Postado originalmente por
ffelix
Prezados,
No dia 12/12/11 meu pai bateu o martelo numa Amarok SE 11/12 na VW Recreio em Belo Horizonte por R$ 87.220,00.
Desde bem antes dele decidir, temos todos aqui lido com frequência este fórum e observado algumas postagens do pessoal. Fora o besteirol, o português sofrido e o nonsense mesmo, alguns são bastante razoáveis.
Essa história de que a pick-up tal é melhor que a tal... Francamente, é uma baita perda de tempo. Tudo sempre depende de quanto você pode pagar e para que vai servir o veículo. Tem gente que até hoje não entendeu isso. :putz:
Aqui em casa, uma Amarok Highline ou uma Frontier LE teria deixado todos pra lá de satisfeitos mas a grana só deu para a VW SE então nada de ficar pondo defeito no que não se pode pagar! Vide a Hilux. Por bem mais de 100 mil reais, meu pai nem se prestou ao trabalho de ir na concessionária olhar já que não dava para pagar.
As condições da Amarok nos chamaram a atenção. O funcionário do corporativo ofereceu 1,21% de juros em 48 vezes considerando que meu pai vai dar R$ 40.000,00 de entrada. O negócio foi fechado na hora do almoço mais ou menos visto que na parte da manhã, ficamos horas na Misaki Nissan vendo uma Attack SE 4x2 por R$ 85.500,00 com as mesmas condições de juros e entrada.
Ficamos com a Amarok porque são menos de dois mil reais por uns 20cv a mais de motor, mais ou menos uns 5,0 de torque, a tração 4x4 e o inevitável... O resultado dos test-drives no mesmo dia.
Acelerei a Attack SE com tudo e notei algo muito estranho. Não sei se em função de ter uma turbina apenas, o motor simplesmente não reagia logo de início. Mas era só o giro chegar até certo ponto para ela quase "empinar" (com o perdão do exagero) e ficar BEM mais esperta. Aqui em casa já passaram muitas F-1000 turbo na época que era "carro" e elas nunca "pulavam" de repente quando o turbo passava a funcionar.
A esposa do meu pai sentou no banco de trás da Frontier de salto e abriu o falador na hora: ah não, aqui não tem condição de ir de Três Marias - MG a Macaé - RJ (terra do pai dela) nem se eu tirar o salto. É horrível! Estas foram as palavras dela.
A camionete é bonita, bem acabada e tal. Na hora do test drive, saiu uma LE na frente pra teste também e era tanta fumaça que saia que ficamos incabulados. O vendedor visivelmente SEM GRAÇA disse que era um "probleminha lá". Pisei tudo mesmo e olhei no retrovisor, muito bom diga-se de passagem. A SE 144cv não "fumou" nada. Deve ter sido coisa pontual mesmo.
Já na Amarok a coisa foi diferente. A mulher sentou lá atrás e disse: ah, aqui eu viajo para onde vocês quiserem! Já começou aí a história. Lembrando que ela estava com o mesmo salto. Achamos o acabamento da Amarok até pior mas as nossas necessidades fizeram bater o martelo nela.
Meu pai já tem certa idade (61) e anda no mínimo 7000kms por mês. Bati o pé que o carro precisava ser seguro e ter a melhor retomada que pudessemos pagar porque nesta idade, você começa a errar nas ultrapassagens. Segurança e retomada forte eram primordiais para mim e eu insisti nisso o tempo todo. Os 20cv a menos da Nissan me desanimaram. E foi só andar na Amarok para confirmar meus temores. Como não podiamos pagar o preço de uma Frontier LE com os 172cv, a Nissan era carta fora do baralho.
Temos um sítio a nove km da cidade com apenas uns três de estrada de chão que é pura areia. Offroad para nós, só no youtube mesmo então, o 4x4 embora bem vindo, não será necessário a não ser em casos extraordinários.
Aqui em casa, o banco traseiro é pouco usado em viagens, mas quando é, geralmente está ligado a viagens bem longas como a já mencionada. A Amarok foi a única que testamos que os joelhos não sofrem por ficarem acima do ângulo devido. Isto pesou muito. Não falo de Ranger e S10 aqui porque só elas dariam outra história!
Outra coisa foi a assistência. Aqui perto, no município de Pirapora tem a Monvep VW, que fez todas as revisões no Polo Sedan 2008 nosso que comprado zero, já está com 200.000kms rodados e NUNCA nos deixou na mão. Eita carrinho danado! O chefe da oficina é amigo do meu pai e continuar na marca era garantia de revisões sem preços abusivos. Por curiosidade, meu pai cotou uma vez a revisão do Polo na VW de Paracatu - MG, aqui perto também. Ficaria simplesmente pelo dobro do preço comparando-se com a Monvep e isto sem contar no fato de que não temos total confiança se o serviço seria feito mesmo. Na Monvep meu pai tem trânsito livre dentro da oficina e acompanha o que ele quiser lá dentro. Enfim, mais ponto para a Amarok e neste caso só por ser VW mesmo.
Comprar carro sempre foi programa de família aqui. Todo mundo da um pitaco. No quesito beleza, a Frontier ganhou por unanimidade até na opinião da cunhada. Mas pelo que oferecia, não nos atendia específicamente. A L200 outdoor HPE ficaria por R$ 90.200,00 o que francamente, é outra pick-up, para outro fim.
O consultor corporativo da Recreio diz que em dois meses a Amarok chega. Pelo que vi aqui, duvido muito! Dizem que a Recreio é a maior VW da América Latina e que eles conseguem "certas coisas" na fábrica. Sou que nem São Tomé. Só vendo mesmo para crer. Além de tudo, sou mineiro... Naturalmente, desconfiado. O consultor me disse que chegam a vender 2000 carros por mês lá. Se for verdade, cacife devem ter.
Fred Felix