Postado originalmente por
Ricardão4x4
Se pensas em veículo + jipe, a XTerra é um jipão com ótimo espaço interno, ângulo de entrada e saída bem bons (o eixo traseiro é bem próximo do PC) e pode ser usada como um carro, 4 portas de acesso também a deixam legal. Meu filho é grande, quase 1,90 m assim como eu e ele nunca reclamou do espaço traseiro por a XTerra ter uma característica legal e bem bolada, é o tal do "over view" onde o banco traseiro subiu sobre as caixas das rodas traseiras, subindo com ele a capota. Dessa forma, crianças apreciam por poderem enxergar tudo sem que a nuca dos pais atrapalhem a visão delas e adultos se acomodam bem por essa mesma característica, com um belo espaço para as pernas. Isso não acontece com a Frontier, por exemplo e com quase todas as pick ups. Acredito que a mais confortável mas ainda assim pior que a XTerra é a nova Forntier.
Ainda, caçamba é complicado por dois aspectos. As malas ou bagagem ficam empoeiradas mesmo com proteções e aquela lona, essas cargas são muito mais suscetíveis ao roubo, quando chegas a um hotel vais te sujar para as pegar e/ou usas o banco traseiro para transporte de cargas, coisa que é perigosa num solavanco ou até mesmo num capotamento esses objetos sendo arremessados contra ti. O segundo aspecto, ângulo de saída (distância muito grande entre o eixo traseiro e o PC traseiro). Num declíve ou erosão, vais ficar pendurado pelo PC traseiro ou mesmo arrancar tocos com o step.
Mas se não tens passageiros para o banco traseiro e a caçamba não te é um problema, o motor MWM 3.0 com uma bela turbina que as Ranger tem e a robusta transmissão te atenderão muito bem. Esse motor é de longe mais econômico que os 2.8. Tive uma SW4 09 e eu, que sou pé de chumbo, fazia 10 km/l, coisa que nunca fiz com viatura alguma. Minha esposa fazia entre cidade e estrada 11,5 e olha que ela é pé pesado também. Com a XTerra mecânica que tive há anos atrás, fazia 8,4 km/l sem muita dificuldade. Essa eletrônica sempre foi pouco econômica, o vizinho que me vendeu já reclamava afirmando 8 km/l. Comigo está fazendo 7,4 km/l quando estou calmo, hehehe!!!!
Bem, é isso aí, versatilidade entre veículo e trilhas e/ou expedições, XTerra. Carga (moto, por exemplo, pneus de trator, etc) e bom desempenho no on road (não conte com a Ranger nas trilhas pelo alto custo e pelos ângulos de saída em especial), vais de Ranger.
Abs,