x
Convex Datacenter

Tópico: Kia Sorento

Usuário
    Entrada
    07/07/2017
    Local
    brusque/SC
    Agradecimentos: 7

[QUOTE=ffsias;2497970]Daniel,

Boa, vou dar uma estudada e ver se consigo fazer alguns testes. Obrigado pela ajuda. Abraço.
    Kia Sorento EX 2.5 VGT diesel 2008/09

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 85
    Mais uns documentos sobre este solenóide.
    Kia Sorento Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    27/12/2018
    Local
    Lajeado/RS
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por robertokm Ver Post
    Obrigado Rogério!

Mas, tive problemas. A camioneta ferveu. Estou fazendo orçamento, em princípio só plainar o cabeçote, trocar o comando de válvulas e um balancim das válvulas, pois o roleto que fica nesse balancim estragou o comando.

Mas a questão é: Por que ferveu se tinha água corretamente no sistema?

....

Bom pessoal, no final gastei uma pequena paulada pra arrumar a camioneta:

Kia Sorento-sem-titulo.jpg

A reforma nos bicos injetores foi gritantemente perceptível, o carro tem mais fôlego e o motor gira muito mais suave. O comando de válvula e o balancim que foram trocados também eliminaram um ruído muito chato que tinha.

Mas ainda assim fiquei preocupado. Hoje, fui fazer um pequeno teste após esse conserto e peguei uma rodovia com bastante serra. A temperatura indicava sempre um pouco abaixo do meio do mostrador. Mas numa subida bem forte, sem exigir muito do carro (ao menos eu acho que não), ela subiu para 3/4 do mostrador, o que me assustou bastante. Liguei para a oficina e o proprietário me falou que até esse 3/4 é o limite e que está dentro do esperado que aconteça pela alta temperatura do dia e subida forte.
    Porém não me convenci.
    A de vocês também chega eventualmente a essa temperatura?

Obrigado.

Roberto

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Bah....ficou cara a brincadeira.

Tu é daqui...então sabes que está muito quente. Porém ontem fui a Arambaré e a temperatura se manteve sempre abaixo do meio. Nunca, em nenhuma viagem que fiz, a temperatura passou disto. Se chegar no meio, pra mim já vai ser sinal de problema.

Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Agradecimentos: 4
    Acho que depende. Como você estava pisando nessa subida? Carro estava pesado? Serra eu subo de boas e não passo muito dos 2 mil giros ou pouco mais, mas sempre equalizado e não variando muito. Enfim, estamos numa época extremamente quente, o que pode influenciar. Se tu pegou a rota do Sol pra ir para o litoral, ali é bem íngreme, e força mesmo se você estiver com o carro cheio, de olho no sol e com o ar ligado.
    Eu recomendo monitorar mais uns dias. Mas o ponteiro não é para extrapolar não. Pode ter sido um pico em função do esforço. Mas fica de olho, just in case 😉
    Toyota SW4 02 1KZTE (Marinete)

Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post

Tu é daqui...então sabes que está muito quente. Porém ontem fui a Arambaré e a temperatura se manteve sempre abaixo do meio. Nunca, em nenhuma viagem que fiz, a temperatura passou disto. Se chegar no meio, pra mim já vai ser sinal de problema.
    Eu estou em Torres agora é fiz Poa/Torres sem subir daquela posição famosa. Mas eu andei praticamente no nível do mar.

Usuário
    Entrada
    27/12/2018
    Local
    Lajeado/RS
    A subida era forte, fica entre Encantado e Guaporé. Carro vazio, com ar ligado, acredito q tenha chegado a uns 3 mil rpm e 80 km/h, mas não tava com o pé no fundo. É em trecho q caminhando se ultrapassa carreta.

Final de semana vou pra SC, mas vou pela 101, vou monitorando até que eu tenha certeza que está tudo certo.

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por RValle Ver Post
    Eu estou em Torres agora é fiz Poa/Torres sem subir daquela posição famosa. Mas eu andei praticamente no nível do mar.
    Duas em casa...mais de 5 anos...já viajei muito, nunca a temperatura passou do meio. O ponteiro estanca e ali fica.

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    A subida era forte, fica entre Encantado e Guaporé. Carro vazio, com ar ligado, acredito q tenha chegado a uns 3 mil rpm e 80 km/h, mas não tava com o pé no fundo. É em trecho q caminhando se ultrapassa carreta.

Final de semana vou pra SC, mas vou pela 101, vou monitorando até que eu tenha certeza que está tudo certo.
    Tá longe de ter forçado.... Quando o motor estiver frio, retira a tampa do radiador pra ver se ele está completo. Vai que o mecânico não completou direito. Pode ter ficado ar no sistema.

Usuário
    Entrada
    27/12/2018
    Local
    Lajeado/RS

Quase chorei quando vi o preço final.

Agora quero aproveitar a camioneta, mas com essa preocupação por enquanto não vou conseguir ficar tranquilo.

Usuário
    Entrada
    27/12/2018
    Local
    Lajeado/RS
    Tá longe de ter forçado.... Quando o motor estiver frio, retira a tampa do radiador pra ver se ele está completo. Vai que o mecânico não completou direito. Pode ter ficado ar no sistema.
    Dei uma olhada agora, é de fato está um pouco abaixo do mínimo, um dedo mais ou menos. Nessa foto acho que é possível ver:
    Kia Sorento-img_2694.jpg
    Eu nunca tive outro carro a diesel antes, mas na minha experiência com a gasolina também nunca vi o ponteiro passar do meio, e olha que já tive alguns carros, de 1.0 a 2.0.

Amanhã já vou levar para completar.

Obrigado pela ajuda.

Ah, aqui tem um vídeo de um trecho que era bem menos inclinado:

Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS

Vi teu vídeo. Realmente nesse giro e velocidade, não era para estar com o ponteiro nessa posição.

Eu olharia a válvula termostática. Ela pode estar demorando para abrir, ou mesmo falhando. Pergunta: essa temperatura baixou depois em seguida ou ficou assim até você parar o carro?
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem