Exatamente, meu caro. Isso que eu tentei mostrar. Tem que ler com cuidado, e ainda se virar para entender e interpretar o que esses jornalistas imbecis acham que entenderam e querem informar.... kkkk....
Foi erro a RAM adotar o multilink? foi erro a Toyota adotar o multilink na Tundra? foi erro a Ford adotar o multilink na Ranger Raptor?
É um erro todos os carros de passeio de bom nível adotarem uma suspensão multilink? O Toyota Cross tem multilink e independente lá fora, aqui... esquece, lançaram sem isso e foi até muito criticado, mas vende muito... porque é aqui... então... qualquer coisa passa mesmo... kkk...
Isso só pra citar poucos exemplo, porque tem muito mais. O erro está em querer que o consumidor pague por qualidade, por tecnologia, por evolução, por segurança... e aí cada mercado vai definir isso. Como ele começa dizendo, o problema origina-se no custo, depois ele ameniza tentando dizer que não seria uma diminuição de qualidade. Não é bobo. Eles vão ter que convencer o consumidor que a qualidade vai cair mas que isso vai ser bom.... kkkkkk..... Marketing! Seria uma decisão técnica... e aí ainda apresentariam isso como uma evolução e o povão compra a ideia fácil... kkkk....
Quem disse que não está decidido se vão mudar no Brasil? Com certeza eles já tem essa definição. Não pense que a indústria resolve essas coisas pouco tempo antes. O que não temos é a divulgação dessa decisão ainda, o que é diferente. Por isso é preciso tomar muito cuidado com a interpretação do texto. A nova Frontier brasileira já está pronta faz tempo, não tenha dúvidas disso.
Imagine agora que temos, somente aqui no Brasil, um potencial de 1.000 compradores mensais de Frontier. E o que esses compradores que escolheram o modelo, justamente também por ele ser diferenciado dos demais, vão achar disso? Vai ser só mais uma... Entende a preocupação estratégica? A preocupação de marketing? Como justificar essa decisão?
Por isso que eu digo que compro uma frota e guardo em casa... kkkk.... porque se isso acontecer, pra mim vai ser outra caminhonete comum, obsoleta em muitos aspectos como qualquer outra.
Outra opção é eu comprar um bom carro de estrada, ter um estacionamento na cidade, e trocar o carro por uma picape quando chegar lá para ir até o sítio. Aí até um tipo carroça resolve. Vou perder versatilidade, fazer o que? Mas já comentei aqui que dirigi concorrentes e quero muita distância delas. Pra mim não servem. Mas se servem pra alguém... ótimo... boa sorte.
Sou a favor, apesar de não concordar muito com isso, que a Nissan tenha todas as versões disponíveis, para quem pode e quer pagar por um produto superior e mais diferenciado (e que aumente o preço), e também tenha a opção para quem quer o basicão, apesar de crer que o mercado precise evoluir, mas... fazer o que? É a realidade.
Hoje até a básica SE barata vem com motor biturbo, freio a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade de última geração, suspensão multilink, etc... tire tudo isso das básicas então e venda pro povão que compra até o que capota só pra carregar feno na terra. Fazer o que?
Eu já carreguei coisa pior e fiquei feliz de tê-lo feito numa Frontier. Mas cada um é cada um.