Você criou um Blog. Agora Paciência...
Versão Imprimível
Anthoniusnikos...
Antes de responder TODAS as suas perguntas sobre as modificações realizadas em minha Picape (e percebendo que o senhor é um grande frequentador deste tópico - ao ponto de copiar as minhas postagens), prefiro deixá-lo encontrar estas respostas ao longo de todo o tópico, pois TODAS as modificações que fiz na minha Picape foram devidamente postadas aquí a medida que foram feitas.
Portanto, divirta-se encontrando as respostas!
(Onde está Wally ?)
Sobre eu ter postado que estava SOZINHO...
Como já expliquei antes, eu me referia a APENAS UM CARRO. E não apenas uma pessoa.
O David não podia "aparecer" devido a "questões trabalhistas" (Risos).
A Fernanda preferia que "algumas pessoas" não soubessem onde ela estava.
O Diogo tinha questões da "Pós-Graduação" em aberto e seria melhor que não soubessem o porquê dele não estar em BH!
Portanto,
não fui "individualista". Apenas atendí ao pedido dos meus companheiros que preferiam não "divulgar" onde estavam até chegarem a BH.
No mais,
Solicito que seja um pouco mais educado com a minha AMIGA Fernanda quando fizer uso destes seus trocadilhos "criativos".
Prá mim também, isto não pega bem e não é muito "polido" (como imaginei que o colega Forista fosse).
Wálter...
Se é um "Blog" eu não deveria ser o único a poder escrever ou, pelo menos, escolher quem escreve ????
Cordialmente...
Bruno Sander.
Bom pessoal, também não sinto-me bem criticando os defeitos das pessoas adultas.
Talvez, por ainda até hoje estar disposto a aprender, e a admitir os meus defeitos, sinto-me no direito de apontar os dos outros. Mas confesso que não sinto-me bem, não.
Mas, pertinente a expedição pelo barro:
1 - Acho que para vencermos os facões de lama mole, devemos usar pneus, os maiores possíveis, com "garras" (não sei nome mais adequado para as ranhuras dos pneus).
2 - Então pergunto aos expedicionários se vale a pena, antes de entrar num trecho longo enlameado, trocar os quatro pneus pelos maiores, mais adequados.
3 - E, para o uso desses pneus maiores, qual reforço devemos fazer nos rolamentos, ou engrenagens das homocinéticas.
4 - Nesses casos, acho que o BL só vai ajudar até onde ele dá espaço para o pneu não pegar no para-lamas. É isso mesmo ?
5 - Ví numa das fotos, que uma pickup tinha um jogo de 4 pneus sobressalentes na caçamba. Esses pneus foram usados. :pipoca::pipoca::pipoca:
Abração para todos.
Anthon
Serjão
Mesmo fugindo 100% de qualquer assunto do Fórum, solicito que esclareça ao seus colegas Foristas como foi a Expedição com o "Intrigante" Bruno Sander.
Acredito que a impressão que muitos e muitos aquí têem ao meu respeito seja bem parecida com a que você tinha antes de me conhecer pessoalmente.
Já, inclusive, tivemos uns "arranca-rabos" bem feios por aquí antes (Risos).
Espero que tenha mudado algo (prá melhor, é claro)!
Bruno Sander.
Grande Anthoniusnikos,
Vejamos:
1 - Pneus quanto mais altos melhores e se tiverem garras laterais melhor ainda. Aconselho neste tipo de barro que encontramos na amazônia, já no final das chuvas com a bagaceira feita, pneus altos, estreitos e cross. No começo das chuvas Pneus MUDs dão conta tranquilamente.
2 - Sim, sempre!!! Para cada tipo de solo devemos ter o tipo de pneu mais adequado, ou o mais próximo, uma vez que nem sempre podemos andar com dois jogos de pneus.
3 - Se utilizarmos pneus acima do que foi projetado nosso veículo o desgaste será eminente, não tenha dúvidas. Não adiante fazer reforço e sim trocar antes do prazo normal as peças de maior desgaste, como rolamentos, pivôs, etc. E sempre fazer uma avaliação antes de se aventurar. Mas é importante salientar que uma coisa é uma trilha a 30 km de casa, onde podemos abusar dos veículos, outra é uma expedição com 9mil km de estradas e longe de pontos de apoio, isso é determinante na nossa forma de conduzir os veículos.
4 - Isso mesmo, o BL aumenta a altura da cabine, mas o vão livre dos diferenciais e chassis continua o mesmo, precisando assim de pneus mais altos.
5 - A minha pickup (Hilux) tinha um jogo de rodas cross, queutilizei entre Itaituba e Manaus, posteriormente na Trans-Uruará. O Bruno tinha os pneus e também os trocou entre Itaituba e Manaus, usando os modelos off road.
Abrs,
Sérjão
Realmente o Lift de suspensão que fiz permitiu colocar pneus maiores sem que estes raspem nas caixas de roda.
Isto foi bem últil para se aumentar também a altura livre do solo (o que faz A DIFERENÇA nestes facões que você mesmo citou).
Mas, sem a troca dos amortecedores e molas, a meu ver, teria sido um "serviço porco", pois perderia muito em estabilidade, já que os amortecedores originais são dimensionados para a Picape da maneira como veio de fábrica e possuem um curso de suspensão bem menores que os Bilstein (que são os que eu uso).
No barro os pneus com estas "garras" são MUITO úteis e eu os usei no trecho entre Itaitúba e Castanho (120km antes de Manaus).
Desventagens:
Os conhecedores de mecânica dizem que pneus maiores forçam mais o conjunto embreagem / diferencial / homocinética...
A embreagem da minha picape acabou aos 25.000km. Mas, continuo a achar que foi DEFEITO DE FÁBRICA!
Em Porto Velho, o Rodrigo (chefe da oficina Nissan) disse-me (em Off) que ele trocou a embreagem (NA GARANTIA) de 03 Frontier SEL. Ambas com menos de 30.000km (sendo que uma delas ele trocou aos 21.000 e depois aos 27.000km).
Segundo ele, é um problema crônico de algumas SEL (DESGASTE PREMATURO DA EMBREAGEM) e que a fábrica já tem conhecimento MAS, está pondo "panos quentes" - Como o assunto da fumaça branca!
Cordialmente,
Bruno Sander.
Fala Bruno... :concordo::concordo::concordo:
Bicho, deixa dizer o que já disse outras vezes aqui e pessoalmente. O grande problema é a forma como escreves, como é algo escrito e não dito fica complicado interpretar a forma com que falas, nesse caso o que pensas. E como disse o Casitta, você transformou o post em uma especie de blog, só que não podes controlar o que escrevem, então é escutar, dialogar e tentar conduzir a coisa pro eixo correto, ou seja, mecânica e modificações da Ivete. Todos tem o direto de dizerem o que acham, diante de suas interpretações sobre o que lêem.
Quanto ao Bruno como pessoa...
Bem, eu tinha uma visão do Bruno aqui no fórum, certamente não das melhores, isso principalmente pela forma dele interagir com os demais, a falta de paciência e o responder meio bruto, sem pensar e muitas vezes querendo ser superior. Conheci o Bruno pessoalmente e digo que é um cara legal, gente boa. O que pude perceber no Bruno é que a forma como ele age aqui age fora, muitas vezes fazendo coisas sem pensar nas consequências, mas nada por maldade. Além disso, apesar de ter 29 anos, parece muitas vezes um adolecente, ou até mesmo uma criança, nas brincadeiras, na forma de agir, talvez seja um eterno menino.
Bruno, muitas vezes precisamos deixar de lado nossa natureza infantil, claro todos nós temos, em uma viagem como essa que fizemos todos demonstraram este lado, mas no dia-a-dia, em particular aqui, precisamos agir com mais cabeça e menos impulso. Já fui assim, todos já foram assim, mas um dia precisamos encarar que não podemos agir somente por impulso. Posso dizer que você sempre teve tudo próximo, não precisou batalhar muito, tirando seus estudos, uma vez que se tornar médico exige muito de nosso tempo em estudos, mas em termos de vivência, de conhecimentos de vida você ainda está caminhando, mas com certeza vai chegar lá.
Bruno, você não é intrigante, diria que super-ativo!!!
Eu não precisava vir aqui defende-lo, você consegue se sair bem, basta escrever com mais calma, como já o fizeste antes aqui e tudo ficou resolvido. Procure entender também os que criticaram você, foi única e exclusiva culpa sua e depois da Fernanda. Sua, pela forma de se expressar, a qual eu mesmo disse ter compreendido, pois já entendo um pouco como funciona sua forma de falar e pensar. Outra, a Fernanda por vir aqui te defender, sem necessidade, pois isso piora sua imagem, afinal somos adultos e temos de nos defender. Além de tudo ela foi no post da Transamazônica falar de mim por não ter defendido você...Juro que não entendi e principalmente não perdi meu tempo em responder. Entenda os comentários críticos, absorva a parte boa, se defenda de forma direta e seja conciso, certamente só terás a ganhar.
Pra finalizar minha impressão é que és gente boa, como diz um amigo meu sangue bom!!!
Grande abraço,
Sérjão
Serjão,
Mais uma vez, muito obrigado pela sua "intervenção" (mesmo a meu pedido) aquí no tópico!
Eu sei que, pela maneira como escrevo (de maneira tão direta) passo uma imagem de pessoa que não sou.
Quem me conheçe pessoalmente sabe bem do que estou dizendo.
Uma coisa é verdade: Sou uma eterna criança "incorrigível"!
Não encaro isto como defeito. Bem pelo contrário...
Em minha profissão já preciso ter muito mais "maturidade" que gostaria e encarar situações bastante evitadas por 95% das pessoas.
Como sobreviver a isto ????
Vivendo da forma como eu gostaria sempre que não estou trabalhando (ou lidando com pacientes).
Eu sei o quanto nossa vida pode acabar de repente.
Então... "Crescer prá quê ???"
Então, saibam que, em momento algum eu quis (ou quero) "agredir" a nenhum colega Forista.
Só escrevo, às vezes, e posto antes de ler e "amadurecer" mais o texto.
Peço desculpas por isto (mas, este é o meu jeito).
No mais...
Continuemos a falar de 4x4.
O que vocês acham desta informação de Porto Velho sobre "Desgaste prematuro" da embreagem de algumas Frontier SEL ????
Ps. Carlos...
Coloquei calços de suspensão de 3" e amortecedores Bilstein.
Bom pessoal, como tenho certeza que a maioria das pessoas são de boa fé, é vivendo e interagindo que se aprende.
Mas, como pretendo ir juntando experiência e equipamento para acompanhar um desses comboios, vou perguntando:
1 - Nessa foto, percebo que os pneus da Ivete tem uns pontos. Seriam então as garras ?
2 - Essas garras são melhores que as antigas correntes ?
3 - Pegaram algum trecho da estrada com aquela argila pegajosa, quase intransponível ?
4 - No caso da embreagem, esse desgaste aos 30.000 Km é de uso, quase exclusivo, em asfalto ? Se for MT, pode ser a maneira com que o motorista faz uso. Se for AT, aí deveria ter RECALL ou PROCON no fabricante.
Sugestão: Messas expedições à amazônia, deveriam ser incluidos pontos interessantes para vizitas. Ex.: aldeias indígenas, fazendas, escolas, levar algum material que as comunidades carentes necessitam, brinquedos para as crianças, etc.
Abraços
Anthon
1. Sim. Aquelas são as garras laterais dos pneus.
2. As correntes cobrem a banda de rodagem dos pneus. As garras estão nas laterais, portanto, "agarram" (aderem bem) nas arrieiras (facões) e em terrenos com muitas pedras. As correntes são ótimas para pneus lisos NO BARRO E LAMA.
3. Não pegamos trechos de argila pegajosa não (só trechos bem curtos).
Bruno Sander.