Boa noite Ralmaca.
A minha eu desativei o sistema EGR, a solução técnica de recircular parte dos gases do escape, que é cheio de fuligem, devolta na linha de ar limpo da admissão não me agrada. Porque usamos o filtro de ar afinal? Depois de certo tempo ela pode travar numa posição intermediária e comprometer o desempenho.
Com relacao ao tanque de combustível, gostaria de registrar aqui uma dica, me desculpem mas não li todas as páginas do forum onde algum colega ja pode ter feito ou dito. As partículas que se desprendem lentamente das paredes do tanque, são o revestimento anti ferrugem, que vão aos poucos acumulando no pescador e podem obstruir o fluxo de Diesel, afetando o desempenho e até cortar o funcionamento do motor. Pois bem, por acaso limpando o meu tanque de forma preventiva, percebi que estas partículas tem propriedades magnéticas... Ai tive a idéia de colocar alguns imas dentro do tanque, próximo do pescador. Não é que funcionou...Agora regularmente abro o acesso da bóia e vejo que todas as partículas ficam grudadas nos imas. Acabou o medo de ficar sem Diesel por obstrução, mas mantenho a troca regular do filtro de combustível sempre de 10.000 em 10.000km.
Boa noite pessoal, tenho uma Sorento 08/09 VGT que esta apresentando vazamento de óleo do motor pela bomba de vácuo que neste carro não é no alternador, fica atras do cabeçote. Alguem já teve esse problema.? A luz de freio vinha acendendo com frequencia e agora permanece acesa e o freio endureceu de vez. O carro esta com 106 mil km. Obrigado
Sou de Brasília/DF. Me cadastrei há pouco tempo e até agora aproveitei para devorar o fórum. Tentei absorver o máximo de dicas, cabendo destaque para os auxílios do FFSIAS e do marBO.
Comprei minha Sorento EX 08/09 170cv em dez/2015, ainda com 58.000 km. O carro pertencia ao meu pai. Revisões até 60.000km na KIA. Já fiz longviagens com ela. as A partir dos 70.000km passei a fazer as revisões fora da CCS (esta última semana passada).
Pois bem... ela apresenta vazamento de óleo, estando o protetor de cárter, parte debaixo da turbina, tudo encharcado. Hoje a levei em um mecânico que me apresentou o seguinte problema: "A turbina está jogando o óleo do motor por todo o sistema da turbina. Teremos que fazer a limpeza de todo o sistema e observar. O orçamento ficou em R$ 400,00".
Lembrei de uma publicação em que um forista já passou por algo semelhante e resolveu o problema trocando os anéis das mangueiras por anéis mais fortes, seria isso? Preciso da vossa ajuda.
1- Alguma oficina indicada em Brasília/DF, de "confiança" para um segundo orçamento?
2- O valor para retirada e limpeza de todo os sistema está adequado?
3- Seguem as fotos, onde fica evidente que a parte debaixo está bem suja de óleo.
A minha VGT também apresentava este vazamento, coisa que nunca ocorreu na outra (WGT). Antes de mexer na turbina, desmontei as mangueiras para limpar e apertei bem as braçadeiras antigas, não cheguei a trocar. Não retirei o intercooler pois teria que retirar muita coisa té chegar nele. Também fiz a troca do óleo, pois estava desconfiado que não era o recomendado. Depois disto não tive mais problemas.
Com relação às braçadeiras, creio que terei mesmo que trocar por aquelas que apertam com chave, já que as originais são no estilo "presilha".
O óleo troquei semana passada na revisão de 70.000km e coloquei o motul sintético 5w 30. Na ocasião também troquei os filtros, óleo dos diferenciais e lubrifiquei os cardans.
Caso alguém tenha indicação de mecânica em Brasília, peço responder.
Se o pedal está duro, é sinal que a bomba não está gerando vácuo. Eu nunca tive problemas nesta parte.
Bom dia ffsias, troquei a bomba de vácuo, ela se despedaçou, 106 mil km já, agora percebi que a mangueira que vem bomba de vácuo até o hidro vácuo tem uma válvula dentro, essa tal válvula permite somente a sucção de ar, correto.? Pois bem ainda acende a luz de freio quando piso bem fundo no pedal do freio e volta a se apagar quando solto o pedal. Outra coisa, troquei a válvula eletromagnética da VGT porque a Sorento esta fraca em baixas rotações, o defeito ainda persiste, o motor não enche antes dos 3000 rpm, em alguns casos preciso até colocar na reduzida pra sair de alguma ladeira. Alguma sugestão.? Só me resta trocar o atuador da VGT. Att
Estou com um problema a algum tempo...meu sorento é 2007 diesel...automatico a caixa tem dado uns trancos só quando o carro esta quase parando na redução das marchas de força...o charles engenheiro da kia aqui no rj...me disse que isso é o sensor de temperatura da caixa...realmente faz sentido...pois o motor logo quando liga ou seja estando frio esses socos não aparecem, primeira pergunta: Aonde fica esse sensor da caixa automatica? Onde posso comprar? Alguem tem foto ou ja teve esse problema? Se alguem poder ajudar agradeço..gratos a todos
Almir não sei se você leu todo o fórum, quando comprei minha Sorento ela estava assim quando eu para dava um pequeno tranco levei o carro na concessionaria onde comprei e o carro ficou lá 30 dias fizeram de tudo tiraram a central multimidia e colocaram o radio original trocaram bateria mandaram o carro pra KIA que fica em ITU onde comprei o carro e nada de achar o defeito a ultima coisa feita no carro foi desmontar e montar novamente o cardã e do nada PAH o tranco sumiu peguei o carro e o gerente me disse que não tinha a menor ideia qual era o defeito mas deveria ser alguma coisa no cardã.
Postado originalmente por almir.lemos
Estou com um problema a algum tempo...meu sorento é 2007 diesel...automatico a caixa tem dado uns trancos só quando o carro esta quase parando na redução das marchas de força...o charles engenheiro da kia aqui no rj...me disse que isso é o sensor de temperatura da caixa...realmente faz sentido...pois o motor logo quando liga ou seja estando frio esses socos não aparecem, primeira pergunta: Aonde fica esse sensor da caixa automatica? Onde posso comprar? Alguem tem foto ou ja teve esse problema? Se alguem poder ajudar agradeço..gratos a todos
Eu troquei o atuador, pois estava furado. Já fez outras verificações em busca de problemas, tirando a turbina?
Sobre esta questão da temperatura influenciar no funcionamento da caixa, eu percebo que a minha tem funcionamento mais suave e linear em temperaturas mais amenas. Diga-se de passagem , eu percebo nítida diferença de comportamento na caixa e na suspensão em dias muito quentes.
O sensor de temperatura fica dentro da caixa, no corpo de válvulas.
Bom dia Carlos 4X4,
Já tive isso na minha Sorento e era apenas falta de pressão das abraçadeiras originais que fixam os mangotes que conectam da saída da turbina até o intercooler.
São 2 mangotes antes da entrada do intercooler e substituí as abraçadeiras originais (que não davam um bom aperto) por abraçadeiras largas com parafusos de aperto). Aproveite para ver o estado desses mangotes e também do mangote de saída do intercooler que alimenta de ar o bocal da admissão.
Quando mal apertados ocorre perda de pressão do turbo, reduzindo o torque e, se na entrada do intercooler, facilitam o vazamento de óleo de lubrificação do mancal, sujando o piso da garagem e consumindo óleo por perda (vazamento).
No entanto se a perda de óleo persistir (nesse caso se acumulando dentro do intercoolet e detectável pela redução do nivel de óleo do carter), o problema seria da turbina.
Mas... seja otimista e aperte as abraçadeiras !
ABÇs, Cezar - byCOC
Caro FFSIAS, finalmente achei um caso relatado cono o meu. Do forista Cezar!