x
Convex Datacenter

Tópico: Kia Sorento

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 85

Sandro,

Da leitura do documento que postei, entendo que não é gerado vácuo. O motor é uma bomba de ar.

"ACTUATOR CHECK
    1.Detach air hose from air pump motor assy. and then attach Air pressure gauge at air hose.
    2.Attach compressor air hose to Air pressure gauge and then set to specified pressure by fastening adjustment screw. Whence check that actuator is operated to affect the axle lock."

Specified pressure : 37 kPa (5.4 lb/in², 0.38 kgf/cm²).

Tens que colocar pressão no atuador, mas com cuidado para ele não romper, tanto que diz para não usar pistola de ar.

"Take heed that there is potential for diaphragm breakage if pressure beyond 200 kPa (28 lb/in², 2.0kgf/cm²) is applied. Do not use the air gun."

Se o motor da bomba não está gerando ar, daí tem que verificar com o manômetro entre a bomba e o atuador.

Usuário
    Entrada
    28/03/2017
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 18
    " Tens que colocar pressão no atuador, mas com cuidado para ele não romper, tanto que diz para não usar pistola de ar."

Sim eu entendi que tem que colocar ar ao inves de gerar vácuo. É pq eu não tenho a ferramenta especifica para gerar ar. Mas na lógica eu pensei de gerar um vacuo ao inves de ar no atuador para ver se o diafragma estava rompido. Pelo teste parece que não está... e só coloquei tb um pressão de vacuo de 17 inHg (+-0.58 kgf/cm²) bem distante dos 2.0kgf/cm².

"Se o motor da bomba não está gerando ar, daí tem que verificar com o manômetro entre a bomba e o atuador."

Agora lhe pergunto, se o atuador não esta com o diafragma rompido.. pode dizer que esta funcionando (não estou afirmando.. kkk suposições), pelo teste do interruptor que girei de 2H para 4H e não gerou nenhum ar, o mal funcionamento é da bomba de ar???

e valeu de mais os retorno Mestre Ffsias!!!
    SORENTO 2008/09 EX 2.5 VGT 4x4 Diesel 170cv

Usuário Avatar de caiobrunosousa
    Entrada
    29/05/2016
    Local
    Belém/PA
    Agradecimentos: 5
    Por causa desses problemas que vocês estão comentando faz com que a luz o 4x4 no painel fique piscando?

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por sandrocalmeida Ver Post
    "Agora lhe pergunto, se o atuador não esta com o diafragma rompido.. pode dizer que esta funcionando (não estou afirmando.. kkk suposições), pelo teste do interruptor que girei de 2H para 4H e não gerou nenhum ar, o mal funcionamento é da bomba de ar???

e valeu de mais os retorno Mestre Ffsias!!!
    Primeiro verifica se está chegando energia no motor da bomba. Se estiver com energia, daí dá pra concluir que o problema está nela.

Não sei se um pulmão tem força suficiente pra gerar o ar necessário pra acionar o atuador, mas eu tentaria assoprar pra ver se trava o eixo. Uma bomba de aquário acho que já ajudava pra fazer o teste.

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por caiobrunosousa Ver Post
    Por causa desses problemas que vocês estão comentando faz com que a luz o 4x4 no painel
    fique piscando?
    Acho que não...a Luz pisca quando a conexão não é realizada na caixa de transferência.

Usuário Avatar de caiobrunosousa
    Entrada
    29/05/2016
    Local
    Belém/PA
    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Acho que não...a Luz pisca quando a conexão não é realizada na caixa de transferência.
    Entendi, a minha em junho tinha esse problema da luz piscar, mandei arrumar na época e não foi nada barato.

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Já comentei com o pessoal... Aqui temos uma 140cv MT e uma 170cv AT. Uma com rodas 16, a outra 17, ambas com pneus originais Hankook. A com rodas 16 é nitidamente mais macia....já tive vontade de trocar as rodas de 17 por 16. Alguém usa pneus de medida maior do que 245? Tinha pensado em colocar 255/65R17, pra ver se deixa ela mais suave.

Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Natal/RN
    Sandro,

O fsias postou um material que mostra como testar a bomba.

Kia Sorento-teste-da-bomba.jpg

Não creio que seja a bomba, pois, quando você liga a ignição sai um pouco de ar, mas, vale a pena realizar o teste.

fsias,

Infelizmente não sei informar quanto aos pneus. A maior medida que usei e uso atualmente é o 245/70 R16.

Aproveito para agradecer seus posts com informações importantes para nós.

Abraço.
    senajr

Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por senajr Ver Post
    fsias,

Infelizmente não sei informar quanto aos pneus. A maior medida que usei e uso atualmente é o 245/70 R16.

Aproveito para agradecer seus posts com informações importantes para nós.

Abraço.
    Pois é Sena, esta medida é a original do aro 16. Na que usa aro 17, pra não aumentar o diâmetro total, elas usam pneu perfil 65.

Valeu, abraço!

Usuário
    Entrada
    28/03/2017
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por senajr Ver Post
    Sandro,

O fsias postou um material que mostra como testar a bomba.

Kia Sorento-teste-da-bomba.jpg

Não creio que seja a bomba, pois, quando você liga a ignição sai um pouco de ar, mas, vale a pena realizar o teste.

Abraço.
    Pois é.. vou fazer esse teste mais completo esse fds.. mas no teste rápido que fiz ontem a bomba de ar não jogou ar quando virei a chave para 4H...
    Amanhã eu posto os teste.. comprei um manômetro rsrsrs..

Abraço

Usuário
    Entrada
    28/03/2017
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por sandrocalmeida Ver Post
    Pois é.. vou fazer esse teste mais completo esse fds.. mas no teste rápido que fiz ontem a bomba de ar não jogou ar quando virei a chave para 4H...
    Amanhã eu posto os teste.. comprei um manômetro rsrsrs..
    Abraço
    Então galera, acabei de fazer o teste da bomba somente sobre a pressão que ela envia. Esta perfeitamente enviando o valor de 37 kPa e pouco quando viro a chave da ignição, e quando viro o interruptor para 4H tb. Não consegui fazer o teste de tensão pq meu multímetro foi pro saco...

Mas olhem que estranho que esta acontecendo.. depois daqueles testes preliminares que fiz ontem, mesmo tirando a bomba do ar do circuito, quando eu viro o interruptor para 4H eu ouço perfeitamente a acoplagem no diferencial dianteiro, a a luz laranja do painel acende tb. O mesmo quando eu volto para 2H.. da para ouvir claramente o desacoplamento. Coloquei até no Neutro para testar 4LO, e funcionou perfeitamente... pergunto.. é possível o sistema funcionar sem a bomba de ar??

aproveitei e tirei foto até do circuito interno, que nosso amigo SenaJr mostrou aqui tb. O meu parece que esta OK.
    Kia Sorento-whatsapp-image-2018-01-06-08.51.43.jpg

Mas resumindo, ainda acho que deve ser alguma pani elétrica no sistema.. algum fio que deve estar quase partindo ou algo assim... e ontem tinha feito um teste da minha bateria e alternador para ver se poderia ser isso tb.. mas esta tudo OK.

Usuário
    Entrada
    07/03/2016
    Local
    POrto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    Ffsias, eu uso em minha vtr os pneus Dueller da Bridgestone nas medidas 255/65R17 e em comparação aos originais achei que ficaram melhores tanto na maciez quanto nos ruídos. Junto aos pneus substitui os 4 amortecedores (kayaba) e
    ao menos em minha opinião o ganho em suavidade foi enorne. Tinha curiosidade em saber o resultado em ter trocado as molas tb, porém foram difíceis de encontrar e quando apareceu o valor era inviável.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem