Anteciparam muitas coisas aqui. Não sou um especialista na área, mas muita gente boa aqui previu tudo isso antes que acontecesse, e com toda a imprensa comemorando e puxando o saco dos importados chineses.
Lembro que a Nissan criou um novo conceito de não apenas dar publicidade ao problema grave, mas ela criou uma força tarefa para localizar todos os compradores de seus carros, os compradores posteriores que adquiriram os modelos usados, levantou junto aos órgão de trânsito os proprietários atuais dos modelos, e fez uma operação de guerra para trocar os airbags o mais rápido possível.
Teve fabricante que fez a sua "obrigação" legal de comunicar o fato na imprensa e de forma ainda precária. Outros fabricantes como Fiat, Ford, Toyota e outros foram soltando as listas aos poucos, para não sofrerem um impacto grande de custos já que o fabricante do componente faliu e não podia repor as peças gratuitamente para as montadoras.
É isso o que eu digo de fazer bem feito ou de fazer por fazer. Certamente os carros da Nissan não eram os mais vendidos, mas não saíram matando gente por aí. A Nissan anunciou que em menos de um ano já havia trocado mais de 90% das peças defeituosas, e em casos como a Ford, ainda hoje se espera quase um ano pela peça de reposição. A Fiat continua soltando listas parciais, aos poucos para poder atender sem ter um custo momentâneo elevado. Enquanto isso, mais de 2,6 milhões de carros circulam com o risco de matar os seus ocupantes, mas ninguém deve se preocupar com isso, porque se vendem bem, é porque são bons.
Cito uns 3 ou 4 que disseram que o motor era tão bom e moderno que não precisaria usar o ARLA... os "sabem-nada":chorandoderir:
Na verdade a nossa norma, seja por manipulação de algum lobby ou por incompetência mesmo, juntou índices e assim descaracterizou a necessidade do ARLA. A Nissan foi a primeira a adotar o sistema e vejam bem que interessante, quando ainda nem era obrigatório, ou seja, se antecipou numa ação que visava a saúde humana. Alguém tem algo para dizer contra isso???
Duvido. Então podem ofender e ironizar.
Precisa dizer mais alguma coisa?
É impressionante isso. Por isso o pessoal se revolta tanto e perde o controle e a educação.
Não vi nada na imprensa apontando para isso. Eu só li que a vice ia tomar o lugar da líder com um crescimento explosivo, que a S10 não pegou e estava caindo, que a Titano estava conquistando o seu lugar, que a Amarok não mudou nada e não ia sair do lugar...
Parabéns Edu, você incomoda, mas fala a verdade.
E o efeito novidade no caso da Amarok mais uma vez aqui provado, comprovado e certificado para calar a boca de muitos.
Eu sou a favor do Edu continuar divulgando isso aqui doa a quem doer. Mas, ele já ficou bravo só com esse comentário aqui mostrando que antecipou esse resultado... acho que ele não quer mais trazer isso para cá, mas deveria, pois humilha quem o desmerece.
E novamente, pelo nicho que a Frontier representa (um público diferenciado) ela está surpreendendo muito. Acho que isso tem muito a ver também com o seu design, porque só lançam coisas feias hoje.
Marco, eu não fiquei bravo, eu só pedi para não divulgar mais nada do que coloco nos grupos aqui no fórum. Eu escolho o que quero colocar aqui, quando de minha autoria, e o meu site é o meu canal oficial de informação. Lá eu publico a verdade até porque se alguém se sofrer caluniado que me processe.
Eu até entendo que muita gente tem interesse sério nesse assunto, e quando eu comento essas coisas é na intenção de se criar um debate sério e imparcial, mas, infelizmente, não são todos que tem maturidade e respeito para esse tipo de abordagem, e alguns fanboys de outros modelos ou haters da Frontier acabam transformando isso em "torcidinha de campeonato" de quem vende mais, como se isso significasse qualquer coisa na prática na direção que querem levar a discussão.
Ainda, temos aqueles que possuem um grau de entendimento e de interpretação de textos bem limitado, e acabam fazendo piadinhas, ironias e sarcasmos em cima da sua própria equivocada compreensão, e eu tenho que ficar ensinando e explicando individualmente para esse pessoal. Montam até tabelas que provam o que eu disse, e usando suas próprias tabelas eu demonstro graficamente o que eu antecipei, e nem um pedido de desculpas eu recebo.
Já tem gente exaltada, descontrolada partindo para ofensas de baixo nível e de forma direta, e aqui eu elogio a atuação da Moderação.
Então quanto menos espaço para este tipo de manifestações infelizes, melhor.
Se você diz algo sério, é ironizado, e se inventa bobagens que chegam a ser cômicas mas é do "grupinho", nada é comentado.
Este mês, por exemplo, teremos uma movimentação de emplacamentos bem tumultuada que a imprensa nem sonha, resultado óbvio de coisas que já abordei aqui e que vão se concretizando, mas o que quer que eu diga, será interpretado de forma equivocada ou tendenciosa. Então, é melhor deixar pra lá.
Além disso, o pessoal continua com muita dificuldade para entender o que é emplacamento e o que é vendas. Até os sites "especializados" se mostram ignorantes em relação à isso, e esse conceito é fundamental para entender o mercado.
Por exemplo, quando você pega os números da Fenabrave, que são de emplacamentos, a Nissan aparece em 8ª posição como montadora do país, mas esses índices não computam exportação, ao computar exportação, ela cresce um pouco mais nos números individuais.
Para quem quer avaliar a empresa no aspecto de participação e segurança no mercado, isso faz diferença.
Quando você soma aos números de vendas do Kicks as unidades para exportação, por exemplo, o modelo pula da 9ª posição para a 5ª posição no acumulado.
Além disso, é importante salientar que os emplacamentos estão quase sempre atrasados em meio ou até em um mês do número de vendas dependendo do modelo. Isso é bem explicado e explorado no meu site.
Então não tem mágica no que eu digo, não tem bola de cristal como aqueles que tem alguma dificuldade de "compreensão" ironiza equivocadamente.
A Amarok foi uma previsão que antecipei à imprensa, e detalhe, veja o lançamento dela, tanto a disponibilidade de mercado como as mudanças que o modelo sofreu, vão tirar conclusões interessantes, e o modelo vai se destacar ainda mais em emplacamentos (ops... acabei deixando escapar uma...:mrgreen:). Mas isso é bom, quem quer uma V6 mais potente vai encontrar o que procura nela.
Querem saber mais? Lá no grupo ou no meu site :mrgreen:. Aqui não temos espaço para tratar de um tema desse nível.
Então peço, por favor, que não divulguem mais nada aqui.
Minha vida profissional foi feita, e muito bem feita, em outros segmentos bem distintos. O automobilismo é só um tema que eu curto até pela minha vivência passada na área e pela curiosidade, assim como a fotografia, o áudio de alto nível, drones, tiro esportivo, etc... Não vou ficar aturando infantilidades em cima de algo que não representa nada comercialmente em minha vida, tanto que os meus sites nunca tiveram e não têm qualquer espaço publicitário, sequer do Google, o que elimina qualquer possibilidade de monetização.
Abordo estes temas por mero interesse pessoal, como hobby, e não vale a pena arrumar confusão por conta disso.
Esta semana eu vou liberar também alguns comentários bem interessantes no meu site, lembrando que quando se trata de problemas com modelos eu exijo comprovação documental, então pode haver algum atraso na liberação das publicações ou mesmo nem ser publicados.
E também vou reforçar que os comentários são filtrados, não é aquela estupidez como alguns sites que querem gerar conteúdo como blogs, instagram ou youtube. Então quando escrevo um artigo mostrando os defeitos de um modelo, não adianta vir com comentários inúteis do tipo "Por isso eu sou mais a (modelo concorrente)", "Essa marca não presta mesmo", "Já tive tal modelo e tive (ou não tive) problemas", "Isso é picape para o cara de chapéu e não para o doutor", "A melhor é essa ou aquela", porque eu apago tudo mesmo. Só aprovo o que for realmente pertinente ao conteúdo.
Frontier está bem colocada no seu nicho, não vai ser um modelo popular, nunca foi aqui e a grande massa do mercado não tem perfil para isso, mas ela vai oscilar bastante em torno das 800 unidades, com algumas surpresas pelo caminho.
O artigo está no meu site, só usar o campo de buscas.
Eu abordei esse assunto quando a Frontier adotou isso em 2023. Expliquei o que aconteceu. Infelizmente algumas marcas que eu respeitava muito estão me decepcionando, se envolvendo em escândalos e demonstrando pouco cuidado com a vida e a saúde.
O ARLA, para se ter uma ideia, não é nenhuma novidade nos países mais desenvolvidos, e chegou aqui praticamente por último.
A Nissan tem demonstrado uma preocupação muito grande com a segurança, basta ver a inclusão da suspensão multilink, muito mais segura apesar de alguns desinformados não entenderem isso, o uso de freios a disco nas quatro rodas, o controle de estabilidade inteligente, o uso abrangente de plásticos antichama, os controles de assistência autônomos que funcionam de verdade e não estão ali de enfeite, etc. Até o fato dela ainda usar a direção hidráulica e não adotar o ACC são exemplos de cuidados com a segurança. O mercado normalmente não entende isso, vai na modinha, e não duvido que a Frontier passe a adotar conceitos que agradem o povão. Bom pra ela já que essas tecnologias só barateiam o produto e aumentam os lucros.