[QUOTE=ffsias;2497970]Daniel,
Boa, vou dar uma estudada e ver se consigo fazer alguns testes. Obrigado pela ajuda. Abraço.
Versão Imprimível
[QUOTE=ffsias;2497970]Daniel,
Boa, vou dar uma estudada e ver se consigo fazer alguns testes. Obrigado pela ajuda. Abraço.
Mais uns documentos sobre este solenóide.
Bom pessoal, no final gastei uma pequena paulada pra arrumar a camioneta:
Anexo 564099
A reforma nos bicos injetores foi gritantemente perceptível, o carro tem mais fôlego e o motor gira muito mais suave. O comando de válvula e o balancim que foram trocados também eliminaram um ruído muito chato que tinha.
Mas ainda assim fiquei preocupado. Hoje, fui fazer um pequeno teste após esse conserto e peguei uma rodovia com bastante serra. A temperatura indicava sempre um pouco abaixo do meio do mostrador. Mas numa subida bem forte, sem exigir muito do carro (ao menos eu acho que não), ela subiu para 3/4 do mostrador, o que me assustou bastante. Liguei para a oficina e o proprietário me falou que até esse 3/4 é o limite e que está dentro do esperado que aconteça pela alta temperatura do dia e subida forte.
Porém não me convenci.
A de vocês também chega eventualmente a essa temperatura?
Obrigado.
Roberto
Bah....ficou cara a brincadeira.
Tu é daqui...então sabes que está muito quente. Porém ontem fui a Arambaré e a temperatura se manteve sempre abaixo do meio. Nunca, em nenhuma viagem que fiz, a temperatura passou disto. Se chegar no meio, pra mim já vai ser sinal de problema.
Acho que depende. Como você estava pisando nessa subida? Carro estava pesado? Serra eu subo de boas e não passo muito dos 2 mil giros ou pouco mais, mas sempre equalizado e não variando muito. Enfim, estamos numa época extremamente quente, o que pode influenciar. Se tu pegou a rota do Sol pra ir para o litoral, ali é bem íngreme, e força mesmo se você estiver com o carro cheio, de olho no sol e com o ar ligado.
Eu recomendo monitorar mais uns dias. Mas o ponteiro não é para extrapolar não. Pode ter sido um pico em função do esforço. Mas fica de olho, just in case 😉
A subida era forte, fica entre Encantado e Guaporé. Carro vazio, com ar ligado, acredito q tenha chegado a uns 3 mil rpm e 80 km/h, mas não tava com o pé no fundo. É em trecho q caminhando se ultrapassa carreta.
Final de semana vou pra SC, mas vou pela 101, vou monitorando até que eu tenha certeza que está tudo certo.
Dei uma olhada agora, é de fato está um pouco abaixo do mínimo, um dedo mais ou menos. Nessa foto acho que é possível ver:
Anexo 564103
Eu nunca tive outro carro a diesel antes, mas na minha experiência com a gasolina também nunca vi o ponteiro passar do meio, e olha que já tive alguns carros, de 1.0 a 2.0.
Amanhã já vou levar para completar.
Obrigado pela ajuda.
Ah, aqui tem um vídeo de um trecho que era bem menos inclinado:
https://youtu.be/xTxLuGYn9gU
Vi teu vídeo. Realmente nesse giro e velocidade, não era para estar com o ponteiro nessa posição.
Eu olharia a válvula termostática. Ela pode estar demorando para abrir, ou mesmo falhando. Pergunta: essa temperatura baixou depois em seguida ou ficou assim até você parar o carro?