Ffsias, uma pergunta!
É normal quando rodamos a chave sem dar a partida e a luz laranja do Check acender e não apagar enquanto não der partida??
Outros carros que tive ela apaga depois de uns segundos aí depois que eu dava partida!
Ffsias, uma pergunta!
É normal quando rodamos a chave sem dar a partida e a luz laranja do Check acender e não apagar enquanto não der partida??
Outros carros que tive ela apaga depois de uns segundos aí depois que eu dava partida!
Estimados companheiros de vtr, já início pedindo desculpas pelo "textão"!
Há 1 ano em uma viagem à Uruguaiana - RS tive a infeliz experiência da quebra do anel no quarto cilindro que me custou uma retifica completa e uma turbina nova. De lá pra cá qualquer anomalia é motivo de susto.
Dias atrás tive a sensação de perda de potência e carro um pouco acelerado. Notei óleo no pé do intercooler, o que me fez pensar que passaria por toda a incomodação novamente. Retirei a mangueira do respiro e a mesma soprava muito forte, inclusive com fumaça branca e respingo de óleo. Ao enviar o vídeo para meu mecânico tive o diagnóstico de imediato: não era motor. Ufa!!
O problema era a vedação do bico injetor que estava jogando diesel a vontade e lavando o cilindro. Consequentemente cárter ficava saturado e a pressão era jogada para o respiro que com a ajuda do vácuo da turbina fazia toda a sujeira descrita.
Me explicou que esse sistema de injeção requer assentamento dos bicos com ferramenta específica para regulagem e que devido aos altos custos quase nenhuma oficina utiliza tal ferramenta.
Feito o procedimento correto o problema acabou, embora realmente ser normal haver um sopro bem perceptível no respiro do motor.
Vale a pena conferir essa possibilidade no caso de notarem os sintomas acima. Desejo sucesso a todos! Abç
O problema era a vedação do bico injetor que estava jogando diesel a vontade e lavando o cilindro. Consequentemente cárter ficava saturado e a pressão era jogada para o respiro que com a ajuda do vácuo da turbina fazia toda a sujeira descrita.
Eu já vi outro tipo de problema, envolvendo os bicos. Eles são refrigerados pelo óleo do motor, e tem um anel de vedação na ponta, que veda a passagem de óleo para a câmara de combustão. Quando este anel não está vedando, a compressão passa para o cárter e também passa óleo lubrificante para a câmara, produzindo fumaça. Acho estranho ele dizer que o assentamento incorreto dos bicos, estava causando excesso de Diesel, já que o bico é um conjunto a parte, reparado e regulado fora do motor. Também já vi relato de calço hidráulico, justamente pelo fato do bico injetor estar mandando muito Diesel. Ele travou aberto e encheu o cilindro. Notem, o funcionamento do bico influencia no combustível, a vedação dele com o cabeçote, na passagem de óleo lubrificante e compressão.
Vou escrever aqui algumas considerações sobre o ATF das Sorentos fabricadas até 2009.
Como já citei em um post anterior, fui informado na própria CCS que por informação da KIA, não era para trocar o ATF, apenas medir, verificar a coloração do ATF e completar quando necessário. Troca do ATF só em caso de reparação da caixa de câmbio.
Baseado nestes dados e no fato de que devemos apenas completar o nível, eu só uso o Red-1, pois ele custa o mesmo que o MOTUL.
O ATF da VALVOLINE citado não me parece especificado para as Sorentos.
Especificado mesmo para as Nossas Sorentos ( fabricadas até 2009 ), descrito nas fichas técnicas, eu só vi até agora os seguintes: APOLOIL RED-1; MOTUL; REVENOIL.
Como já citei antes, essas caixas de câmbio são bastante confiáveis e dificilmente dão problema, mas a reparação não é barata. Por tanto, prefiro não arriscar.
Finalizando, como praticamente não há diferença de preço do RED-1 para o MOTUL e apenas devemos completar o nível com 1 ou 2 litros, eu prefiro comprar o RED-1 nas CCS.
Forte abraço a todos.