Agora é com você, Edu. Acharam dois defeitos em você, ser conhecedor do assunto e ser audiófilo. Está na hora de você mudar urgente :lol:
Começa a contar mentiras, aí você será respeitado :concordo:
Para os preguiçosos de plantão, pulem esse post porque ele tem conteúdo, não algumas linhas de besteiras.
Olha, que esse país vem se tornando uma grande lata de lixo, acho que muitos concordam. As pessoas fazem péssimas escolhas, estão perdendo a educação, o respeito e o caráter, e cada vez mais vivemos numa sociedade doente, incapaz de raciocinar e de agir como seres humanos. Tenho mais orgulho de meus 25 cachorros do que de muita gente que eu conheço.
É revoltante ver gente querendo me julgar, sem me conhecer, sem nunca ter falado comigo e pior, sem eu nunca ter lhe dirigido uma palavra, e nem quero, pois ela tem o tipo de personalidade que sou eu quem quer ficar bem longe de pessoas assim.
Sou engenheiro, advogado, empresário e outras coisas que não importam aqui. Trabalhei na indústria automobilística por muitos anos, mantenho hoje uma empresa de sucesso que só cresce a cada ano, seja com crises, com Covid, não importa, só crescemos. Temos hoje mais de 6.000 grandes clientes no Brasil e no exterior, entre usinas de açúcar e álcool, indústria farmacêutica, indústria alimentícia, etc... etc... etc... e também... Automobilística, para quem fornecemos peças equipamentos e serviços, 90% de nossa própria fabricação. Fornecemos para todas as montadoras do Brasil. Dou consultoria jurídica para empresas do exterior que precisem de suporte para adequação de negócios no Brasil, mas não tenho muito tempo para isso, então quem tiver interesse tem que pagar muito bem pelos meus serviços, muito bem mesmo.
Já estou com quase 62 anos e com a vida feita, e a única coisa que eu quero hoje é parar de trabalhar, e começar a aproveitar um pouco mais a vida. Estou inclusive colocando a empresa à venda. Já tenho patrimônio sobrando para o resto da minha vida, e nunca precisei pedir nada para ninguém, nem para bancos, nem para governos e muito menos para gente que nem conheço, então eu acho que eu mereço um mínimo de respeito antes de ser julgado por quem quer que seja. Pois quando alguém julga outra pessoa, de forma negativa e sem conhecê-la, provavelmente está refletindo a sua própria personalidade nessa avaliação.
Conheço muito do mercado automobilístico, e sempre contribuo com previsões que vão sempre em direção contrária ao que os “especialistas” curiosos ou profissionais sugerem, e sempre acerto, todas! Todo mundo aqui sabe disso. Errei a data de fechamento da Ford no Brasil por alguns dias, eu disse no final do ano de 2021, mas ela o fez 11 dias depois para abocanhar o dinheiro do final de ano dos coitados que compraram os seus carros com seus suados 13° salários. Um detalhe, eu previ essa data um ano antes, e há mais de 5 anos eu dizia que isso aconteceria. Ninguém, repito, ninguém compartilhou dessa previsão comigo, pelo contrário, me chamaram de louco.
Fiz inúmeras outras previsões que se mostraram realidade, não porque tenho uma bola de cristal, mas porque conheço o mercado, sou bem relacionado com o mundo industrial e tenho facilidade para raciocinar. Isso eu compartilho aqui, e gostem ou não, vira realidade.
Sou apaixonado por tecnologia, ajudei a fundar o HTForum, o maior fórum de áudio high-end do Brasil, depois fundei o Clube Hi-end, outro maior fórum brasileiro, e ainda mantenho um site sobre áudio de alta-fidelidade que é o terror do mercado, pois também mostra verdades que comerciantes e fabricantes querem esconder dos incautos audiófilos. Soluções milagrosas como pedrinhas mágicas, que na sua ingenuidade e ignorância, a maioria dos brasileiros acredita.
Participei da criação do Digiforum, o maior fórum de fotografia do Brasil com 20 anos de funcionamento, que encerrou as atividades agora em março, já que a população emburrecida pelo whatsapp começou a esvaziar o fórum. E este novo fórum que abriu de mesmo nome nada tem a ver com o que criamos, é apenas um oportunista.
Participo ainda de grupos relacionados a drones, home cinema, vinhos, informática, armas, tiro esportivo, e muitos outros. Não sou fanático por picapes e muito menos tenho qualquer vínculo de interesse comercial com a Nissan, a não ser como mais um cliente que compra de nós, já que muitos produtos nossos são exclusivos no mercado. Não existe outro fornecedor.
Tudo isso eu sempre tive como principal base de construção a honestidade, jamais enganei alguém, jamais me aproveitei de quem quer que seja, nunca tive um CPF negativado ou um simples cheque sem fundo emitido. Na empresa nunca tive uma reclamação trabalhista, um atraso de salário ou de fornecedor.
Dito isto, eu ainda quero crer que qualquer julgamento negativo ao meu respeito seja uma leviandade partindo de uma mente ignorante e pouco evoluída, de quem provavelmente se reflete nestas críticas.
“Audiófilo”: é um entusiasta do som que gosta de ouvir reproduções de música em alta-fidelidade. O Audiófilo tenta alcançar um nível de qualidade da música o mais próximo possível da gravação original usando aparelhos de alta fidelidade.
Esta é uma definição simples, pois a mais completa é bem mais complexa. Mas, esta definição induz que quase todo mundo pode ser um audiófilo, pois todo mundo gosta de um som bem reproduzido.
Mas, o audiófilo busca ser audiófilo, e não ter vontade de ser, porque precisa conhecer música, entender o funcionamento da percepção musical auditiva, compreender os elementos que compõem o evento musical, como altura e largura de palco, equilíbrio sonoro, equilíbrio tonal, detalhamento, amplitude de faixa, micro e macro dinâmica, comportamento das faixas de frequências audíveis e suas harmônicas inaudíveis, ter experiência com a música ao vivo, conhecer o som real dos instrumentos, avaliar piso de ruído, compressão e muito mais. É uma ciência, não uma vontade.
Não basta conhecer tudo isso, ainda tem que buscar o sistema para que isso se torne realidade, e aí entram os equipamentos high-end, onde um simples cabinho de força pode custar milhares de dólares, um bom toca-discos pode custar mais de 200 mil dólares, e ainda tem todo o tratamento acústico da sala, não para isolar o som, mas para controlar as suas reflexões através de absorção e difusão das frequências sonoras. Até a rede elétrica precisa de cuidados, a rede que alimenta o meu som é dedicada, exclusiva, não alimenta nada mais na casa e toda a energia passa por um sistema de filtragem que pesa mais de 100 quilos.
Depois disso, utilizo um equipamento importado da Alemanha que vai fazer uma “radiografia” do comportamento das ondas sonoras na sala, gerando sinais sonoros de acordo com um protocolo pré-definido e fazendo a leitura destes sinais de volta,identificando picos e vales em toda faixa audível, onde soluções são encontradas para ajustar estas variações e tornar o sistema perfeito na reprodução. Ainda, aplico uma técnica criada por mim e já difundida na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e outros países onde defendo a readequação do sistema à nossa curva de audição, buscando compensar eventuais perdas e reforços do nosso sistema auditivo.
Som automotivo pra mim, sendo honesto, é um lixo. Pode usar os melhores equipamentos do mundo, vai continuar sendo um lixo comparado a uma sala dedicada e tratada com sistemas audiófilos e ambiente totalmente controlado. Numa sala de áudio high-end, existem até controladores de vibrações nos equipamentos, e elevadores e isoladores de cabos.
Num carro, o ambiente de audição é cheio de interferências impossíveis de serem controladas, e de fatores prejudiciais que não podem ser superados. Eu conheço amigos que usam fones de ouvidos dentro do carro se sujeitando a multas e aos riscos dessa decisão. São fones que custam uma pequena fortuna também.
Quando o sujeito do vídeo que citei disse que o som da picape dele é muito ruim, que até um Renegade tem um som melhor, ele foi até gentil. Eu também me equivoquei um pouco ao confirmar que é ruim, porque não é ruim, é péssimo.
O som é chapado, sem equilíbrio tonal nenhum, com dinâmica muito comprimida, sem detalhamento, e muitos defeitos que demonstram claramente que houve muita economia na escolha da central. Até o som que montei no meu PC é melhor do que aquilo. Um carro nunca vai ter um som perfeito como numa casa, mas pode ter um som “razoavelmente mediano”, mas não pode ser ruim. Pode ser considerado bom dentro das suas limitações, mas jamais pode ser ruim.
O que eles fazem é meter um equalizador na multimídia para tentar enganar um pouco. Na audiofilia é quase um crime usar equalizador no som, porque ele deteriora ainda mais alguns parâmetros sonoros.
Portanto, eu tenho muita facilidade para julgar a qualidade sonora do som de um carro, pela minha experiência, pelas minhas pesquisas e cursos que fiz para aprimorar o meu conhecimento.
Não basta escreverem um “JBL” no painel do multimídia que eu vou perceber que tem algo errado e descobrir que o que tem ali é um Pioneer licenciado de terceira qualidade. Eu percebo isso em alguns segundos. E se eu digo que é, é porque é, tanto que sempre coloco imagens para provar o que eu digo. Nem o “sistema Bose” usado pela Nissan me agrada, é um pouco melhor que o lixo JBL, mas longe, muito longe de um sistema composto por Focal (de nível high-end), B&W, Dynaudio, Vifa, Tannoy, Meridian, McIntosh, Bang, etc... empurrados por um bom equipamento, e sem amplificação externa nenhuma, seja um Fosgate ou qualquer outra porcaria, jamais! O audiófilo busca a qualidade, e não a quantidade. Não ouvimos som em altos volumes, porque depois de alguns minutos os ouvidos perdem a capacidade de ouvir os micros detalhes.
Então, novamente, afirmo aqui que o som usado em uma certa caminhonete aí é muito ruim, e é mesmo. Nitidamente está longe da ideia de um equipamento “tecnológico” de bom nível. Como já se vem descobrindo que muitos componentes dessa caminhonete são baratos e que o projeto nasceu com a clara intenção de redução de custos, em breve restará provado que o multimídia teve um apelo mais visual do que de qualidade de fato. E agora virou uma questão de honra e vou atrás dessa informação.
O som da Frontier é de longe o melhor hoje entre as picapes médias, e muito melhor que essa, mas ainda ligeiramente inferior, por exemplo, ao de uma RAM que conheci recentemente, mas não tem a ver com a eletrônica somente, mas ao volume interno.
( O Sistema de Som Original da Nova Frontier – Clube da Nissan Frontier )
Espero que da próxima vez que alguém quiser me julgar, ou julgar quem quer que seja, que o faça de forma justa e não leviana, porque tenho orgulho de todo o conhecimento que tenho, e também de ser um audiófilo. E o que eu aprendi ao longo de meus quase 62 anos, eu vou compartilhar sim, porque os jovens hoje não sabem nada além do que aparece numa rede social na tela de um celular. E se alguém se incomodar com isso, não leia o que eu escrevo, simples assim.
E quem odeia textos longos, pode preferir ler frases de para-choques de caminhões. Vai lá. Muito interessantes, instrutivas e normalmente de fácil compreensão para quem tem dificuldades com textos sérios.
"..enquanto a suspensão traseira revela o eixo rígido tradicional, mas a Nova Frontier deve manter os cinco braços de apoio em cada lado, bem como as molas helicoidais. Isso garante maior estabilidade, menos saltos em pisos ondulados e redução de custos."
Redução de custos??? De onde esses malucos tiram estas bobagens?
Uma suspensão melhor e mais barata, todo mundo usaria, não só picapes mais caras ou de versões de meio milhão.
São os "jornalistas especializados".
Li uma vez que disseram que a Frontier passou a usar freios a disco na traseira porque é mais barato que a tambor. O "esperto" jornalista só não sabia que ela na verdade usa os dois, e que se realmente a disco fosse mais barata, todo mundo usaria, até porque é muito mais eficiente, e não somente a Frontier usaria. Tem marca que nem usa em toda a linha, só em versões mais caras.
Bem... vamos dar um desconto... pode ser o tradutor do Google... :lol:
Boa Edu. Uma resposta inteligente e a altura do que tinha que ser dito, e teve um outro que disse que você é vendedor da Nissan :mrgreen:
Todo mundo que fala bem da Nissan é vendedor dela :lol:
Mas acho que você deu uma boa esfregada na cara de todo mundo quem você é, e vi que até poupou mais detalhes. Tá certo, foi suficiente. Muito bacana a sua história.
Que legal, mas duvido que chegue aqui em 2025. A Nissan vai adequando ela para cada mercado e lançando aos poucos.
A L200 já ganhou dois prêmios lá fora com nota máxima em segurança, se a Frontier seguir o mesmo caminho, vai começar muito bem, apesar de já ter pontuação máxima em segurança.
Opa Edu, falando um pouco mais sério aqui... Entrei no grupo aqui faz muito pouco tempo já que recém adquiri meu primeiro 4x4. Como comentei logo no meu primeiro post fiquei muito feliz de achar este tópico bastante ativo porque também tenho cultura de fórum, inclusive nos identificamos de alguma forma porque eu fui por muito tempo um usuário do infelizmente descontinuado HT Forum. Acho fórum uma ferramenta espetacular para compartilhar experiencias e informações que te fazem aproveitar melhor um produto, especialmente importante para uma ferramenta poderosa como uma caminhonete. E diferente de outros canais de discussão, tem a importante característica de manter as discussões disponíveis para consulta por qualquer pessoa, que nem precisa frequentar o fórum, mas pode achar uma resposta a partir de uma simples consulta no google.
E aproveito muito as discussões aqui, tem muita informação interessante, experiencias, opiniões por perspectivas diferente e até um pouco de humor. Acesso este tópico mais de uma vez por dia ansioso por novos posts e até dou uma olhada geral nos últimos posts de outros tópicos porque frequentemente encontro informações relevantes. Acho particularmente interessantes teus posts porque você navega com profundidade em vários assuntos, admiro pessoas com essa capacidade. E me beneficio com isso na prática, por exemplo tomei decisão sobre um upgrade que faria no som da Frontier baseado em uma perspectiva tua sobre influência dos alto-falantes traseiros que nunca tinha parado para pensar ou tinha lido a respeito e agora me parece muito obvio.
Dito isto, por falta total de observação da minha parte, somente ontem percebi a dinâmica das interações indiretas entre este tópico e alguns outros, vinculadas a um par de usuários. E nessa conexão entre o tico e o teco entendi melhor comentários destes meus meses de convivência aqui que para mim eram meio abstratos. Me lembrou muito de embates do HT Forum classicos, como iOS vs Android, Play Station vs XBOX, Windows vs Mac OS, etc etc etc... Para ser bem sincero acho que é necessário lutar contra isso, eu sempre alternei celular Android com iPhone, sempre tive um XBOX e um PS ao mesmo tempo, trabalho com Windows e tenho em casa um Mac, e assim por diante. Comprei a Frontier agora porque foi a caminhonete que me pareceu mais aderente a minhas necessidades, depois de vários meses buscando informações e fazendo test drives, mas não acho que qualquer decisão seja errada, apenas atende interesses diferentes (mesmo quando tomada com ignorância faz parte). Quando começamos a dar atenção demasiada para opiniões contrárias, que sempre existirão e pode ser saudável, corremos o risco de virar bandeira, entrar em ataques pessoais (com pessoas que nem conhecemos como você comentou) e as discussões começam a perder sentido.
Estou até arrependido de ter feito um comentário com o tal video da Frontier que para falar a verdade nem assisti, apenas achei engraçadas as conclusões a partir dele e acabei entrando na brincadeira. Acho que o nível das pessoas deste tópico é muito alto e deveria dar um /ignore nas provocações. Alguém quer fazer piada porque achamos a suspensão multi-link melhor que feixe de molas? Tudo certo, vamos de boa.
De minha parte continuarei participativo, tentando agregar quando posso e principalmente aprendendo com vcs, ignorando qualquer comentário desnecessário vindo de onde vier. Espero não ter ofendido ninguém, coloquei este textão aqui nas melhores das intenções, aprecio muito todos os participantes deste tópico.