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Tópico: Kia Sorento

  • #2761
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    Citação Postado originalmente por driramos Ver Post
    Amigos, tenho uma Sorento Ex 2.5 Diesel 2007/2008 o câmbio parou de acionar as marchas pra cima no +, somente reduzindo no -, chegAnexo 552746Anexo 552747uei a tirar a tampa, e existe um gancho na alavanca e escuta-se um click quando aciona - e no + não dá este barulho, creio que seja esta peça. Minha dúvida existe a possibilidade de troca desta peça ou tenho que trocar o cambio (Alavanca e componestes completos)


    Boa noite!
    Adquiri a minha viatura recentemente e depois descobri que estava com o mesmo defeito da sua porém a minha não reduzia as maçãs no -. Resolvi o problema da minha da seguinte forma...
    Desmontei toda a parte de cima da manopla, e em baixo dessa moldura branca existe outro compartimento onde fica os sensores de seleção.
    Ao vc selecionar o modo tip tronic o cano da manopla encosta em um sensor que fica do lado direito e ativa o modo.
    Ao colocar para frente a manopla continua fazendo contato com o sensor direito da manopla e também no sensor frontal
    E para traz da mesma forma a manobra continua fazendo contato com o sensor direito e no sensor de traz ao mesmo tempo.
    Ps: a minha quando eu tentava reduzir deixava de fazer contato com o sensor direito e a sentral não entendia o comando.
    Como resolvi: o sensor se trata de um "botao" (chave de toque com alavanca) bem simples...
    Com o uso constante ele vai amassando a alavanca então é só empenar ela para que ela faça mais pressão sobre o gatilho interno do botão.
    Acredito que no seu caso vc vai ter que fazer mais pressão no botão + (frontal) ou até mesmo troca-lo pois esse botão é fácil de achar em lojas que vende componentes eletrônicos.
    No meu caso a minha alavanca estava com a luva que reveste a alavanca totalmente deteriorada.
    Resolvi revestindo o cano da alavanca com um pedaço de mangueira de jardim para ajudar no contato com os sensores (botões).

    Desculpem minha longa
    história.... tentei deixar bem detalhado.😆

  • #2762
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo Print Ver Post
    Boa noite!
    Adquiri a minha viatura recentemente e depois descobri que estava com o mesmo defeito da sua porém a minha não reduzia as maçãs no -. Resolvi o problema da minha da seguinte forma...
    Desmontei toda a parte de cima da manopla, e em baixo dessa moldura branca existe outro compartimento onde fica os sensores de seleção.
    Ao vc selecionar o modo tip tronic o cano da manopla encosta em um sensor que fica do lado direito e ativa o modo.
    Ao colocar para frente a manopla continua fazendo contato com o sensor direito da manopla e também no sensor frontal
    E para traz da mesma forma a manobra continua fazendo contato com o sensor direito e no sensor de traz ao mesmo tempo.
    Ps: a minha quando eu tentava reduzir deixava de fazer contato com o sensor direito e a sentral não entendia o comando.
    Como resolvi: o sensor se trata de um "botao" (chave de toque com alavanca) bem simples...
    Com o uso constante ele vai amassando a alavanca então é só empenar ela para que ela faça mais pressão sobre o gatilho interno do botão.
    Acredito que no seu caso vc vai ter que fazer mais pressão no botão + (frontal) ou até mesmo troca-lo pois esse botão é fácil de achar em lojas que vende componentes eletrônicos.
    No meu caso a minha alavanca estava com a luva que reveste a alavanca totalmente deteriorada.
    Resolvi revestindo o cano da alavanca com um pedaço de mangueira de jardim para ajudar no contato com os sensores (botões).

    Desculpem minha longa
    história.... tentei deixar bem detalhado.😆
    Rodrigo, bom.dia.

    Obrigado pela resposta viu, sem problemas precisando de informações estou a disposição.
    Bacana demais não cheguei a desmontar a parte branca não, vou tentar novamente acessar esses componentes você lembra como retirou está parte branca? Tem algum macete os acabamentos laterais do console deve ser retirado?

    Um grande abraço.

  • #2763
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    Citação Postado originalmente por driramos Ver Post
    Rodrigo, bom.dia.

    Obrigado pela resposta viu, sem problemas precisando de informações estou a disposição.
    Bacana demais não cheguei a desmontar a parte branca não, vou tentar novamente acessar esses componentes você lembra como retirou está parte branca? Tem algum macete os acabamentos laterais do console deve ser retirado?

    Um grande abraço.
    Remove apenas a parte branca que é só encaixada pelas laterais.
    Depois que vc remover a parte branca fica tudo bem fáci... aí é só ir desparafusando.

  • #2764
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    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Te perguntei isto pois já comprei um carro aí no nordeste, e o dito também não esquentava (e era a álcool). Quando chegamos aqui no RS, é que fomos descobrir que ele estava sem. E aqui, carro a álcool sofria um bocado (carburado) até esquentar.

    A válvula fica na mangueira que sobe perto do alternador. Fica dentro de uma flange presa com dois parafusos, onde pega esta mangueira.
    Ainda não pude tirar as mangueiras para ver se está sem válvula termostatica mas já encontrei um probleminha, a ventoinha está com a viscosa presa! Nem tirei ainda mais provavelmente terei que comprar outra.

  • #2765
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    Pessoal,
    Sou novo aqui no fórum, mas no começo do ano adquiri uma sorento 08/09 com 190000km

    Em maio começou a sair uma fumaça bem preta, perdeu potencia, aparecer um vazamento grande de óleo e o consumo aumentou.

    Levei na autorizada kia e lá fui informado que tinha que o terceiro cilindro tinha parado de funcionar e que precisava fazer o motor, que estava com baixa compressão e desgastado.

    Depois levei em uma oficina aqui de Maceió (só motores) lá foi constatado que tinha problema no parafuso que prende o bico. O mecânico abriu a rosca e com o mesmo material criou uma bucha para receber o bico com o parafuso original.

    resultado: O carro tá perfeito. voltou a força, parou a fumaça e o consumo em torno de 9 km/l.

    resolvi compartilhar aqui o que aconteceu comigo, pq se tivesse ficado só com a opinião da Kia tinha feito o motor sem necessidade.

    um abraço a todos

  • #2766
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    Galera,

    Uns acharam frescura, mas outros não. Eu fiz uma tampa de aço para proteger a cabo de aço do step. Assim não tem como cortar o cabo de aço por baixo e roubarem o step (pneu + roda)... a tampa esta presa com 3 parafusos sobressalentes da própria roda. Segue imgem.
    Kia Sorento-whatsapp-image-2017-10-07-8.23.17-am.jpgKia Sorento-whatsapp-image-2017-10-04-4.50.18-pm.jpg
    SORENTO 2008/09 EX 2.5 VGT 4x4 Diesel 170cv

  • #2767
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    Citação Postado originalmente por sandrocalmeida Ver Post
    Galera,

    Uns acharam frescura, mas outros não. Eu fiz uma tampa de aço para proteger a cabo de aço do step.
    Eu uso um cabo de aço, daqueles usados em moto. Mas esta ideia é boa, pois não deixa chegar no cabo do estepe.

  • #2768
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo Print Ver Post
    Remove apenas a parte branca que é só encaixada pelas laterais.
    Depois que vc remover a parte branca fica tudo bem fáci... aí é só ir desparafusando.
    Vou fazer isso sim Rodrigo, valeu pelase dicas,

    Um Abraço

  • #2769
    Pessoal estamos com um grupo no Whatsapp (esse grupo é somente Sorento diesel, mas temos outro grupo também) caso alguém queira entra segue o link do grupo WhatsApp Group Invite

  • #2770
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    Citação Postado originalmente por driramos Ver Post
    Vou fazer isso sim Rodrigo, valeu pelase dicas,

    Um Abraço
    Rodrigo, você tem fotos ou modelo do componente/sensor interno pois acho que é o meu caso queria comprar para adiantar as coisas e quando abrio já faria a troca.

    Um Abraço

  • #2771
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    Citação Postado originalmente por driramos Ver Post
    Rodrigo, você tem fotos ou modelo do componente/sensor interno pois acho que é o meu caso queria comprar para adiantar as coisas e quando abrio já faria a troca.

    Um Abraço
    Kia Sorento-download.jpg
    O botão é este sendo que a alavanca é maior
    Mais nada que não de para adaptar.
    PS: no meu caso apenas empenei aste do botão para ficar mais fácil de fazer contato.
    4X4 Brasil

  • #2772
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    Citação Postado originalmente por Paulo M C Lopes Ver Post
    Olá

    Estes problemas de apaguões etc. , já foram largamente comentados aqui em posts de páginas anteriores, inclusive eu alguns tópicos atrás (páginas imediatamente anteriores falei sobre)
    Primeira causa : Nosso diesel de merda!..
    Soluções:
    Começar tirando todo o diesel do carro, acessar pelo assento trazeiro direito do carro, tirar a bóia com cuidado, limpar tudo, pescador, etcc.. .. colocar o carro num pequeno aclive para que todo o diesel venha para a a parte de trás do tanque, verificar o estado do tanque internamente com uma lanterna, ver se tem muita ferrugem ou impurezas, depois tratar de jogar um ar comprimido com cuidado na tubulação que vai oara a frente em direção ao filtro de combustível, mas antes desconectar o tubo de entrada do filtro de combustível, ISTO É FUNDAMENTAL, MEU CARRO DAVA O MESMO PROBLEMA.
    VE SE FAZ TUDO ISTO NUMA OFICINA AONDE UM MECANICO CALMO E DE CONFIANÇA,
    BOM DEPOIS DISSO TRATE DE TROCAR IMEDIATAMENTE O FILTRO DE COMBUSTÍVEL, NUNCA DEIXE DE TROCAR DE 10 MIL EM 10 MIL km, NOSSO DIESEL É UMA LOTERIA AMIGO, COMO ESTÁ CONSERTANDO E LIMPANDO O SISTEMA DE COMBUSTÍVEL DA TUA SORENTONA, PODE COMPRAR O FILTRO DA MARCA WEGA , TEU CARRO DEVE SER O MODELO DE 170 VC, POIS É 2008, PODES CONFIRMAR?
    ENTÃO O MODELO DO FILTRO DEVE SER O CÓDIGO JFC KO5/4, E VC PODE ENCONTRAR NO SITE Disk Pecas | Mais Veloz Mais Autopecas por exemplo, mas tem que confirmar que teu carro vai usar este filtro, as 2007 140 HP COMO A MINHA USAM O MODELO JFC KO5/3.
    BOM AGORA O MAIS IMPORTANTE: SE DEPOIS DE TUDO O CARRO CONTINUAR PARANDO, E DEPOIS PEGANDO FICANDO POR UM BOM TEMPO COM A LAMPADA LARANJA ACESA DE CHECK.
    ENTÃO A ORIMEIRA PEÇA QUE VC VAI TROCAR SERÁ O SENSOR DE PRESSÃO QUE FICA NA GALERIA(FLAUTA) DO COMMON RAIL, ELE SE CONECTA ELÉTRICAMENTE À CENTRAL DE COMANDO, E SE PORVENTURA ESTIVER EM CURTO JÁ, NÀO TEM JEITO, EU OPTEI DEPOIS DE ESTUDAR BASTANTE O SISTEMA COMMON RAIL DA bOSCH , POR TROCAR ESTE SENSOR, A VALVULA DOSADORA DE COMBUSTÍVEL, QUE NO MEU CARRO FICA APARAFUZADA NA BOMBA DE ALTA PRESSÃO, O CARRO MUDOU LOGO APÓS COMPLETAMENTE, MAS MESMO ASSIM AINDA DEU 2 APAGADAS EM UMA SEMANA, ENTÃO TROQUEI FINALMENTE A VÁLVULA LIMITADORA DE PRESSÃO DO RAL , QUE NO MEU CARRO FICA NA EXTREMIDADE DIANTEIRA DA FLAUTA, A MINHA NÃO É COM CONEXÃO ELÉTRICA À CENTRAL, É MECANICA.
    ENTÃO POR MÁGICA MEU CARRO FICOU COMO NOVO, COM A POTENCIA EM GERAL RECUPERADA, FUNCIONAMENTO MUITO MAIS TRANQUILO, E MACIO, ACONTECE QUE NO COMMON RAIL OS SENSORES E ATUADORES SÃO QUEM REALMENTE COMANDAM TUDO, ENTÃO O SENSOR DE PRESSÃO ESTAVA RUIM E INFORMAVA À CENTRAL QUER HAVIA PRESSÃO DEMASIADA , ENTÃO A CENTRAL MANDAVA A VÁLVURA DOSADORA PARAR DE ENVIAR DIESEL PARA A FLAUTA, AÍ O MOTOR COM A GALERIA(FLAUTA) VAZIA APAGAVA.
    O MESMO ACONTECIA COM A VÁLVURA LIMITADORA DE PRESSÃO (MECANICA) , APENAS NÃO COM TANTA FREQUENCIA, A FUNÇÃO DELA É QUANDO A PRESSÃO AUMENTA MUITO NA FLAUTA APOS UMA ACELERADA BRUSCA POR EXEMPLO, ELA TEM UM SISTEMA DE MOLA E DÁ PASSAGEM DO COMBUSTÍVEL EM DIREÇÃO AO REAPROVEITAMENTO DE DIESEL, COMO ELA JA ESTAVA COM A MOLA MEIO CANSADA, 73 MIL km, ENTÃO ELA ABRIA A PASSAGEM ANTES DA HORA , ALGUMAS VEZES.
    O SISTEMA ESTAVA JA CANSADO, FUI TROCANDO UMA PEÇA POR VEZ NA ORDEM CITADA, E FINALMENTE MEU CARRO ESTÁ COMO NOS VELHOS TEMPOS DE ZERO.
    BOM NESTE PROCESSO GASTEI COMO r$ 1.500,00 REAIS, MAS VALEU A PENA, NUNCA TIVE GASTOS FORTES COM MINHA SORENTO, ALÁS SE VC FOR ESPERTO E SABER O QUE COMPRAR E ANDE COMPRAR É UM DOS CARROS MAIS ECONOMICOS QUE JÁ TIVE.
    cUIDADO COM O CATÁLOGO ELETRONICO DA bOSCH QUE APARECE NO SITE DELES, TÁ CHEIO DE ERROS NAS INDICAÇÕES DE PEÇAS PARA NOSSAS SORENTOS, POR CAUSA DISSO COMPREI UMA PEÇA ERRDAD, JÁ QUE INDICAVAM UMA GALERIA FINAL 035, MAS NA VERDADE ERA A DE FINAL 061, ENTÃO AS PEÇAS QUE TEM QUE TEABALHAR EM CONJUNTO, TEM QUE SER AS PRÓPRIAS PARA O SEU SISTEMA, INCLUSIVE LEVANDO EM CONTA A BOMBA DE ALTA PRESSÃO.
    tENHO AINDA MUITA COISA PARA DIZER , MAS VOU PARAR, ESTÁ FICANDO MUITO LONGO , E VC VAI ACABAR SE ASSUSTANDO, MAS DEPOIS QUE VC ENTENDE A COISA, É TUDO BEM LÓGICO E SIMPLES.
    a DISPOSIÇÃO PARA CONTINUAR TENTANDO TE ORIENTAR.
    Olá Paulo
    Boa noite!
    Perseu que você entende muito sobre a sorento, parabéns pelo conhecimento.
    Estou começando a prender um pouco sobre estes motores e os sistemas da sorento...
    Estou com uma dúvida cruel na minha viatura.
    Estou achando o consumo dela um pouco elevado.
    Mais não achei nada de anormal.
    Não está fumaçando(só quando prega o pé no acelerador e segura o giro lá encima aí fumaça preto, Nunca fumaçou em utrapassagens)
    A luz de injeção não avisa nenhuma anomalia.mais é aí que estou achando estranho pois cheguei até a desconectar o sensor de fluxo de ar e em seguida a alimentação de um dos bicos e nada da luz acender... isso é normal? Faz pouco tempo que comprei minha viatura.
    Sorento ex 2006 at machas.

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