Postado originalmente por
leobnaval
Esta questão levantada pelo Troller existe, mas não é assim que funciona...
Vejam a quantidade de veiculos com abs, ebd e o caraí a 4..., Todos já vimos diversas camionetes, entre elas, Triton, Hilux, Frontier, F-250, Ram e outras com pneus diferentes dos originais a maioria delas possuem vários sistemas de leituras e referências que são projetados para o uso com pneus originais ou bem próximo deles, porém como tem o pessoal que gosta de modificar e colocar pneuzão pra off-road ou rodas aro 22", 24"... e pneus perfil baixo esportivo, em ambos os casos as camionetes ou seja o que for continuam funcionando perfeitamente e com todos os sistemas atuando.
Só para se ter idéia do que é um ABS: nas pontas de eixo ou disco, ou qualquer outra peça em movimento da roda possui uma roda fonica e esta sofre leitura por um sensor, se colocar um pneu maior acontece que o sistema tem um tempo minimo de leitura e atuação e ele entende que você percorreu 1 m com os pneus originais em quanto com os maiores na realidade você percorreu 1,1 m, portanto terá uma divergência pequena no funcionamento destes componentes eletrônicos, tornando o tempo de resposta maior pela mesma distância percorrida.
Para se comparar veja nos EUA o tanto de componentes eletrônicos que tem os veiculos deles e a quantidade de equipamentos, acessórios e tamanho de pneus que o pessoal usa, portanto pode usar pneu maior sim, se a questão for esta.
[]s, Leo