É o que comentei sobre estratégia financeira. Se for olhar com atenção o artigo original em inglês, vai perceber que não tem prejuízo nenhum no que ela está fazendo, o segredo está na quantidade produzida e na formulação dos preços com base na aplicação dos impostos, e onde esse preço é reduzido, na concessionária, não na fábrica. Aí está a jogada.
A própria reportagem cita que: "os EUA está enfrentando uma crise no mercado automotivo. Prova disso é que várias marcas estão com estoques gigantescos de seus carros, o que tem forçado a medidas drásticas."
Não é só a Nissan que está com estoque alto. Aí pergunto, se o mercado está encolhendo, então porque estão aumentando a produção? Perceba a jogada.
Mas, por outro lado, se formos mais atentos à reportagem, percebemos que ela informa que a Nissan teve: "alta de 8,5% nas vendas nos EUA em relação ao três meses de 2023, além de aumento de 22,2% no fechamento comparando 2022 com 2023. E com tudo isso, a Nissan teve lucro recorde, e ainda cita que "No Brasil, a marca também vem em franco crescimento".
Ou seja, as vendas aumentaram, o mercado encolheu e os lucros subiram... bem vindo ao meu mundo financeiro :mrgreen:Outra estratégia dessa redução é que "A ideia é focada especialmente no Kicks, que precisa ter o estoque queimado antes da chegada da nova geração, já apresentada por lá".
Se iam lançar um novo modelo, então porque aumentaram as vendas? O normal é ir reduzindo estoque antes do lançamento, não é?Na verdade eles não estão queimando os carros, mas as peças de estoque de produção para chegada do novo modelo, indiretamente, comercializando peças.
A própria reportagem original da Automotive News mostra que as concessionárias participam de um plano de financiamento da marca, ou seja, a Nissan não está vendendo mais barato, o valor faturado é o mesmo, perceba que as concessionárias que estão autorizadas a vender 10 a 15% abaixo da tabela. É uma jogada financeira onde ela se aproveita também da redução de impostos, que lá é calculado diferente daqui, e do financiamento.
Por exemplo, se a Nissan aqui tiver um custo de 100 e vender por 100, ela ainda tem lucro com isso quando a venda é financiada. Ou porque será que quando você financia os descontos são maiores?
E há ainda a compensação fiscal pela venda, supostamente, sem lucro. Mas, ainda assim, elas vendem com lucro aqui.
Basta lembrar que a Ford ficou muitos anos aqui alegando um "suposto prejuízo", falsamente criado por ela para obtenção de benefícios fiscais e econômicos. Muitas empresas fazem isso aqui até hoje. O problema da Ford foi que ela se tornou mais gananciosa e quis vender aqui sem produzir nada, trazendo até produtos de mercados como Uruguai, Índia e China, por exemplo, isso se tornou ainda mais lucrativo. Veja o Territory, por exemplo, nunca foi Ford na verdade, uma enganação, era 100% chinês com a marca licenciada e vendido aqui como "premium" da marca, até o mercado mundial rejeitar o carro (aqui apesar de não vender quase nada o brasileiro ainda achava um carro "top" :lol:), obrigando ela a participar e rever o projeto e fazer um "meia boca" melhorado, que aqui manteve até o nome para não queimar ainda mais a marca que já sofre de forte desconfiança do mercado, mas em muitos mercados lá fora trocaram até o nome.
Por coincidência é sobre isso que até comentei no meu post anterior, não tem nada de surreal, há um universo de opções financeiras onde o produto em si nem passa a ser o foco, mas a capitalização, os benefícios fiscais, as aplicações e cambialidade das moedas, a jogada com impostos, e o próprio uso das revendas como instrumentos de operacionalização financeira. Por isso o lucro cresce mesma baixando os preços, como neste caso. O leigo acaba não entendendo isso e achando estranho e confuso.
Nem precisava buscar uma reportagem americana para entender isso, basta ver aqui, a Frontier e outros modelos da Nissan sendo vendidos abaixo da tabela, assim como estão fazendo outras marcas, e curiosamente, a Nissan aqui também bateu recorde de lucro e está até anunciando investimentos e ampliando a linha de produtos... isso não é curioso??? :mrgreen:
Bem, vou almoçar e depois voltar a fechar as análises. Até amanhã devo terminar tudo.