Postado originalmente por
comoehmah
boa madrugada foreiros,
sou de fortaleza e estou em vias de adquirir uma xterra 04, único dono, com aproximadamente 100000 rodados.
Olhei o carro de ponta a ponta e de cima a baixo, andei nele e tenho as seguintes considerações e dúvidas:
1. me falaram muito mal da embreagem/volante dessa viatura... a embreagem parece estar boa e quando desligo o carro o volante não acusa nenhum desgaste (segundo meu mecânico quando o volante está ruim, faz uns dois ou três estalos no ato de desligar o carro... Isso procede?)..
1.1. Aproveitando o assunto, alguem aqui ja teve problema com embreagem/volante.. Quanto gastou?
tenho a minha 03-04 há 3 anos, com 145 mil km. Nem sei que tipo de embreagem ela tem. Todas revisões feitas em concessionária até quase os 100.000km. A duração da embreagem depende do usuário. Se tiver boa, eu não me preocuparia. Se pifar, bota logo volante monomassa que tá resolvido
2. O motor está mto bom, bem redondo... Mas o compressor do ar condicionado está fazendo um barulho que indica que logo logo passará por reparo ou será trocado.. alguem já comprou um compressor desse novo? Quanto foi?
não sei responder. O da minha funciona perfeitamente. Resta tirar um tempinho e instalar ventoinha elétrica, para melhorar a eficiência quando se roda em velocidades baixas
3. O que me deixou mais preocupado foi um "rasgo", "fissura", ou uma "rachadura" na lataria, na parte interna, próximo ao motor, do lado do passageiro... O que, segundo meu meca, é devido à trepidação do motor (que é muito pesado e vibra muito)... alguém aqui sabe alguma coisa disso? Existe ou existiu recall para esse tipo de problema? essa "rachadura" na lataria do carro é motivo para eu desistir da compra?
nunca ouvi falar nisso. O motor é meio vibrante mesmo. Mas não deixaria de comprar por conta disso. Veja se é fácil o reparo. Não é problema frequente, pois você é o primeiro que fala disso
4. Quanto ao preço, o cara pede 40 mil, podendo chegar aos 37... Vcs têm noção de preço?
O preço está muito bom. Eu recomendaria a compra, ainda mais com o aval de seu mecanico de confiança
* moro na capital, trabalho no interior do estado e rodo muito na cidade que trabalho (ruas estreitas, não pavimentadas, calçamento, buracos, pedras).. rodo uns 4000 km por mês... o que vcs me falam sobre o consumo, suspensão, conforto, e a mobilidade urbana da xterra?
a suspensão traseira é por feixe de mola, portanto quando se trafega por terrenos irregulares, ela judia um pouco dos ocupantes. Deixo a pressão dos pneus traseiros em 28 libras e 30 libras na frente (fabricante recomenda 30 libras em todos) com boa melhora do conforto. A xterra é boa, confortável. Ela é fabricada sobre o chassi da frontier cabine simples antiga e um pouco encurtado. Não é ruim de estacionar/etc. O que me incomoda um pouco na cidade é o turbo lag, pois antes dos 2000 rpm o motor é meio xoxo. Melhorei muito isso com um ajuste na bomba, mas o problema existe. No mais espaço para passageiros da frente e traseiros é muito bom, nem se compara com picapes que são ruins na traseira. Eu uso um astra 2.0 flex sedã no dia a dia. Gosto quando ando com a xterra, mas depois de dirigi-la e pegar o astra, é absurda a diferença na agilidade que o astra tem no dia a dia, sem lag, sem oscilações exageradas de carroceria e bem mais confortável, além de custo de manutenção bem menor. Logicamente é um carro alto, pesado, com um motor barulhento, mas levando-se tudo isso em conta, acho ela confortável, com boa isolação acústica quando se fecha os vidros e com baixo custo de manutenção e de compra em comparação com outros veículos, sem falar que tem motor e transmissão muito robustos e não faz feio no off road. Não me vejo sem minha xterra, acho que ela vai me acompanhar até a velhice. Comprei e uso quando vou para estradas de terra, fazenda e passeios. Se fosse só para uso urbano e em rodovias, certamente não compraria a xterra, pegaria um veículo mais adequado para tal.
Desde já agradeço a atenção.
Abç.
F.gurgel