Postado originalmente por
cevsouza
Lago e Rodrigo, suas caminhonetes manuais são espetaculares também, feitas pra trabalho bem mais pesado que as automáticas ! São projetos diferentes pra usos diferentes. Tem se falado que as Amaroks automáticas são carros de shoppings mas não é bem verdade não. Realmente a VW as projetou para um uso 70% asfalto sem dúvida pois até colocou o caríssimo já citado sistema Torsen de distribuição central que é pensado pra uso em pista de alto atrito (este sistema é muito usado em carros de rally) já que na terra o sistema bloqueado (presente em todas as outras caminhonetes, inclusive na Amarok mecânica) já resolveria bem ou até um bem mais barato diferencial central comum já funcionaria legal como os da TR4, Dakar ou da SW4.
Como o uso da imensa maioria das pessoas é asfalto mesmo (shopping) e as pick-ups são bem perigosas em pisos escorregadios no 4x2, a VW pensou em colocar um diferencial sofisticado na sua caminhonete top pra atender a imensa maioria do público consumidor ! Questão de merdado apenas. É só entender isto e não usar a caminhonete erradamente numa trilha de off-road muito pesada por exemplo onde a versão mecânica seria a escolha certa já que tem 4x4 bloqueada e ainda reduzida e aí já mata a questão ! As automáticas podem rodar em lugares que carro nenhum nem sonharia em chegar mas estão mais longe de um jeep que as manuais !
Fiz um off-road bem encardido no teste drive que fiz com a Amarok automática e em várias situaçães o meu co-piloto me mandava entrar numas enrascadas que eu não acreditava que ela ia passar mas ela passou por tudo sem nem reclamar então pro meu braço, não encontrei situação que ela não encarasse mas sei que há outros companheiros de forum já comprovaram que ela abre o bico quando colocada na fogueira mas aí é coisa pra veículos off-road bruto de verdade e gente do ramo, usando quem sabe até os citados tanques de guerra Willis, Bandeirantes, Troller e cia que são mesmo indestrutíveis e "unstoppable" na terra mas que por outro lado não são bons pra levar a esposa no shopping ou pra pegar um asfaltinho qualquer !
A VW tanto mirou um consumidor mais urbano que colocou pneus bem on-road nas Amaroks, o que também atrapalha numa trilha mais encardida !
Mas que o carro é excelente, é ! A hora que retomarem a confiabilidade nas correias dentadas (já resolveram o recorrente problema dos turbos dela), ela vai crescer em vendas ainda mais... Afinal é a mais silenciosa, a mais econômica, a mais estável, tem os melhores câmbios (tanto mecânico como auto), única que tem 2 versões de uso (on e off-road) e é a mais espaçosa das caminhonetes !!! Isto tudo ninguém questiona ! E olha que não sou dono de uma não !!! Tô falando sem paixão nenhuma... Já comentei que a Nova Ranger também tá na minha mira !
Ex Triton 4x4 V6
Ex Ranger 4x2 V6