x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21

Citação Postado originalmente por eduardo1968 Ver Post
    Esse papo de aumentou as chances não tem nenhum fundamento técnico real, pois fiz 180 mil km na minha ranger antiga sempre fazendo isso na chuva em asfalto e vendi ela sem ter uma mínima ocorrência no sistema de tração, nem aquaplanagem. Vou tentar adicionar um vídeo para tentar explicar pq acionei o 4x4 H na Amarok, no asfalto e chuva torrencial.
    Não é pq sempre fez assim, que fez certo.

Agora o fundamento técnico é o que escrevi anteriormente, se não acredita pesquise em fontes técnicas que entenderá.

Uma transmissão part-time é muito mais barata que uma full-time, se é realmente eficiente para esse tipo de situação, me fale um único exemplo de veiculo on-road com sistema part-time.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Usuário Avatar de GiovanniP
    Entrada
    22/03/2010
    Local
    Nortão/MT
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por eduardo1968 Ver Post
    Esse papo de aumentou as chances não tem nenhum fundamento técnico real, pois fiz 180 mil km na minha ranger antiga sempre fazendo isso na chuva em asfalto e vendi ela sem ter uma mínima ocorrência no sistema de tração, nem aquaplanagem. Vou tentar adicionar um vídeo para tentar explicar pq acionei o 4x4 H na Amarok, no asfalto e chuva torrencial.
    Ja sei que esse papo ja deu muita discussão mas minha humilde opinião é a seguinte....
    Quando se pega uma estrada de terra com chuva em que vira aquele quiabao e aciona o 4x4 a picape fica muito mais na mão que em 4x2 pelo sim0les motivo de termos tração nas 4 rodas e não apenas as trazeiras empurrando as dianteiras facilitando a derrapagem das rodas com tração e perda do controle. A diferenca de velocidade das rodas e significativa apenas quando se realiza curvas e EM MINHA REGIAO dificilmente temos curvas que justifique tal fenômeno. Isso varia muuuuiiiiiitttoooo de cada situação, subir uma serra com curvas ingremes e bem diferente de um re5ao com chuva torrencial em um asfalto liso e cheio de facoes de caminhoes pesados.
    Desculpe mas não é sensacao de segurança por volante mais pesado e nao ha dado tecnico que me fara mudar esse pensamento. Respeito a opiniao do thiago e rarissimas vez3s utilizei a tracao nessa situação, apenas acho que nao podemos ser radicais para nenhum dos lados pois cada caso e um caso....

Usuário
    Entrada
    05/05/2014
    Local
    Olímpia/SP
    Agradecimentos: 0
    Por acaso alguém daqui fez o Facelift 2015?
    Amarok Highline 4x4 AT - 13/13

Usuário Avatar de Andrejur
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimentos: 4
    Concordo. A opinião do Thiago Pereira é a mais sensata.
    O risco de quebrar algo é considerável e a sensação de segurança é ilusória.
    Para quem quer conduzir assim, existe a versão AT(com diferencial central), não por acaso, bem mais cara.
    Demais disso, dirigir em rodovias asfaltadas, mesmo com chuva, não pode ser considerada situação OFF ROAD.
    Basta ler as recomendações do fabricante no manual do proprietário, condição para o cumprimento da garantia do veículo.

Abs.

Citação Postado originalmente por GiovanniP Ver Post
    Ja sei que esse papo ja deu muita discussão mas minha humilde opinião é a seguinte....
    Quando se pega uma estrada de terra com chuva em que vira aquele quiabao e aciona o 4x4 a picape fica muito mais na mão que em 4x2 pelo sim0les motivo de termos tração nas 4 rodas e não apenas as trazeiras empurrando as dianteiras facilitando a derrapagem das rodas com tração e perda do controle. A diferenca de velocidade das rodas e significativa apenas quando se realiza curvas e EM MINHA REGIAO dificilmente temos curvas que justifique tal fenômeno. Isso varia muuuuiiiiiitttoooo de cada situação, subir uma serra com curvas ingremes e bem diferente de um re5ao com chuva torrencial em um asfalto liso e cheio de facoes de caminhoes pesados.
    Desculpe mas não é sensacao de segurança por volante mais pesado e nao ha dado tecnico que me fara mudar esse pensamento. Respeito a opiniao do thiago e rarissimas vez3s utilizei a tracao nessa situação, apenas acho que nao podemos ser radicais para nenhum dos lados pois cada caso e um caso....
    Andrejur

Usuário Avatar de EDAPO
    Entrada
    18/11/2012
    Local
    Marechal Cândido Rondon/PR
    Citação Postado originalmente por lucasgissi Ver Post
    Por acaso alguém daqui fez o Facelift 2015?
    O que mudou?
    Tirei a minha em abril/maio de 2014 e o que teria mudado pra "2015"?
    Chevrolet pick-up 1951 (boca de sapo)​ - Em fase de restauração
    Amarok Highline 13/14 + 7X8 + RN9 + ZS2
    Ka SEL 15/15 1.0 85cv
    ​EX: Duster 4x4 11/12

Usuário
    Entrada
    05/05/2014
    Local
    Olímpia/SP
    Citação Postado originalmente por EDAPO Ver Post
    O que mudou?
    Tirei a minha em abril/maio de 2014 e o que teria mudado pra "2015"?
    Farol e Grade, mas não aqui no Brasil:

-facelift-amarok.jpg
    Amarok Highline 4x4 AT - 13/13

Usuário
    Entrada
    13/10/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Agradecimentos: 2
    Hoje me falaram na concessionária que a 2015 só chega em abril. Abrao reze Sorocaba

Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Agradecimentos: 14
    Quem usa 4x4 part time no asfalto deveria ficar quieto, pois divulgando isso está desvalorizando sua viatura! Tô de olho! kkk

Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post

Agora o fundamento técnico é o que escrevi anteriormente, se não acredita pesquise em fontes técnicas que entenderá.

Uma transmissão part-time é muito mais barata que uma full-time, se é realmente eficiente para esse tipo de situação, me fale um único exemplo de veiculo on-road com sistema part-time.
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

Usuário
    Entrada
    01/10/2014
    Local
    Concórdia/SC
    estou a procura desse farol bixenon com led diurno... peguei a minha em setembro de 2014...
    Amarok 14/14 AUT
    F-75 1967 2.3 4x4

Usuário
    Entrada
    08/01/2015
    Local
    Panambi/RS
    Boa tarde!

Tenho uma amarok 2012 automática. Está no momento com 62000 km. Antes da última revisão começou a fazer um "ronronar" vindo do motor que parece ser algum rolamento com problema. Levei hoje na concessionária e verificaram que o barulho parece vir da bomba da direção hidráulica. Na seqüência, completaram o nível do óleo da DH com 100 ml. O barulho persiste e parece estar aumentando. Fiquei de retornar a concessionária, assim que chegarem os difusores de ar e a proteção da correia, os quais serão trocados na garantia.
    Alguém saberia informar, se existe algum histórico de problema na bomba da DH das amaroks.
    O amigo FUKETEIRO teria alguma informação sobre o problema? Como devo proceder em relação ao caso, levando-se em conta que a garantia dela expira em final de julho. Para facilitar informo o chassi: WV1DB2H8CA040806.

Usuário
    Entrada
    24/12/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Sem querer defender A ou B, a "teoria" de que 4x4 em veículos part-time é só pra pista escorregadia (lama, areia, grama molhada, etc) é correta sim ! Asfalto só em 4x2 SEMPRE ! Asfalto molhado como bem comentado não é pista escorregadia mas sim com atrito mais reduzido !
    Até dá pra usar (!!!!) no asfalto como comentado por um colega forista já que a viatura não vai proibir ninguém de engatar a 4x4 mas tenha certeza que estará forçando e muito o sistema de tração. Se a estrada for bem reta, quase sem curvas, ainda se evita muito stress mas se fizer curvas fechadas vai detonando a caixa de tração aos poucos criando folgas e desgastes e se bobear pode estragar até mesmo numa única curva e de uma vez !
    Certa vez em uma viagem pela Cordilheira dos Andes quando estava com minha Triton em 4x4 high tive que fazer uma volta de 180 graus naquelas estradas de rípio deles e quase quebrei o câmbio naquela manobra ! Estralou tudo e a caminhonete encavalou no meio da estrada, não ia pra frente nem pra trás, arrastando as rodas de dentro da curva e estralando feito doida até que desengatei a 4x4 e aí tudo voltou ao normal. Depois daquilo segui sempre em 4x2 e não mudou nada na pilotagem porque a pista não era de baixa aderência, apesar de não ser asfalto ! O 4x4 naquela situação era só psicológica, assim como no asfalto molhado !
    Resumindo, a tração 4x4 de TODAS as caminhonetes (menos da Amarok Auto) é igual dos Jeeps 1954 !!! Só serve pra lama, areia, etc... O uso é bem limitado e se aplica mais pra quem curte uma trilha no barro, fazendo da picape um jeep !
    Se quer rodar no asfalto molhado com segurança, a Amarok AT realmente é sem comparação a mais segura de todas pois tem um Torsen entre os eixos pra compensar as curvas ! Nas outras fica até mais perigoso andar de 4x4 pois como cada roda gira numa rotação diferente, é um prato cheio pra derrapar se o limite de aderência já estiver perto !
    Picape (um pouco menos a Amarok AT) em chuva é um perigo enorme ! Já capotei inclusive uma Ranger que tive antes da Triton nesta situação e sei bem que a hora que ele escapa, já era ! 70% de peso na frente e 30 atrás, alta pra caramba e com suspensão de caminhão não tem como ser estável na chuva nem a pau !

Att
    Ex-Triton 4x4 V6
    Ex Ranger 4x2 V6

Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post

Usuário Avatar de Allan.Lacerda
    Entrada
    20/10/2008
    Local
    Itaúna/MG
    Citação Postado originalmente por cevsouza Ver Post
    Sem querer defender A ou B, a "teoria" de que 4x4 em veículos part-time é só pra pista escorregadia (lama, areia, grama molhada, etc) é correta sim ! Asfalto só em 4x2 SEMPRE ! Asfalto molhado como bem comentado não é pista escorregadia mas sim com atrito mais reduzido !
    Até dá pra usar (!!!!) no asfalto como comentado por um colega forista já que a viatura não vai proibir ninguém de engatar a 4x4 mas tenha certeza que estará forçando e muito o sistema de tração. Se a estrada for bem reta, quase sem curvas, ainda se evita muito stress mas se fizer curvas fechadas vai detonando a caixa de tração aos poucos criando folgas e desgastes e se bobear pode estragar até mesmo numa única curva e de uma vez !
    Certa vez em uma viagem pela Cordilheira dos Andes quando estava com minha Triton em 4x4 high tive que fazer uma volta de 180 graus naquelas estradas de rípio deles e quase quebrei o câmbio naquela manobra ! Estralou tudo e a caminhonete encavalou no meio da estrada, não ia pra frente nem pra trás, arrastando as rodas de dentro da curva e estralando feito doida até que desengatei a 4x4 e aí tudo voltou ao normal. Depois daquilo segui sempre em 4x2 e não mudou nada na pilotagem porque a pista não era de baixa aderência, apesar de não ser asfalto ! O 4x4 naquela situação era só psicológica, assim como no asfalto molhado !
    Resumindo, a tração 4x4 de TODAS as caminhonetes (menos da Amarok Auto) é igual dos Jeeps 1954 !!! Só serve pra lama, areia, etc... O uso é bem limitado e se aplica mais pra quem curte uma trilha no barro, fazendo da picape um jeep !
    Se quer rodar no asfalto molhado com segurança, a Amarok AT realmente é sem comparação a mais segura de todas pois tem um Torsen entre os eixos pra compensar as curvas ! Nas outras fica até mais perigoso andar de 4x4 pois como cada roda gira numa rotação diferente, é um prato cheio pra derrapar se o limite de aderência já estiver perto !
    Picape (um pouco menos a Amarok AT) em chuva é um perigo enorme ! Já capotei inclusive uma Ranger que tive antes da Triton nesta situação e sei bem que a hora que ele escapa, já era ! 70% de peso na frente e 30 atrás, alta pra caramba e com suspensão de caminhão não tem como ser estável na chuva nem a pau !

Att
    Ex-Triton 4x4 V6
    Ex Ranger 4x2 V6
    As palavras não são minhas, mas assino e subscrevo!

Tenho a Amarok CD Highline AT e posso dizer que só conhecendo bem as outras pick-ups para entender o que ela significa.

Ando com ela vazio, cheio, na chuva, na lama, no asfalto, na fazenda, subo serra em estrada de calcetamento, de cascalho, barro, atoleiro, vala, ela não decepciona.

Posto a foto que tirei dela quando dirigia na chuva e em uma estrada de chão de cascalho e barro. Estava andando rápido, quando a uns 60km/h passei numa poça de lama. O carro segurou e saiu do trecho sem problemas, mas uma Hilux que vinha logo atrás, saiu da pista e só não ficou lá porque eu a reboquei de volta para a estrada.
    -2014-11-17-113.jpg

Não quero dizer que as outras são piores ou que a Amarok é melhor, mas eu não tenho nada do que reclamar desse VW, salvo o pós vendas que é muito desatencioso com o cliente.

Enfim, a Amarok é uma excelente pick-up.
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 9 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 9 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem