Graaande ffsias...
Estou precisando dos seus conhecimentos, mais uma vez, alias, como já é de costume.
Sendo assim, vamos lá:
Após substituir o atuador da ventilação do ar condicionado a função voltou a funcionar normalmente.
Porém, agora, o ar não está mais aquecendo.
O aquecimento do ar da ventilação da cabine é feito por algum tipo de resistência ou é pela água do radiador?
Se for resistência, onde a mesma fica localizada?
Se for pela água do radiador o defeito poderia ser em algum tipo de atuador?
Tentei pesquisar na internet e não achei nada que pudesse me ajudar.
Agradeço antecipadamente pela sua atenção.
Amigos, eu tive uma triton que também apresentava exatamente esses mesmos sintomas, o meu mecânico mexeu em tudo: bico injetor, válvula de retorno, bomba injetora, turbina, sensor maf, sensor map, tudo estava OK, bastou que eu trocasse a válvula EGR que comprei em uma sucata e pronto, o carro ficou totalmente diferente, voltou com todo seu vigor característico. Tenho quase certeza de que seu problema é esse também.
Isso eu estou levando em consideração que seu relato trata de um sorento da versão diesel, mais antigo. estou certo?
O aquecimento é pela água do radiador. A entrada do radiador do aquecimento fica pelo lado do passageiro, e ali tem outro atuador, que deve ser o da seleção de temperatura. Tu desmontou todo sistema ou conseguiu trocar a peça sem tirar a carcaça do lugar?
Edit: Este outro atuador também pode ser o da recirculação de ar....
O aquecimento é pela água do radiador. A entrada do radiador do aquecimento fica pelo lado do passageiro, e ali tem outro atuador, que deve ser o da seleção de temperatura. Tu desmontou todo sistema ou conseguiu trocar a peça sem tirar a carcaça do lugar?
Edit: Este outro atuador também pode ser o da recirculação de ar....
Nas que tem ar digital, com dual temp, são dois atuadores. Este esquema é da minha, que tem ar digital.
Este site se refere a Sorento nova. Acho que não é igual.
A minha também tem ar digital dual zone ano e modelo 2008.
Vou fazer um teste quando chegar em casa e ver se o eletricista não desconectou, sem querer, o atuador do misturador quando instalou a outra peça ou se o fusível do aquecedor do ptc ( vc sabe o que é isso? tem lá no manual na descrição dos fusíveis) não está queimado.
Depois posto tudo aqui.
Vou fazer alguns testes quando chegar em casa e ver se o eletricista não desconectou, sem querer, o atuador do misturador quando instalou a outra peça ou se algum fusível queimou.
Graaande ffsias...
Fiz o seguinte teste: desliguei o ar condicionado e acionei apenas a ventilação com a temperatura em hi ( mais quente ).
Resultado: o ar sai frio do lado do motorista e quente do lado do carona.
Ao meu ver, isso indica problema no atuador da mistura do lado do motorista: ou a peça está com defeito ou não está encaixada. A ser verificado com o eletricista que executou o serviço anterior.
Agora, uma coisa está me intrigando: o ar que sai quente do lado do carona não está tão quente como era antes.
Sabe informar se as Sorentos que vieram para o Brasil possuem PTC?
Vc teria alguma sugestão do que pode estar ocorrendo com o sistema de aquecimento?
Dá uma olha neste PDF. A seleção é neste atuador que tu trocou.
O atuador que troquei foi a peça nº 5 na figura. É essa peça que faz a mudança da posição da saída do ar: para-brisa, rosto, pernas, para-brisa e pernas.
Segue a foto:
Essa peça aí de cima fica no lado do motorista na direção do pedal do acelerador e para trocar tem que tirar o painel onde fica o 4x4, porta moedas, reostato, tecla do capô. Para soltar o atuador são apenas o soquete elétrico e três parafusos, nada muito difícil, não.
Detalhe: quando a peça deu defeito ficou mandando o vento para o para-brisa, então pedi ao eletricista para direcionar o vento para o rosto enquanto aguardava a nova peça chegar, pois comprei na Créia.
Quando chegou a nova peça, o eletricista conectou o soquete do atuador antes de montar o conjunto e pediu para ligar o ar e colocar na posição rosto, então o atuador girou para a posição rosto e só então o eletricista conectou todo o conjunto.
Agora está funcionando perfeitamente, enviando o vento conforme escolhido no painel.
O novo defeito que apareceu é que não sai mais ar quente. Só sai vento, ou ar frio quando liga o ar condicionado.