Srs foristas, tenho acompanhado tanto a página da Amarok como da nova Ranger visto que em 2014 retendo adquirir uma das duas viaturas e acho que talvez haja algum exagero nos comentários dos problemas recorrentes em ambas as caminhonetes !
Não acredito que nenhuma das duas montadoras tenha "errado" o projeto em nenhum dos dois casos, tanto nos bicos injetores da Nova Ranger como na correia da Amarok !
Imagine se com dezenas de milhares de unidades vendidas no mundo todo um defeito de projeto atingiria apenas poucas unidades ? Não é possível !!! Seria uma romaria de veículos parados nas oficinas, senão todos !
O mais provável mesmo é uma falha num lote do fornecedor destes componentes (tanto os bicos da Ranger como a correia da Amarok) que passou batido pelo controle da montadora visto que não tem como analisar cada peça mas sim por amostragem e cada lote pode conter milhares de peças e todas podem ter saído com defeito e aí vai dar problema com vários carros mesmo ! Infelizmente quem por azar pegar uma destas peças "bichadas" vai dizer que o carro é uma m...
Esta história de entrar pó e coisa e tal é uma boa desculpa pra não dizer que houve falha no componente senão como se explica que as Motos Harkey Davidson que usam TODAS correia dentada e bem expostas a tudo quanto é sujeira não arrebentam as tais correias já que imagino que sofram muito mais tensão que as correias dos motores que só giram o comando de válvulas e não uma moto de mais de 300kg mais dois indivíduos sobre ela chegando fácil a meia tonelada de trabalho ? Num motor não deve dar nem 50 kg de carga sobre ela...
Contaminação de correia deveria causar desgaste nos dentes e não rompimento ! Rompimento é falha na malha interna da correia e não no desgaste dos dentes !
E ainda tem as dezenas de milhares de Amaroks que rodam milhares de km sem apresentar problema nenhum nas correias !
Não dá pra dizer que um produto mundial de uma das maiores montadoras do planeta não presta !
O que precisa sim é cobrar da fábrica o controle de qualidade mais efetivo nas peças e assim minimizar os riscos de quebras nos componentes e uma assistência mais competente nas autorizadas.
Acho que num primeiro momento (até uns 2 anos !) é normal que apareçam alguns vários "bugs" nos novos modelos mas a engenharia logo vai acertando tudo porque logicamente é mais barato fazer um veículo que não quebre do que um que use a garantia a toda hora, fora a queima na imagem do produto que não tem como medir !
Fiz teste drive tanto na Amarok quanto na nova Ranger e ambas são excelentes, cada uma com vantagens uma sobre a outra ! Não tem melhor nem pior !
Ex-Triton 4x4 V6
Ex Ranger 4x2 XLT V6