Instalação e ajuste do atuador da turbina VGT do Sorento.
Citação:
Postado originalmente por
ffsias
No meu caso, eu mesmo troquei o atuador, seguindo as orientações da literatura técnica da Kia. Inclusive comprei um vacuômetro para testar a peça nova depois de instalada. Prender só o guarda pó, não estava adiantando, até porque ele tem elasticidade diferente da membrana interna do atuador.
Boa tarde ffsias,
Há alguns anos, acessando um site técnico estrangeiro da KIA ( não lembro mais qual), li o procedimento deste ajuste e desde então tenho ajustado com uma pressão positiva de 0,5 Bares à 2500 rpm e com carga (acelerando tudo) na estrada.
Tem dado bom resultado tanto em consumo quanto em rendimento do motor.
Nas diversas experiências que fiz na época que estava avaliando o projeto do CRmapp, notei o seguinte:
Quando colocamos pressão maior, o veículo fica com mais potencia e torque nas baixas rpms mas custa a subir de giro, ficando "amarrado" e o consumo dispara.
Quando ajustado com pressão mais baixa, o turbo lag aumenta, custando a ganhar torque, o rendimento do motor cai e o consumo cai levemente.
Gostaria, se possível, que você nos passasse o link dos procedimentos da KIA citados em seu post ou, se em papel, escaneasse e compartilhasse conosco.
Abraços,
Cezar - coc2002@gmail.com