x
Convex Datacenter

Tópico: Kia Sorento

Hybrid View

Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Agradecimentos: 4

Acho que depende. Como você estava pisando nessa subida? Carro estava pesado? Serra eu subo de boas e não passo muito dos 2 mil giros ou pouco mais, mas sempre equalizado e não variando muito. Enfim, estamos numa época extremamente quente, o que pode influenciar. Se tu pegou a rota do Sol pra ir para o litoral, ali é bem íngreme, e força mesmo se você estiver com o carro cheio, de olho no sol e com o ar ligado.
    Eu recomendo monitorar mais uns dias. Mas o ponteiro não é para extrapolar não. Pode ter sido um pico em função do esforço. Mas fica de olho, just in case 😉
    Toyota SW4 02 1KZTE (Marinete)

Usuário
    Entrada
    15/11/2009
    Local
    SALVADOR/BA
    Agradecimentos: 13
    Galera aqui do Fórum, desejo um FELIZ ANO NOVO A TODOS.

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 85
    Citação Postado originalmente por GENETICO10 Ver Post
    Galera aqui do Fórum, desejo um FELIZ ANO NOVO A TODOS.
    Obrigado!

Feliz Ano Novo pessoal!

Usuário
    Entrada
    10/02/2018
    Local
    Osasco/SP
    Agradecimento: 1
    bom acabei fazendo uma junta pra peça que recebe a mangueira de retorno do oleo...comprei um tubo de silicone de motor...dai usei a propria embalagem, recortei e coloquei lá...parou de vazar. Kia Sorento-img_20181222_130717683.jpg
    4X4 Brasil
    Marcelo :KMKZ:
    Full HPE 3.2 TD 04/05

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por RValle Ver Post
    Aos entendidos, pq vaza essa bosta, heim? O que precisa fazer para parar isso?
    Nunca tive problema de vazamento neste ponto. Único lugar que apareceu óleo, foi no mangote na entrada do intercooler.

Usuário
    Entrada
    04/01/2019
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Pessoal tenho uma Sorento 08/09 diesel 170...acabei de trocar o óleo dela e foi colocado o 15w40 semi sintético...queria saber o que faço? Mantenho esse óleo ou posso trocar pelo 5w30 sintético? Já deve ter criado folgas...o que me indicam? Troco a cada 5 mil km...mas mesmo assim...vale a pena trocar? Outra coisa...foi trocado o filtro também...e colocaram um compatível da marca Vox...achei barato demais...troco pelo original novamente? Agradeço a atenção aí galera

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por Hwalter Ver Post
    Pessoal tenho uma Sorento 08/09 diesel 170...acabei de trocar o óleo dela e foi colocado o 15w40 semi sintético...queria saber o que faço? Mantenho esse óleo ou posso trocar pelo 5w30 sintético? Já deve ter criado folgas...o que me indicam? Troco a cada 5 mil km...mas mesmo assim...vale a pena trocar? Outra coisa...foi trocado o filtro também...e colocaram um compatível da marca Vox...achei barato demais...troco pelo original novamente? Agradeço a atenção aí galera
    Eu trocaria....é muita diferença do 5w para o 15w. O filtro, sempre usei original....Se tu não trocar ele, vai misturar o óleo novo com um pouco do antigo.

Usuário
    Entrada
    04/01/2019
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Eu trocaria....é muita diferença do 5w para o 15w. O filtro, sempre usei original....Se tu não trocar ele, vai misturar o óleo novo com um pouco do antigo.
    Acha que troco então?mas o motor não cria folgas? Não vai baixar o nível do óleo se colocar um óleo mais fino?

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por Hwalter Ver Post
    Acha que troco então?mas o motor não cria folgas? Não vai baixar o nível do óleo se colocar um óleo mais fino?
    O óleo mais grosso não cria folgas, mas dificulta a lubrificação, gerando outros problemas. Tem que trocar antes de causar algum problema por falta de lubrificação.

Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Agradecimentos: 4
    Minha humilde opinião é que super aquecimento são relacionados, não necessariamente, a um conjunto de variáveis. Pode ser somados ou em parte:

- mal uso do carro em condições severas. 140-150 por hora sempre, achando que se está num sedan à gasolina. Vai super aquecer sim, e esse é um dos motivos dos cabeçotes das Pajeros Sport Diesel 2007 para cima torrarem. Carro diesel possui um motor de alta compressão e a rotação dele é menos da metade de um carro do ciclo Otto. Quando se anda a 4-5 mil giros num carro diesel por horas? Só louco mesmo... Salvo aqueles que estão com a manutenção muito controlada e fazendo a preventiva direto e olhe lá... Tem que saber o limite do carro, mas não pode ficar na beira dele, pois vai danificar igual.

- pouca manutenção no sistema de arrefecimento. Cá entre nós, quem olha a todo momento essa parte? Eu, olho, mas poderia dar atenção maior. Se não trocar rotineiramente o líquido de arrefecimento, a temperatura controlada do radiador já não será a mesma e o acúmulo de resíduos sólidos resultantes da oxidação aumentam... com isso...

- ...a válvula termostática também oxida e vai pro pau. Custa 130 reais na concessionária. Não compro genérica e esses reais são nada comparados a uma peça de procedência duvidosa... como a China. Deus não quis que o V6 da minha Pajero não fundisse o motor pois eu estava a quase um ano andando com a válvula deficitária e o motor trabalhando no limite de temperatura sempre. Mas era um gasolina né? Diesel não tem essa paciência.

O segredo da longevidade do motor diesel é: cuide da temperatura (faça a preventiva do fluído e válvula) e sempre troque o óleo e os filtros no momento certo, principalmente o de combustível a cada 10 mil km.

Na Korea Motors aqui em Porto Alegre, conversando com o dono de lá, ele disse que cansa de aparecer Sorento Diesel com a parte de cima do radiador estufada. Por que seria??? Só ler os pontos acima... algum deles foi a razão.

Eu não acho que o problema dos bicos gerou isso ou isso gerou o problema nos bicos. Eles abriram o bico (desculpe o trocadilho) pois já estavam na hora de serem trocados... o que é antecipado pelo uso do nosso diesel de bosta. Eu uso S-10 e essa discussão é super longa (nem quero entrar nisso), mas não abro mão de algo mais moderno. Esse motor não é de um Mercedes 608 num Toyota Bandeirante 1972. É moderno pra cacete. Por isso não uso S-500 nem a pau.

Outra, não caia nessa de meter óleo grosso pois o carro é mais rodado. Respeite o manual sobre as especificações. Esses motores possuem dutos finos e se o óleo for muito grosso, demora para ir para o cabeçote... aí pode aquecer também por causa da fricção sem lubrificação e desencadear a merda toda. Claro que isso não acontece de um dia para o outro, mas não sabemos o que os antigos donos faziam né? Quando comprei a minha, estava lá o selinho do óleo: 15w40. Puxa, no meio do inverno do RS um óleo grosso desses - comprei no meio do ano. 150 mil km para diesel é quase sair das fraldas para esses motores. Na dúvida, nem venha no fórum: OLHE O MANUAL.

Não sei se tu deu uma puta broxada com o carro, mas te digo que não é culpa da qualidade dele. São dos antigos donos. Se você fizer esse serviço bem feito, terá um companheiro confiável por muito tempo. Se o carro está na garantia, mesmo sendo particular, tem que rachar esse custo aí.
    4X4 Brasil
    Toyota SW4 02 1KZTE (Marinete)

Usuário
    Entrada
    27/12/2018
    Local
    Lajeado/RS
    Agradecimentos: 0
    Vou ver bem essa questão do sistema de arrefecimento então.

O óleo estava usando 5w30.

Não broxei não, ainda estou com uma expectativa muito grande com o carro. Só espero conseguir deixar ele zerado.

Com relação aos bicos, eu sei que um deles tinha muito retorno, tanto que a mangueirinha se soltava e jorrava diesel.

Aproveitando que tu falaste quanto à demora para o óleo subir, todas as Sorentos tem aquele pré-aquecimento do óleo? Um símbolo que se acende no painel que parece uma cobra?

Porque o meu não acende nada...

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por robertokm Ver Post
    Aproveitando que tu falaste quanto à demora para o óleo subir, todas as Sorentos tem aquele pré-aquecimento do óleo? Um símbolo que se acende no painel que parece uma cobra?

Porque o meu não acende nada...
    Roberto,

Aquele pré- aquecimento é do Diesel. Olha no cabeçote do filtro se não tem duas conexões elétricas. Uma do aquecedor, outra do sensor de temperatura.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem