Exato :palmas:
Se fosse a Frontier que usasse essa porcaria de correia dentada, iam falar um monte de tagarelices. Iam dizer que a Frontier não era confiável, que correia dentada era um retrocesso, que picape com correia dentada não dá certo, que iam lotar oficinas e por aí vai. Mas quem usa é justamente quem tem uma tonelada de reclamações de carros que adotaram isso no passado e estão estourando motores, agora com processos movidos em grupo nos estados unidos e motores sendo trocados lá fora. Isso ninguém lembra.
Aí vem com história de que é "tecnologia", de que é mais silenciosa. Tecnologia ou redução de custos? Trocar uma corrente metálica robusta e resistente por uma borracha dentada é uma economia que só cego não enxerga. E corrente nunca foi tudo isso de barulho em motor, e se é, numa Frontier que nem se ouve o motor não seria problema, como não é.
Aí para coroar a estupidez, fazem ironias com a suspensão comparando a marca de conforto. Não aprenderam ainda que suspensão multilink além de confortável é muito mais segura? Bem mais segura que as suspensões criadas para carroças a centenas de anos atrás? Ou será que multilink é um retrocesso? Se é um retrocesso, porque tem marca que adota ela no modelo mais "sofisticado" da linha, na versão que se diz "bruta para qualquer desafio". Alguém está mentindo. Seria a fábrica? Ela gastaria horas e muito investimento para desenvolver uma suspensão que é inferior a que usa nas versões mais ultrapassadas? Que a fábrica é mentirosa todos já sabemos, mas chegaria a esse ponto? Acho que não, porque Toyota, RAM, Jeep, Chevrolet também estão adotando a mesma tecnologia em suas versões mais brutas.
Teto solar é para corno? Que associação interessante fizeram. Esse pessoal deve ter problemas sérios para resolver em casa ao invés de ficar batendo tecla em computador. Hoje teto solar é um item de conforto acessível, e também um item de modernidade, e a grande maioria são os carros mais sofisticados que o usa. Será que todo mundo que compra um carro sofisticado é corno? Será que todos estes modelos e fabricantes de todas as marcas que citaram aqui estão lançando caminhonetes para cornos? Claro que não. Nunca vi um marido traído com chifres na cabeça, mas vejo que muitos não tem é cérebro na cabeça. A F-150 tem um teto solar que pega o teto quase todo. Para que é isso? Para reunir toda a cornolândia? Até comentários de 5ª série hoje são mais maduros.
Melhor continuar procurando, pois logo vão criticar o fato da Frontier ter assistentes de segurança que funcionam, que isso é coisa de fresco medroso.
Vou dar uma dica bem legal e de graça. Se preocupem com os problemas de suas picapes, que não são poucos e que crescem a cada dia. Vistem o site do Edumar que eles estão até enumerados lá para facilitar, e não tem nada de invenção, é uma coletânea de casos reportados por donos dos modelos. Prefiro acreditar neles do que em fanboys com comportamento de 5ª série que apela para criticar a Frontier e diz que já está fazendo a revisão de 1 milhão de km sem problemas. Prefiro acreditar neles do que em gente que inventa recursos, estes sim, completamente insanos que não existem em seus modelos.
Vão apurar, por exemplo, porque um para-brisa é trocado 3 vezes e volta a trincar. Isso na Frontier seria um escândalo. Um estribo de plástico na Frontier seria motivo para 150 páginas de ironias.
Eu nunca tive qualquer problema com a minha Frontier, e estou muito feliz com ela. Me inspira confiança, é estável, segura, confortável, quando estou dirigindo curto minhas músicas sem distorções como as de caixinhas chinesas de fazer barulho, não corto a minha mão limpando o vidro traseiro e nem arranco fios que por ventura estariam pendurados ali.
Estou super feliz com a Frontier, e aqui nós proprietários compartilhamos muitas coisas boas e aprendizados com ela. Eu acho que muita gente deveria desperdiçar o seu tempo em tentar debater o que acontece com as suas. Porque até quando alguém publica os recalls dela, ninguém comenta, é como se tivessem distraídos e não leram.
Gente, vamos em frente. Toda hora essa coisa de ter que ficar repetindo a mesma coisa e eles nunca vão admitir.
Já provamos o nosso ponto de vista, e contra fatos não há argumentos, só choradeira. Até o teto solar virou tentativa de depreciar a Frontier :chorandoderir:
Eu estou identificando um trecho reto de estrada, e para não ser enganado pelos olhos, vou fazer o levantamento com um altímetro. Minha ideia é medir o consumo da Frontier no plano, entrar com velocidades constante no trecho e ver o quanto o computador indica.
Queria fazer este teste com vocês.
Estávamos falando sobre ele se "soltar" depois dos 10.000 km, e tive essa sensação também. Ontem eu estava num trecho aparentemente plano da estrada numa velocidade constante de 90 km/h e o marcador me deu a média de 17,3 km/l. Achei isso bem curioso. Vocês viram o quão baixa era a rotação na minha última imagem da pressão dos pneus a 100 km/h, e acho que nem estava em 7ª marcha (talvez estivesse). Quero conferir isso, porque ela parece mais econômica e esperta do que estava antes, e mais econômica do que a 2023 que eu tive.
Este não é um teste conclusivo, apenas um ponto de partida.
Se alguém quiser fazer o teste comigo, eu explico como será feito.
Estou achando ela mais rápida e econômica. Ontem eu voltava de São Paulo com um pouco de pressa, e num trecho saí para ultrapassar 5 carros e ela me surpreendeu, ganhou velocidade muto rápido e logo passou os carros. Eu estava a 170 km/h no final da ultrapassagem, e nem percebi, muito firme, silenciosa e estável. Quero comparar com quando eu peguei ela. Parece que ouve uma mudança sim.
Outra coisa, hoje vou passar na concessionárias para eles instalarem a trava de estepe. Eu tinha tirado da outra e perdi, mas encontrei no fim de semana passado. Vou conversar com eles a respeito dessa mudança de comportamento que percebi. Como aparentemente aconteceu depois dos 10.000 km, pode ter havido também alguma atualização ou ajuste que eles podem ter feito na revisão.
Eu sempre comento da estabilidade dela e do controle dinâmico da suspensão multilink, que alguns coitados acham que é só para dar conforto, o que também é imbatível nela.
Mas o mulitink não só mostra mais vantagens em relação ao obsoleto sistema de feixe de molas no asfalto, em pistas irregulares, mas também no off road onde a Frontier tem se mostrado também muito superior às concorrentes. Que diga o Rogério, se ele realmente vier a participar do grupo, onde só a Frontier dele conseguiu vencer trechos de uma trilha difícil onde L200, outra fera nesse terreno, não conseguiu passar. Só haviam estes dois modelos porque os demais não são preferidos neste uso.
Pois bem, ontem nessa ultrapassagem que eu fiz, a pista contrária era bem inclinada e ruim, e os carros à direita não estavam lentos, eu que estava com pressa :mrgreen:
Só faço ultrapassagens com total margem de segurança, e era um trecho reto e até achei que entraria na fila lá pelo terceiro carro, mas ela saiu rápido, ganhou velocidade também rapidamente, mas o que me agradou muito foi o seu comportamento dinâmico, em nenhum momento senti qualquer preocupação com as condições da pista, ela foi firme e confortável o tempo todo, sem ficar balançando como vejo nas outras e até nas que testei recentemente.
Essa suspensão dela já era um show a parte, mas parece que foi novamente ajustada, ou eu que nunca tinha reparado como ela não sente estas variações de pista em uma condição como esta.
Sinceramente, se a Nissan vier a tirar a suspensão multilink dela, tudo bem... vai continuar sendo uma boa picape japonesa, confiável, robusta e cheia de qualidades, mas vai perder talvez aquela que seja a sua melhor qualidade. Nenhuma outra picape hoje na sua faixa de preços tem esse recurso tão importante, e seria uma pena perdê-lo apenas por conta de um mercado mal informado.
Outra opção seria ela colocar versões com feixe de molas e deixar o multilink para as versões mais caras e mais "parrudas", também acho que não seria tão ruim. Poderia manter o multilink a partir da Attack, para a XE, Platinum e PRO-4x, talvez deixando o feixe de molas para a SE e S. Mas, o ideal seria como é hoje, ter multilink desde a versão básica, porque hoje só versões muito caras e especiais tem isso no Brasil, e ela consegue oferecer essa tecnologia fantástica em modelos bem baratos.
Uma última curiosidade...
Sabem porque se usa multilink na traseira de caminhonete mas se evita o sistema independente?
Porque a suspensão independente requer alinhamento. Pois é, pouca gente sabe disso ou conhece isso, por isso quase ninguém faz esse serviço.
Foram amigos de uma fábrica... ops... de uma mera importadora... de uma marca concorrente que me contou.
Eles me disseram que esse sistema tem um desempenho muito melhor que o tradicional sistema de feixe de molas, e é o concorrente quem diz, e que é o mais adequado por não precisar alinhamento, o que poderia ter uma frequência mais elevada em função de algumas aplicações mais pesadas tendo em vista tratar-se de um veículo utilitário. Eu não sabia disso, sou um "quase sabe-tudo" :mrgreen:
Comentei que achei o cúmulo do absurdo terem deixado o multilink para uma versão cara que quase ninguém pode ter, e que se até for comparada com uma RAM também perde a atratividade. Afinal, o grande público compra as caminhonetes mais básicas. Eles disseram que a razão foi custo "tudo foi barateado nessa caminhonete para maximizar o lucro. Como é o único modelo da marca que vende bem hoje, ela tem que bancar toda a estrutura de concessionárias, logística, pós-vendas, etc., ou seja, ela custa muito mais do que realmente vale". Vejam, é uma afirmação de engenheiros da marca, não minha.
Eu comentei da grande quantidade de problemas que o modelo tem apresentado e a resposta foi "Então.. custo!"
Essa característica pra mim nenhuma novidade porque eu já sabia disso, é nítido que tudo que foi colocado nela é de segunda qualidade ou frágil, até o motor foi reaproveitado.
Por isso a suspensão multilink de eixo rígido é a mais adequada para uso nesta categoria de veículos, lembrando que isso foi um pioneirismo da Frontier aqui.
Me comentaram também que o mercado tem achado a frente daquele lançamento muito feia. Curiosamente eu já havia antecipado isso no meu teste, até simulando uma imagem sem aquele friso central que foi colocado para dar uma disfarçada naquela grade feia anos 80. Fiquei sabendo que vai ter um retoque logo, talvez já no próximo ano, inicialmente será agora na irmã menor que pouco vende aqui (que ia acabar com a Toro.. lembram-se?... que eu disse que isso era bobagem... pois é...) e depois vai chegar na atual versão média. Mas já tem uma nova frente sendo finalizada que deve suceder essa modificação que vem.
Só para curiosidade, muita gente não sabe disso, quando um fabricante fica anunciando para breve uma nova reestilização ou modelo, na verdade esse projeto já está pronto há muito tempo, e encontra-se na fase de readequação e fabricação de ferramentas para produzir as peças, que demandam testes posteriores, ajustes de ferramentas, correções e readequação de linhas de montagens, que precisam de manuais de montagem e dispositivos diversos.
Assim, quando um fabricante diz que lançará um modelo novo em dois anos, ou seja, se estamos em 2024 o lançamento ocorrerá em 2026, saibam que a engenharia já está trabalhando num eventual modelo 2029 por exemplo. Eles sempre estão desenvolvendo o próximo projeto que virá depois do próximo lançamento.
Desenvolvimentos levam muito tempo. E ainda tem avaliação de tendências de mercado, testes de novas tecnologias (um câmbio novo que o fabricante do componente apresentou para a montadora, etc...), tem a espionagem... sim... isso existe, ou acham que os modelos saem tão parecidos porque :mrgreen:? Os fabricantes sabem o que os concorrentes vão lançar.
Mais uma curiosidade...
Esse vídeo foi publicado pela Nissan Malásia.
"Quando se trata de enfrentar os terrenos mais difíceis, não apenas falamos – nós entregamos. A suspensão Multi-link da Navara foi concebida para dominar as estradas da Malásia, garantindo uma condução superior, um conforto incomparável e um controlo absoluto, independentemente do terreno."
https://www.youtube.com/watch?v=4J25n1E1OMM
Só um detalhe... esse vídeo foi publicado há 24 dias!
Não me parece que a Nissan pretenda realmente tirar uma das maiores virtudes da Frontier que ela mesma enaltece.
Eu acho que tem muita fofoca, e muita gente direcionando estas fofocas. Acredito que a nova Frontier vai, mais uma vez, surpreender o mercado. Até agora tudo o que eu ouvi dizer de previsões negativas dela, nada se concretizou. Ela continua muito elogiada até pela concorrência.
Uma pena não termos poder para definir quem pode participar deste tópico.
Bom dia, meus queridos amigos!!
Despedida rápida porque logo pego estrada. Me desculpem, sei que a minha participação não foi muito grande nesta semana, mas semana que vem será melhor... kkkkk....
Devo manter a programação de uma semana aqui e outra no sítio. Semana que vem deverei estar mais por aqui. Mas vou começar a acessar o fórum do sítio também, estou organizando outra estrutura lá.
Olha, fico muito feliz de ver que depois de uma chuvinha chata vem uma enxurrada de boas contribuições. Estes temas abordados agora pelo Edu foram bem interessantes. Tenho certeza que muita gente não sabia disso.
Tenham calma, vamos em frente. Até agora quem tentou desestabilizar o grupo só passou vergonha. Temos uma boa qualidade de participantes e de informações verdadeiramente úteis e precisas, e é nisso que devemos investir.