Eu trocaria....é muita diferença do 5w para o 15w. O filtro, sempre usei original....Se tu não trocar ele, vai misturar o óleo novo com um pouco do antigo.
Versão Imprimível
Passa ai as medidas que vc usou para fabricar seu kit.
Obrigado Rogério!
Mas, tive problemas. A camioneta ferveu. Estou fazendo orçamento, em princípio só plainar o cabeçote, trocar o comando de válvulas e um balancim das válvulas, pois o roleto que fica nesse balancim estragou o comando.
Mas a questão é: Por que ferveu se tinha água corretamente no sistema?
Liguei para o antigo proprietário (que também tinha comprado essa mesma camioneta da mesma revenda de veículos) e ele disse que com ele também tinha fervido, que teve que trocar o cabeçote, mas que aconteceu porque não tinha água, pois um cano que resfria a turbina estava quebrado (vazando). Ele acabou fazendo isso, mas acabou devolvendo o carro na revenda e pegando outro.
Na oficina onde estou fazendo o serviço fui informado que os 4 bicos injetores não prestam mais, um parece que nem pulveriza mais combustível. Será que isso pode ter relação com o superaquecimento?
Que dor de cabeça...
Seguem as fotos:
Anexo 5636731. Fuga de compressão - 2. Entrada de àgua
Anexo 563674
Anexo 563675
Anexo 563676
Minha humilde opinião é que super aquecimento são relacionados, não necessariamente, a um conjunto de variáveis. Pode ser somados ou em parte:
- mal uso do carro em condições severas. 140-150 por hora sempre, achando que se está num sedan à gasolina. Vai super aquecer sim, e esse é um dos motivos dos cabeçotes das Pajeros Sport Diesel 2007 para cima torrarem. Carro diesel possui um motor de alta compressão e a rotação dele é menos da metade de um carro do ciclo Otto. Quando se anda a 4-5 mil giros num carro diesel por horas? Só louco mesmo... Salvo aqueles que estão com a manutenção muito controlada e fazendo a preventiva direto e olhe lá... Tem que saber o limite do carro, mas não pode ficar na beira dele, pois vai danificar igual.
- pouca manutenção no sistema de arrefecimento. Cá entre nós, quem olha a todo momento essa parte? Eu, olho, mas poderia dar atenção maior. Se não trocar rotineiramente o líquido de arrefecimento, a temperatura controlada do radiador já não será a mesma e o acúmulo de resíduos sólidos resultantes da oxidação aumentam... com isso...
- ...a válvula termostática também oxida e vai pro pau. Custa 130 reais na concessionária. Não compro genérica e esses reais são nada comparados a uma peça de procedência duvidosa... como a China. Deus não quis que o V6 da minha Pajero não fundisse o motor pois eu estava a quase um ano andando com a válvula deficitária e o motor trabalhando no limite de temperatura sempre. Mas era um gasolina né? Diesel não tem essa paciência.
O segredo da longevidade do motor diesel é: cuide da temperatura (faça a preventiva do fluído e válvula) e sempre troque o óleo e os filtros no momento certo, principalmente o de combustível a cada 10 mil km.
Na Korea Motors aqui em Porto Alegre, conversando com o dono de lá, ele disse que cansa de aparecer Sorento Diesel com a parte de cima do radiador estufada. Por que seria??? Só ler os pontos acima... algum deles foi a razão.
Eu não acho que o problema dos bicos gerou isso ou isso gerou o problema nos bicos. Eles abriram o bico (desculpe o trocadilho) pois já estavam na hora de serem trocados... o que é antecipado pelo uso do nosso diesel de bosta. Eu uso S-10 e essa discussão é super longa (nem quero entrar nisso), mas não abro mão de algo mais moderno. Esse motor não é de um Mercedes 608 num Toyota Bandeirante 1972. É moderno pra cacete. Por isso não uso S-500 nem a pau.
Outra, não caia nessa de meter óleo grosso pois o carro é mais rodado. Respeite o manual sobre as especificações. Esses motores possuem dutos finos e se o óleo for muito grosso, demora para ir para o cabeçote... aí pode aquecer também por causa da fricção sem lubrificação e desencadear a merda toda. Claro que isso não acontece de um dia para o outro, mas não sabemos o que os antigos donos faziam né? Quando comprei a minha, estava lá o selinho do óleo: 15w40. Puxa, no meio do inverno do RS um óleo grosso desses - comprei no meio do ano. 150 mil km para diesel é quase sair das fraldas para esses motores. Na dúvida, nem venha no fórum: OLHE O MANUAL. :-)
Não sei se tu deu uma puta broxada com o carro, mas te digo que não é culpa da qualidade dele. São dos antigos donos. Se você fizer esse serviço bem feito, terá um companheiro confiável por muito tempo. Se o carro está na garantia, mesmo sendo particular, tem que rachar esse custo aí.
Vou ver bem essa questão do sistema de arrefecimento então.
O óleo estava usando 5w30.
Não broxei não, ainda estou com uma expectativa muito grande com o carro. Só espero conseguir deixar ele zerado.
Com relação aos bicos, eu sei que um deles tinha muito retorno, tanto que a mangueirinha se soltava e jorrava diesel.
Aproveitando que tu falaste quanto à demora para o óleo subir, todas as Sorentos tem aquele pré-aquecimento do óleo? Um símbolo que se acende no painel que parece uma cobra?
Porque o meu não acende nada...
Este tópico pelo que vi e antigo,mas tive problemas com bimassa da Sorento,novo e um absurdo,soldar me disseram não ser uma boa opção,por sorte achei cara lá em Erechim que faz um trabalho de recondicionamento sem muito mas muito bem feito
Este tópico pelo que vi e antigo,mas tive problemas com bimassa da Sorento,novo e um absurdo,soldar me disseram não ser uma boa opção,por sorte achei cara lá em Erechim que faz um trabalho de recondicionamento muito mas muito bem feito
Que bom que achou a razão amigo. Radiador tá por volta de mil reais. Eu tentaria mandar fazer ele completamente de alumínio. Veja se consegue. Se não te achar por aí tem empresas boas aqui por Poa. Mas acho que em Caxias deve ter mais certo por causa da linha pesada lá que é forte. Abraço.