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Tópico: Kia Sorento

  • #2797
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    Alejsdias,
    Você dispõe de um multímetro (não precisa ser profissional)?
    Se você dispor, sugiro fazer alguns testes (se é que ainda não foram feitos), como segue:

    1 - Teste se está chegando tensão (12 V) no terminal (lado do chicote elétrico) quando o comando de acionamento da regulagem do banco está acionado. Se não estiver chegando tensão pode ser fusível ou mau contato no interruptor ou ainda, algum fio partido.
    2 - Se estiver chegando tensão normal, verifique se existe algum circuito entre os terminais e as escovas ou é direto, isto é, os terminais são ligados diretamente às escovas? Se for direto, com o multímetro, você pode testar a continuidade (resistência) entre cada um dos terminais (lado do rabicho elétrico do motor) e as escovas a fim de testar se não existe algum fio partido ou solda com mau contato. Se houver problema o multímetro vai mostrar resistência infinita ou 1 (no caso de multímetro digital). Se não houver problema ele vai mostrar zero ou um valor próximo de zero. Se houver algum circuito de controle aí só mesmo um profissional para tentar identificar problema em algum componente (resistor, diodo, capacitor, etc...).
    3 - Se não existir problema de continuidade entre os terminais e as escovas (conforme descrito acima), monte o motor novamente e teste a continuidade (resistência) entre os terminais (lado do rabicho elétrico do motor). Novamente (se não houver problema) é para mostrar zero ou um valor próximo de zero.
    Se for fazer os testes de resistência utilize a escala de 20 K Ω (o visor fica com dois dígitos após o ponto).
    Sucesso.
    senajr

  • #2798
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    Pessoal,

    Hoje eu levei a minha vtr para retirar uma folga no diferencial traseiro.
    Serviço feito e notei que ao fazer a curva estou ouvindo um som como pneu derrapando. Alguém sabe dizer se é normal ou foi alguma falha no ajuste?

    Grato.
    senajr

  • #2799
    Citação Postado originalmente por senajr Ver Post
    Alejsdias,
    Você dispõe de um multímetro (não precisa ser profissional)?
    Se você dispor, sugiro fazer alguns testes (se é que ainda não foram feitos), como segue:

    1 - Teste se está chegando tensão (12 V) no terminal (lado do chicote elétrico) quando o comando de acionamento da regulagem do banco está acionado. Se não estiver chegando tensão pode ser fusível ou mau contato no interruptor ou ainda, algum fio partido.
    2 - Se estiver chegando tensão normal, verifique se existe algum circuito entre os terminais e as escovas ou é direto, isto é, os terminais são ligados diretamente às escovas? Se for direto, com o multímetro, você pode testar a continuidade (resistência) entre cada um dos terminais (lado do rabicho elétrico do motor) e as escovas a fim de testar se não existe algum fio partido ou solda com mau contato. Se houver problema o multímetro vai mostrar resistência infinita ou 1 (no caso de multímetro digital). Se não houver problema ele vai mostrar zero ou um valor próximo de zero. Se houver algum circuito de controle aí só mesmo um profissional para tentar identificar problema em algum componente (resistor, diodo, capacitor, etc...).
    3 - Se não existir problema de continuidade entre os terminais e as escovas (conforme descrito acima), monte o motor novamente e teste a continuidade (resistência) entre os terminais (lado do rabicho elétrico do motor). Novamente (se não houver problema) é para mostrar zero ou um valor próximo de zero.
    Se for fazer os testes de resistência utilize a escala de 20 K Ω (o visor fica com dois dígitos após o ponto).
    Sucesso.
    senajr hoje testei o motor fora e ele está funcionando perfeitamente pensei que fosse o motor porque no chicote está chegando 12v normal porem ao acionar a chave para subir ou abaixar o banco a tensão cai desmontei hoje novamente e não consegui achar o que pode estar acontecendo de errado se der amanhã vou mexer novamente imagino que deva ser algum mal contato.

  • #2800
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    Citação Postado originalmente por alejsdias Ver Post
    senajr hoje testei o motor fora e ele está funcionando perfeitamente pensei que fosse o motor porque no chicote está chegando 12v normal porem ao acionar a chave para subir ou abaixar o banco a tensão cai desmontei hoje novamente e não consegui achar o que pode estar acontecendo de errado se der amanhã vou mexer novamente imagino que deva ser algum mal contato.
    Alejsdias,
    Andei procurando alguma informação no material que tenho sobre manutenção de sorento mas, infelizmente, não encontrei nada que pudesse ajudar. Vamos esperar para ver se outro forista consegue ajudar.

    Sucesso.
    senajr

  • #2801
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    Citação Postado originalmente por alejsdias Ver Post
    senajr hoje testei o motor fora e ele está funcionando perfeitamente pensei que fosse o motor porque no chicote está chegando 12v normal porem ao acionar a chave para subir ou abaixar o banco a tensão cai desmontei hoje novamente e não consegui achar o que pode estar acontecendo de errado se der amanhã vou mexer novamente imagino que deva ser algum mal contato.
    alejsdias, meu Sorento EX 3.8 V6 também apresentou problema no Banco Elétrico. Ia para frente mas não voltava. Inicialmente também pensei ser o motor ou algum tipo de relé. Entretanto a falha era intermitente. Se acionasse o interruptor diversas vezes alguma hora ele funcionava. Parecia um tipo de mau contato interno ao interruptor. Então comprei um novo no eBay e levei num mecânico para substituí-lo. Funcionou.

  • #2802
    Citação Postado originalmente por Mauro Cezar Ver Post
    alejsdias, meu Sorento EX 3.8 V6 também apresentou problema no Banco Elétrico. Ia para frente mas não voltava. Inicialmente também pensei ser o motor ou algum tipo de relé. Entretanto a falha era intermitente. Se acionasse o interruptor diversas vezes alguma hora ele funcionava. Parecia um tipo de mau contato interno ao interruptor. Então comprei um novo no eBay e levei num mecânico para substituí-lo. Funcionou.
    Agradeço a colaboração de todos hoje resolvi o problema, já tinha até achado outra chave no MercadoLivre resolvi abrir novamente a chave e os contatos do botão sobe e desce estavam zuados dei uma lida neles e já era funcionando perfeitamente.

  • #2803
    Citação Postado originalmente por alejsdias Ver Post
    Agradeço a colaboração de todos hoje resolvi o problema, já tinha até achado outra chave no MercadoLivre resolvi abrir novamente a chave e os contatos do botão sobe e desce estavam zuados dei uma lida neles e já era funcionando perfeitamente.


    Agradeço a colaboração de todos hoje resolvi o problema, já tinha até achado outra chave no MercadoLivre resolvi abrir novamente a chave e os contatos do botão sobe e desce estavam zuados dei uma LIXADA neles e já era funcionando perfeitamente

  • #2804
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    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Pessoal,

    Fiz a troca do atuador da turbina. O procedimento é relativamente simples. Não tirei fotos....mãos sujas não combinam com máquina fotográfica, portanto recomendo olharem aquele fórum russo que postei o link. (KIA Sorento ? ???????? ???? - ???????????, ????????, ?????? ? ????????? ????????? ???????)

    1) Retirar o filtro de ar inteiro, afim de abrir espaço
    2) Medir o batente inferior da alavanca. Mas medir precisamente....eu usei um paquímetro. Anotar esta medida.
    3) Soltar a contra porca do batente e rosqueá-lo para baixo.
    4) Soltar a contra porca da haste do atuador e separa a haste da parte que vai presa na alavanca.
    5) Soltar os parafusos que prendem o atuador na turbina.

    O procedimento de colocação é o inverso da retirada, atentando para o parafuso batente, que deve ser colocado na mesma altura (medida antes da desmontagem). A haste do atuador deve ser regulada de modo que com determinada pressão ela encoste no batente. Eu usei um vacuômetro para fazer esta medida que deve ser 60 +/- 1kPa (0,6 kg +/- 0,01 kg / cm 2, 17,4 +/- 0.3inHg).

    Uma coisa que ainda estou a procura é como deve funcionar de fato o solenoide de controle do atuador. Até achei, mas não sei se ele deve aliviar o vácuo só subindo o giro do motor ou se é em velocidade... Tirei ele fora e testei (ele funciona em 12v). Está atuando como deve e a bomba de vácuo também está ok, pois testei com o vacuômetro também.

    O motor teve nítida melhora no desempenho. Está mais forte nas arrancadas, mais consistente. Até as trocas de marcha melhoraram. Achei só que ele ficou um pouco mais áspero. Estou curioso para ver se o consumo vai melhorar também.

    Abraço,
    Prezado Ffsias, bom dia!
    Peguei meu carro novamente na retífica e estou andando a uns 15 dias, tudo parece bem, contudo, ontem ele perdeu força e percebi que o atuador da turbina tinha parado de vez (bem como vc me alertou), como já comprei outro vou fazer a troca hoje.
    A minha pergunta é como fez para testar a solenoide que aciona o atuador, li os documentos que postou mas fiquei na dúvida... A escala de resistência é a de 20K? Se for de cara acho que minha solenóide se fudeu, já na escala de 200 está dando 17,5, o que também estaria fora. E como ela deveria operar com e sem energia? Como o ar passa em cada condição?
    Outra pergunta... você conseguiu abrir a proteção do filtro de ar da solenóide? Tentei abrir para limpar , mas estou com receio de quebrar.
    Enfim, se realmente pifou alguém sabe onde encontro?
    Obrigado pela ajuda!
    PH ABREU
    FALECIDA SORENTO 2008/09 EX 2.5 VGT 4x4 Diesel 170cv DESCANSE EM PAZ!

  • #2805
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    Bom dia PH!

    Não testei a resistência do solenóide, mas somente alimentei ele com 12v para ver se estava funcionando. Agora não recordo bem, mas se não me engano, alimentando ele o vácuo chega no atuador.

    Consegui abrir a tampa sem problema, ela é só encaixada. Tem uma esponja ali, que filtra o ar que entra.

    Abraço!

  • #2806
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    Pronto... troquei o atuador (que estava com a membrana muito rasgada) regulei conforme documentação disponibilizada e com o auxílio de um Vacuômetro analógico (só o relógio mesmo) acoplado num "tê" com duas mangueiras, uma ligada no atuador e outra fiz vácuo com a boca mesmo kkkk.
    Deu certo, motor voltou a vida e graças a Deus o solenóide está funcionando!
    Subi uma pirambeira a 45º sem fazer força!!! (na reduzida, claro!)

    Agora uma duvida para os especialistas... pode ser coincidência ou não, mas depois de mexer no carro a luz do ABS acendeu e não está mais operando, testei e na frenagem brusca o carro travou as rodas... será que esbarrei em algo ou é outra bomba que se aproxima??? Algém sabe os motivos que fazem a luz do ABS acenderem e o que eu deveria verificar primeiro?

    Obrigado!
    PH ABREU
    FALECIDA SORENTO 2008/09 EX 2.5 VGT 4x4 Diesel 170cv DESCANSE EM PAZ!

  • #2807
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    Descobri o que aconteceu com o ABS... foi simplesmente a inversão da polaridade do plug do sensor, ele está quebrado e pode ser encaixado invertido, e foi o que acabei fazendo, eu mexi onde não devia... Inverti novamente e a luz apagou!
    Preciso comprar novos conectores para trocar, tenho alguns que ressecaram e quebraram...
    Kia Sorento-plugue-sensor-abs.jpg
    PH ABREU
    FALECIDA SORENTO 2008/09 EX 2.5 VGT 4x4 Diesel 170cv DESCANSE EM PAZ!

  • #2808
    Boa noite pessoal,
    Na minha Sorento 2009 2.5 170cv, notei um um barulho tipo de rolamento hoje na estrada (Bahia p/Brasilia).
    Fui num mecânico aqui em Brasília o camrada examinou e disse que o barulho vem do diferencial traseiro, acha que é o rolamento.
    Como moro no interior da Bahia pensei em aproveitar minha vinda a BSB pra comprar o rolamento, mas tenho umas dúvidas e agradeço desde já quem puder ajudar.
    A Sorento diesel é tração traseira ou dianteira no modo normal?
    Para ter certeza do problema tem que abrir o diferencial? seria abrir, ver e depois comprar a peça se for o caso?
    Posso voltar mais 600 km pra casa sem risco grave de quebrar alguma coisa?
    Os rolamentos do Bongo servem Sorento? Na concessionária querem 300 paus cada!
    São dois rolamentos?
    Abraços,
    Jrborges

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