Postado originalmente por
Eduardo Ferrari
Não sei com as RAM's mais novas, mas as de modelo anterior muitas realmente tiveram problemas no câmbio, mesmo sem kit de performance. Também isso é muito relativo ao modo de dirigir, às condições em que o veículo é posto para trabalhar, se respeita o limite de carga, se tem manutenção em dia... Graças a Deus a minha está zeradinha de câmbio, tudo normal, é uma uva, mas também do jeito que eu ando eu vou ficar velho e o carro vai estar em pé. Acho que eles superdimensionaram no motor, colocaram um motor caminhão ( e é de caminhão mesmo), com mais de 80kgfm de torque e potência acima de 300HP, mas se esqueceram de dar uma reforçada no câmbio.
Acredito que o cara que opte por colocar esses kits de performance também deva mudar os hábitos para dirigir. Se é para despejar potência, que seja de maneira racional, sem dar trancos, sem fazer desnecessariamente ou a todo momento. O grande problema é o esforço em primeira marcha, que é onde a esforço é maior sobre todo o conjunto. Se o cara usa mais esses kits para estrada, para retomada, aceleração, o problema diminui, pois o esforço é mais suave, menos agressivo. Agora, se o cara botar para moer, se em todo semáforo o cara sair fritando pneu, aí nem trator aguenta. Vai muito do motorista também.