Postado originalmente por
cevsouza
Sem querer defender A ou B, a "teoria" de que 4x4 em veículos part-time é só pra pista escorregadia (lama, areia, grama molhada, etc) é correta sim ! Asfalto só em 4x2 SEMPRE ! Asfalto molhado como bem comentado não é pista escorregadia mas sim com atrito mais reduzido !
Até dá pra usar (!!!!) no asfalto como comentado por um colega forista já que a viatura não vai proibir ninguém de engatar a 4x4 mas tenha certeza que estará forçando e muito o sistema de tração. Se a estrada for bem reta, quase sem curvas, ainda se evita muito stress mas se fizer curvas fechadas vai detonando a caixa de tração aos poucos criando folgas e desgastes e se bobear pode estragar até mesmo numa única curva e de uma vez !
Certa vez em uma viagem pela Cordilheira dos Andes quando estava com minha Triton em 4x4 high tive que fazer uma volta de 180 graus naquelas estradas de rípio deles e quase quebrei o câmbio naquela manobra ! Estralou tudo e a caminhonete encavalou no meio da estrada, não ia pra frente nem pra trás, arrastando as rodas de dentro da curva e estralando feito doida até que desengatei a 4x4 e aí tudo voltou ao normal. Depois daquilo segui sempre em 4x2 e não mudou nada na pilotagem porque a pista não era de baixa aderência, apesar de não ser asfalto ! O 4x4 naquela situação era só psicológica, assim como no asfalto molhado !
Resumindo, a tração 4x4 de TODAS as caminhonetes (menos da Amarok Auto) é igual dos Jeeps 1954 !!! Só serve pra lama, areia, etc... O uso é bem limitado e se aplica mais pra quem curte uma trilha no barro, fazendo da picape um jeep !
Se quer rodar no asfalto molhado com segurança, a Amarok AT realmente é sem comparação a mais segura de todas pois tem um Torsen entre os eixos pra compensar as curvas ! Nas outras fica até mais perigoso andar de 4x4 pois como cada roda gira numa rotação diferente, é um prato cheio pra derrapar se o limite de aderência já estiver perto !
Picape (um pouco menos a Amarok AT) em chuva é um perigo enorme ! Já capotei inclusive uma Ranger que tive antes da Triton nesta situação e sei bem que a hora que ele escapa, já era ! 70% de peso na frente e 30 atrás, alta pra caramba e com suspensão de caminhão não tem como ser estável na chuva nem a pau !
Att
Ex-Triton 4x4 V6
Ex Ranger 4x2 V6