A Cruzeta do cardan dianteiro da minha ram quebrou! Alguem sabe me dizer se consigo trocar somente a cruzeta ou é preciso trocar o conjunto inteiro? Sabem onde posso encontrar?
A cruzeta já vem completa, com o miolo mais as sedes com os rolamentos. A ponta onde vai a cruzeta vc não mexe. Pelo menos as da roda dianteira são assim. Tive de trocar uma há uns 6 meses. Vc tem que sacar as sedes da cruzeta ( as 4) e colocar, na prensa, as outras novas. É serviço que não dá para fazer em casa sem ferramenta apropriada. Veja se a que você irá comprar tem graxeiros. As originais não vêm graxeiros. A que coloquei em minha roda dianteira veio com graxeiro. Vc coloca graxa de tempos em tempos e tem cruzeta para muitos anos. Aqui vc acha.
Pessoal, preciso de uma ajuda, viajei por um tempo e quando voltei as baterias arriaram. Fiz uma "chupeta", mas nem assim o motor de arranque funcionou. Já cgequei e ele esta ok. Será que somente as trocas das baterias vão resolver ou terei de resetar o módulo. Se tiver de resetar, alguém sabe como fazer? Obrigado.
Valeu, irmão. Cara, você não sabe o quanto pesquisei sobre isso. Em vários sites americanos encontrei pessoas dizendo que não havia fusível para o limpador, que ele era gerenciado por uma central eletrônica, blá, blá, blá... outros falavam muito na chave multifunção, enfim, o link que você me passou realmente diz que há um fusível responsável pelo limpador. E olhe que pesquisei muito e não achei nada. Engraçado é que o próprio manual fala dessa central fusíveis e relés, que os gringos chamam de TIPM, aquela caixinha mostrada no desenho do seu link, mas em nenhum momento relaciona qualquer fusível com o limpador de parabrisa. Vou verificar e espero, com a sua ajuda, que o meu problema seja solucionado. Valeu mesmo. Abraços.
A cruzeta já vem completa, com o miolo mais as sedes com os rolamentos. A ponta onde vai a cruzeta vc não mexe. Pelo menos as da roda dianteira são assim. Tive de trocar uma há uns 6 meses. Vc tem que sacar as sedes da cruzeta ( as 4) e colocar, na prensa, as outras novas. É serviço que não dá para fazer em casa sem ferramenta apropriada. Veja se a que você irá comprar tem graxeiros. As originais não vêm graxeiros. A que coloquei em minha roda dianteira veio com graxeiro. Vc coloca graxa de tempos em tempos e tem cruzeta para muitos anos. Aqui vc acha.
Opa meu caro ,valeu.
Engraçado este site aí não consegui acessar usando o IE, só com Chrome Ou Mozilla.
Já é um sinal desobrevida da nossa bodona.
Eu não entendo porque a FCA não faz um planejamento e uma analise de custos para a produção da RAM no Brasil.
Esse Renegade para mim não desce fácil ainda mais com motor de Strada.
Quis dizer a cruzeta que liga o cardam no diferencial dianteiro!
Então. Não reparei ainda como é a cruzeta do diferencial, mas em princípio ela deve uma cruzeta como outra qualquer, ou seja, exite um miolo em aço, em forma de cruz, que é a cruzeta propriamente dita, e ela apoia em 4 rolamentos de roletes que são fixos na extremidade do eixo cardan, onde a ponta dela termina em forma de C. Na verdade a função da cruzeta é unir dois eixos que precisam se movimentar em ãngulo um em relação ao outro.A RAM tem 4 cruzetas: duas na roda dianteira, uma no diferencial dianteiro e outra no diferencial traseiro. A da roda, quando estraga, fica batendo, pois o que estraga mesmo são os rolamentos. Esses rolamentos se desgastam e a começam a dar folga na cruzeta, chegando ao ponto de o miolo ficar caindo de um lado para outro, fazendo um barulho de ferro batendo com ferro. Agora, uma cruzeta do diferencial, quando quebra, imagino que tenha quebrado o miolo dela. Se estragou a parte onde são fixos os rolamentos, o que eu acho muito difícil, então vai ter que trocar o eixo ou o terminal, se for possível.