Eu respeito o TR4, mas para mim ele tem a capacidade off-road do Gran Vitara.
E aí entra TR4, Touareg, GranVitara, Kia Sportage, Rav4... esses são os que eu lembro 4x4, monobloco com reduzida.
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Eu respeito o TR4, mas para mim ele tem a capacidade off-road do Gran Vitara.
E aí entra TR4, Touareg, GranVitara, Kia Sportage, Rav4... esses são os que eu lembro 4x4, monobloco com reduzida.
Incluo nessa lista a Tracker.
Se eu quisesse carro com reduzida, alto, e que caiba mais passageiros, iria de Tracker ou TR4 pelo preço. Se o camarada não liga para o fato de ser jipe na essência todos estes são ótimos.
Andei de Fusca uns 5 anos, e era até divertido. E olha que fazia umas viagens de 500 km com o 1300L.
Também acho bem legal a proposta do TR4, tomara que ele continue por muito tempo no mercado, é outra bela opção que possui reduzida. Aliás, ele estava na minha lista de compras assim como o Grand Vitara/Tracker (prefiro ele ao TR4 pois tem carroceria sobre chassis), o Troller semi-novo (seria minha segunda opção)... porém optei por um Jipe de verdade novo, com um ótimo custo/benefício e que com o tempo eu pudesse deixá-lo da maneira que tanto sonho. Eu estou feliz com minha escolha, acho o Jimny um Jipe em tanto e não vejo a hora de colocá-lo na minha viagem dos sonhos que ocorrerá em 2015 na Carretera Austral. Podemos nos organizar e unir vários Jimnys nesta aventura, o que acham? Abração.
R
Essa é a questão. Se voltássemos no tempo dos LJ80 e SJ410 que tinham até bloqueio de diferencial por alavanca e cabo de aço, certamente chamariam nossos Jimnys arredondados com cara de ursinho de SUVs pra sacanear. O lance é que sempre vai haver perda de um lado. A TR4 não conheço muito, mas a Pejero IO japonesa era muito boa. Que eu saiba, a TR4 é um dos únicos que vem com ponto de reboque de fábrica (não é de ancoragem em navio não). Acho que tem LSD traseiro também, mas depois da nacionalização, sei que ocorreu muita gambiarra by SR e o pós venda deve ser a mesma coisa. Isso que mais me desistimulou na época. Além do preço, que pra mim não dava.
O nosso Vitarinha também tem suspa independente na dianteira e é um buggy de lama. Tem limitações quanto a bloqueio dianteiro, quebra de homocinéticas, etc para upgrades maiores (nada que um SAS não resolva). Só que o Jimny também vem de fábrica como carro pra coisa leve. Até porque a maioria esmagadora do público tem esse perfil.
Na minha opinião, off road de fábrica no mercado global hoje em dia só Toyota Land Cruiser Série 70. O Jimny é valente e divertido de dirigir. Mesmo com os diferenciais abertos, a capacidade off road surpreende. A configuração de suspensão é digna de um jipe puro-sangue. é uma receita simples, leve, sem tralha desnecessária. Bem montado. Barato. Paramos por aqui.
abraços,
Thiago
Complementando o post acima, esqueci de um detalhe importante. Dei uma espiada na ficha da TR4 e falam de "monobloco integrado com chassis". No Jimny é carroceria sobre chassis pura e simplesmente. Isso não resolve alguns pontos fracos como carcaça de eixo fina e homocinéticas originais fracas, mas acredito que aguente muito mais torção off road. Este fato não invalida a premissa de que o Jimny original não é ideal pra off road pesado. Mas continua na vantagem. Sem falar ainda da versatilidade que este tipo de projeto proporciona...
Desculpem alguma coisa galera. Só estou tentando ser racional. Gosto demais do meu pequeno valente.
abss
http://farm8.staticflickr.com/7413/1...41f02f62_o.jpg
Eu não coloquei o Ecosport nem o Tiguan, nem os chevrolet.
o CR-V sim, achei que tinha na versão mais completa. O Rav4 tinha, a nova não sei. O Sportage tinha na versão antiga. O Taureg tem.
Mas se é pra partir pro monobloco, eu iria de GranVitara... eu sou fã de suzuki...
Mas lá no primeiro post do que a TR4 apareceu eu coloquei a frase: "Ué, pensei que a gente estava falando de jipe"
Todos esses são ótimos SUV, mas nenhum é jipe.
Alias, de jipe (no sentido clássico) ainda em fabricação temos o Jimny, Troller, Wrangler eo Defender que tem data pra morrer...mais algum?
Temos os nacionais Stark e Marruá. Este último, curiosamente, não tem caixa reduzida; tem uma primeira marcha extremamente reduzida, de maneira que não é necessário parar o carro para passar de H para L.