Ricardo,
Nem sei se dá pra fazer alguma calibragem. Acho que o melhor que dá pra fazer é tirar o pé e rezar, mas é o que qualquer um jipe com eixos rígidos vai te causar.
Abraço.
Versão Imprimível
Ricardo,
Nem sei se dá pra fazer alguma calibragem. Acho que o melhor que dá pra fazer é tirar o pé e rezar, mas é o que qualquer um jipe com eixos rígidos vai te causar.
Abraço.
Galera.............boa noite.
Há uma variante do Jimny, denominada 4work.........e pelo que vi, ele tem o interior todo em plástico moldado.......achei muito bom.......pois com a poeira das trilhas.........imagina só o assoalho e as portas assim!!!!!!!!!!! um paninho e pronto, NOVO!!!!!!!!
Ricardo, já tentou baixar um pouco a calibragem dos pneus? Se tiverem muito cheios o jipe tende a pular mais. Ando com 25 psi, meus pneus são 215/75 r15 e tem muita gente que anda com calibragem ainda menor, em torno de 20 psi.
Pode ser que isso ajude.
Abs,
Marcus
Ando de 215, usando entre 18 e 20.
Certa feita, numa revisão sem que eu percebesse, calibraram os pneus. Saí pra viajar o o carro jamais tinha sido tão econômico, Foi a única vez em que fez 14 km/l. Tinha pneus 205 na época.
Tava tudo bem até pegar aquelas costelinhas de asfalto borrachudo. A viatura deu uma atravessada, "rúim" de corrigir.
Quando cheguei no trecho fora de estrada, fui baixar a pressão e descobri o que tinham feito.......
Tinham posto 28 em tudo!
Cuidado para não confundir as calibragens dos pneus BF MT KM2 215/75 R15 com os pneus Bridgestone Dueller H/T 205/75. São completamente diferentes. Os muds andam com pressão menor e consomem mais naturalmente. Segundo a Suzuki o recomendado é 20/20 nos MUD e 23/23 se não me engano nos Dueller ambas configurações com o carro vazio, apesar de eles (Suzuki) não praticarem isto nas concessionárias.
Segundo dados que li, para cada PSI abaixo das especificações o consumo pode aumentar em até 2,5%, para cada PSI acima o consumo irá melhorar na mesma proporção, porém o carro ficará mais duro, mais instável (devido ao menor contato da banda de rodagem) e mais propício a danificar a suspensão e os pneus.
Outro grande erro cometido frequentemente é a não calibração diferenciada para veículos carregados, isto gera, principalmente no eixo traseiro um "U ao contrário" nos pneus do eixo com peso carregado e provoca o acontecimento de um túnel de agua dentro do pneu causando aquaplanagem, portanto, andou com 2 pessoas pesadas atrás na estrada e bagagem, tem que subir a calibragem dos pneus de trás conforme indicação do fabricante.
Lembrando que isto não se aplica às trilhas.
Abraço,
Comprei meu 4 All há 2 meses e a primeira vez que andei com ele na trilha quase caio de uma ponte porque antes da entrada da mesma tinha "costela de vaca" e o jipe atravessou!
Foi um susto!
Os pneus estavam com 23 PSI nos da dianteira e 25 nos da traseira.
Desde então quando vou pegar trilha abaixo a calibragem dos pneus Dueller para 20 PSI e vou com mais cuidado.
Sábado passado fiz a revisão de 10.000 e na Suzuki me orientaram a calibrar com 23 para asfalto e 18 ou 20 na trilha.
Tenho usado 20 e melhorou muito mas ainda não fica estável neste tipo de terreno.
Estou pensando em colocar MUD 215 da BG Goodrich mas já ouvi relatos de quebra do plástico do para lama quando esse pneu fica com muito barro.
Já me recomendaram usar o Scorpion ATR WL 215/75 106T da Pirelli ou o Goodyear Wrangler AT/S LT 215/75 106S BSL para evitar dano ao paralama do jipe.
Qual a opnião dos colegar?
Abraços
Ricardo
Estou rodando com o Scorpion 215 que veio no meu HR. Em rodovia uso 28 psi, e em terra 20 psi. Futuramente penso em colocar os BF, só não sei se AT ou Mud.
Eu instalei os BF AT 215/75 no 4All 2013/2014 que recém comprei e não percebi qualquer interferência com a carroceria da viatura porém ainda não encarei trilha pesada, só estrada de chão. Tenho usado 21 libras aqui nessa cidade cheia calçamento e buracos. Dá bom conforto e por enquanto não tive problemas.
Sobre as "costela de vaca" é isso aih mesmo. O jipinho tem o entre-eixos muito curto e em curvas com superfície irregular a gente tem que ficar LIGADO ao máximo.
Escorrega até em asfalto se fizer curva acentuada em piso irregular. Como tem tração traseira a gente consegue compensar mais fácil que outros veículos de tração dianteira mas Cautela é sempre bom e não faz mal a ninguém.:concordo: Heheheheh.
Abs :safari-rig:
Ricardo.. uso os 215 BF/MUD em um 4all... já peguei trilha em que a suspensão trabalhou no limite, já peguei bastante barro e os pneus não encostaram em nada.... acho que não tem nenhum problema colocar essa medida....
sobre a calibragem.... tenho usado 18 libras... e não tenho o que reclamar do comportamento do jipe.... mas como já falaram... a parada é ter cautela.....
tem o amortecedor de direção que o pessoal está instalando.... pode ser um boa solução....
abs!!
Agradeço as orientações dos colegas!
Vou ter mais cautela nos pisos irregulares!
Vou ver também se coloco o BF MUD para experimentar na trilha.
Abraços a todos
Ricardo