Olá EdPadilha, se segundo vc um dos principais motivos da curta durabilidade da embreagem do carro do Bruno é porque o mesmo está chipado, a outras coisas a esclarecer...
1) Por que outras Frontiers Sel originais também estão tendo problemas de curta durabilidade na embreagem :?: :pensativo:
2) Por que carros de outras marcas tipo Ranger, Trollers, etc... que também possuem as suas centrais remapeadas/chipadas Não tiveram problemas com a embreagem :?: :pensativo:
Bem baseado neste 2 itens descritos acima, no meu entender, "acho" que o ato de chipar um carro(aumentar a sua potência e torque), deverá sim diminuir a vida últil de alguma peça ou conjunto motriz do veículo em questão, porém a longo prazo e Não de uma forma tão repentina e constante como tem acontecido com o carro do Bruno.
Acredito que outros fatores estão atuando p/ um desgaste tão rápido e excessivo nessas embreagens das Frontiers. Veja o exemplo do problema que acontecia com os discos e pastilhas de freio das primeiras novas Toyotas Hilux - desgaste prematuro(com várias reclamações fervorosas em sites e fóruns na Net) - com vários casos. Isso permaneceu até a Toyota passar a adotar "novos" materiais e/ou fornecedores acabando com esse problema de vez.
Bem, isso por enquanto é apenas uma suspeita, vamos esperar um pouco p/ vê se vai continuar acontecendo com mais outras Frontiers este problema.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...