Sera que você está falando da válvula EGR? Essa valvula não faz diferença no carro, tanto que eu mandei isolá-la e nunca tive problemas. Quando não isolada ela recebe gases reaproveitados pelo escapamento e fica muito suja, apresentando esses problemas. Será que limpando e isolando e reprogramando com o consult da nissan não volta ao normal.
Eu estava com problemas de freio ABS, EBD e 4WD no painel, levei pra nissan e eles passaram esse scanner e corrigiu o problema; mas depois voltou o problema. Foi então que o mecânico foi mais a fundo e reprogramou o atuador do freio ABS e resolveu o problema. Antes disso eu fui informado que teria que comprar esse atuador e custava R$ 12.000,00. Imaginem uma peça que cabe na palma da sua mão custar 10% do veículo. Já estava me preparando para passar o carro pra frente a ter que fazer um investimento no preço de um carro popular usado.
Acho que muitos dos problemas eletrônicos é só uma questão de reprogramação. Mas precisa de experiencia e muita boa vontade do mecânico.