque?
    Não tem algo q a gente possa fazer em conjunto pra ter pelo menos gasolina sem alcool? Kd os advogados de plantao? kkk

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    GVIII V6 08/09, proteções inferiores Road Tech, ex-Grand Vitara - 4x4 A/T - 2013/2014

  • #3
    Usuário Avatar de Chuva
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    Brincadeira do dia..

    Sanar o barulho chato pra KCT que a muito tempo percebia..

    Se eu soubesse tinha feito isso a muito tempo.. mas como sempre as condições me pareceram boas, nunca havia desmontado.

    Ajuste ou Troca das DUAS buchas da barra estabilizadora!!

    É um treco chato e muitos mecas de zuki dizem que é "normal" a suspensão dianteira fazer barulho. Conversando com uma galera e com a dica do Xará Ricardo decidi desmontar as ditas e verificar o estado.

    Elas parecem boas e não há sintoma visível de desgaste, mas com certeza tem jogo.

    A troca das buchas é muito simples, mas como eu ainda não as comprei, fiz um "ajuste" tabajara, pra variar..

    Com a frente do carro levantada pelo meio, para quase tirar as duas rodas do chão, vc consegue facilmente retirar as duas porcas superiores das duas bieletas, para não tensionar a barra estabilizadora e conseguir acesso as buchas.
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-liberacao-do-peso-da-barra-estabilizadora.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-soltura-das-bieletas-com-o-frente-suspensa.jpg

    Em seguida só soltar os dois parafusos chave 14 com catraca para retirar a abraçadeira das buchas:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-soltura-das-abracadeiras-da-barra-estabilizadora.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-itens-da-barra-bucha-2-parafusos-chave-14-e-abracadeira-justa.jpg

    Estado aparente de uma bucha. Nada de anormal, teoricamente:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-bucha-da-barra-estabilizadora-velha-e-com-folga.jpg

    Primeiramente eu queria colocar mais borracha no circuito para eliminar folga, mas como as buchas são bem apertadas, fica praticamente impossível colocar um pedaço de borracha a mais de 1mm, como na tentativa da foto abaixo:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-ideia-para-aperto-de-bucha-nao-deu-certo-muita-borracha-.jpg

    Mesmo com graxa em tudo não foi possível colocar tanta borracha, dai a solução foi tirar de 2 a 3 mm da parte da emenda da própria bucha e colocar um pedaço de 30x30x2mm de borracha entre a abraçadeira e o topo da bucha.
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-solucao-final-de-ajuste-da-bucha-da-barra-estabilizadora-retirada-de-3mm-na-juncao-da-borr.jpg

    Observe como a fenda original da bucha ficou mais aberta. Isso quer dizer que quando a abraçadeira for apertada o diametro do orifício a menor vai apertar melhor a barra. A borracha a mais cortada pequena entre a abraçadeira e a bucha original já centraliza e alinha todo o sistema ao se apertar os parafusos.

    Como pode uma coisa tão simples e ridícula fazer tanto barulho!!

    Vou fazer uns testes por um tempo, mas quem tiver o sintoma de barulho chato na suspensão dianteira ao virar bastante o volante em X, vale a pena a troca do par dessas buchas. Parece q 60 reais cada.
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
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  • #4
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    Muito bom Chuva!!! Parabéns pela dica!!!

    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Brincadeira do dia..

    Sanar o barulho chato pra KCT que a muito tempo percebia..

    Se eu soubesse tinha feito isso a muito tempo.. mas como sempre as condições me pareceram boas, nunca havia desmontado.

    Ajuste ou Troca das DUAS buchas da barra estabilizadora!!

    É um treco chato e muitos mecas de zuki dizem que é "normal" a suspensão dianteira fazer barulho. Conversando com uma galera e com a dica do Xará Ricardo decidi desmontar as ditas e verificar o estado.

    Elas parecem boas e não há sintoma visível de desgaste, mas com certeza tem jogo.

    A troca das buchas é muito simples, mas como eu ainda não as comprei, fiz um "ajuste" tabajara, pra variar..

    Com a frente do carro levantada pelo meio, para quase tirar as duas rodas do chão, vc consegue facilmente retirar as duas porcas superiores das duas bieletas, para não tensionar a barra estabilizadora e conseguir acesso as buchas.
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-liberacao-do-peso-da-barra-estabilizadora.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-soltura-das-bieletas-com-o-frente-suspensa.jpg

    Em seguida só soltar os dois parafusos chave 14 com catraca para retirar a abraçadeira das buchas:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-soltura-das-abracadeiras-da-barra-estabilizadora.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-itens-da-barra-bucha-2-parafusos-chave-14-e-abracadeira-justa.jpg

    Estado aparente de uma bucha. Nada de anormal, teoricamente:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-bucha-da-barra-estabilizadora-velha-e-com-folga.jpg

    Primeiramente eu queria colocar mais borracha no circuito para eliminar folga, mas como as buchas são bem apertadas, fica praticamente impossível colocar um pedaço de borracha a mais de 1mm, como na tentativa da foto abaixo:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-ideia-para-aperto-de-bucha-nao-deu-certo-muita-borracha-.jpg

    Mesmo com graxa em tudo não foi possível colocar tanta borracha, dai a solução foi tirar de 2 a 3 mm da parte da emenda da própria bucha e colocar um pedaço de 30x30x2mm de borracha entre a abraçadeira e o topo da bucha.
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-solucao-final-de-ajuste-da-bucha-da-barra-estabilizadora-retirada-de-3mm-na-juncao-da-borr.jpg

    Observe como a fenda original da bucha ficou mais aberta. Isso quer dizer que quando a abraçadeira for apertada o diametro do orifício a menor vai apertar melhor a barra. A borracha a mais cortada pequena entre a abraçadeira e a bucha original já centraliza e alinha todo o sistema ao se apertar os parafusos.

    Como pode uma coisa tão simples e ridícula fazer tanto barulho!!

    Vou fazer uns testes por um tempo, mas quem tiver o sintoma de barulho chato na suspensão dianteira ao virar bastante o volante em X, vale a pena a troca do par dessas buchas. Parece q 60 reais cada.

  • #5
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    Galera,

    Fizemos um grupo enxuto só sobre mecanica GV3. Tento replicar td aqui, mas lá tentamos o bate-pronto.

    É bem simples e estamos todos aprendendo.

    A regra é o bom senso, ou seja, tentamos evitar política, spam, corrente, putaria, e qquer outro assunto q fuja de mecanica ou Perfumarias para a GV3.

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  • #6
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    Oi McGyver,

    sim, a porca alta tem rosca, mas não é usada pra nada, gira em vão. Acho q é de 10mm.

    Funciona como encosto somente..

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  • #7
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    obrigado mestre

  • #8
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    Citação Postado originalmente por rui abc Ver Post
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-calco-vitara.jpg

    Pessoal esse é o calço que comprei no ebay, veio da russia, diz que aumenta em 1".
    Assim que instalar posto as imagens.
    Você tem o link para compra desse calço?

  • #9
    da uma olhada nesse link: http://stores.ebay.com/tema4x4/
    o anuncio que eu comprei já expirou pois foi no ano passado, mas eles tem muitas opções para nossos carros, da uma procurada la...

  • #10
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    Boa tarde,
    Alguém sabe me dizer se o pneu Yokohama Geolandar AT G015 é bom?? Para aro 18 só achei este que dizem ser AT na medida 235/60 R18. Pretendo fazer trilhas médias.
    Obrigado
    Jorge

  • #11
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    É bom sim, mas pelo preço deveria durar o dobro. Dura igual um pneu normal pirelli por exemplo. Até então é só essa a informação que sei sobre ele.

    Mas para trilhas médias não acho q vá te atender. Sugiro um BF AT mais agressivo ou Mud, senão a aderencia de nome AT não é satisfatória pra GV3, acho o carro meio pesado e um pneu mais pro original com esse desenho pode não lhe tirar dos sufocos.

    Pra passeios e trilha leve eu já vou de AT BF.. passa um pouco da necessidade, mas td bem.. pra trilha média ou pesada esse AT talvez atole muito, acho eu.

    O problema é que aro 18 é caro demais e com o valor dos pneus talvez vc consiga por outro jogo completo de pneu e roda aro16 pelo mesmo preço só das borrachas 18. às vezes até mais barato. Fui por esse caminho e não me arrependi.

    Enfim, fica a sugestão. Qquer coisa poste ai o q fez,

    [ ]
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    É bom sim, mas pelo preço deveria durar o dobro. Dura igual um pneu normal pirelli por exemplo. Até então é só essa a informação que sei sobre ele.

    Mas para trilhas médias não acho q vá te atender. Sugiro um BF AT mais agressivo ou Mud, senão a aderencia de nome AT não é satisfatória pra GV3, acho o carro meio pesado e um pneu mais pro original com esse desenho pode não lhe tirar dos sufocos.

    Pra passeios e trilha leve eu já vou de AT BF.. passa um pouco da necessidade, mas td bem.. pra trilha média ou pesada esse AT talvez atole muito, acho eu.

    O problema é que aro 18 é caro demais e com o valor dos pneus talvez vc consiga por outro jogo completo de pneu e roda aro16 pelo mesmo preço só das borrachas 18. às vezes até mais barato. Fui por esse caminho e não me arrependi.

    Enfim, fica a sugestão. Qquer coisa poste ai o q fez,

    [ ]
    Obrigado Chuva, Acho que realmente vou trocar as rodas para 16, é que as 18 são muito bonitas. Na tua opinião coloco as do Civic ou Tucson, Achei umas da Tucson por R$ 1.200,00 (4). Quanto a pneus acho que também vou de BF AT ou General. O Mud seria o certo mas faz muito barulho em viagens, ai a patroa vai me matar. kkk

    Valeu!!!

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