ja fiz isto e foi assim que a tração começou a funcionar mas vou ter que trocar alguns sensores.
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ja fiz isto e foi assim que a tração começou a funcionar mas vou ter que trocar alguns sensores.
Olá Agricio ; estou passando pelo mesmo problema , poderia dar mais detalhes desta tal válvula DGV.
Saudações a todos,
Sou novo aqui e como mero acompanhante deste Fórum a algum tempo agradeço a todos pelas perguntas e respostas muito elucidativas postadas. No entanto estou com um problema para o qual não encontrei nenhuma resposta, nem aqui nem na internet de modo geral. Postei meu problema no tópico da Mitsubishi e até agora não obtive nenhuma resposta. Tenho uma L200 Triton 2012. A cerca de 10 dias um gambá (eu suponho) resolveu se esconder no motor do carro e meu cachorro fez o favor de arrancar as proteções de borracha interiores ao para-lama e arrebentar os dois fios que levam ao sensor do ABS do lado direito. Uma vez identificado o problema, optei por tirar a roda e emendar e isolar devidamente os fios. Feito isso procurei uma concessionária para apagar a luz do ABS que desde então estava acesa direto. O mecânico não conseguiu fazê-lo e me informou que a emenda deveria ter sido soldada. Desta forma voltei no dia seguinte a fim de que o fio fosse soldado. O detalhe é que mesmo após a solda a luz não se apagou (mas eu morri em R$ 400,00 pela solda). Uma verificação do sensor constatou que o mesmo estava ok. Desta forma me informaram que a única forma de resolver o problema (apagar a luz do ABS) seria trocar o chicote inteiro no valor R$11.700,00 (lógico que não autorizei o serviço!!). Minha questão é: seria esta informação procedente? Se sim, como um carro que se presta a finalidades de elevado nível de robustez permite que um mero rompimento de 2 fios leve a troca de um chicote de cerca de 2 m de comprimento com inúmeros outros fios? Seria isto um Calcanhar de Aquiles da L200, culpa do excesso de eletrônica embarcada dos carros de hoje em dia ou estão tentando me enrolar?
Agradeço antecipadamente
Mauro Pisani
Mauro, procure uma oficina especializada em ABS.
O simples rompimento do fio e posterior soldagem dele não deveria causar nenhum dano no sistema elétrico.
O correto seria apagar a falha do ABS no módulo e efetuar os teste para ver se está funcionando normalmente.
Você pode testar o ABS em um local sem transito e pessoas por perto, e numa velocidade compatível com a via e frear bruscamente para ver o funcionamento do ABS, se alguma roda travar (cantar pneu continuamente) é porque o ABS não está funcionando corretamente. Caso esteja funcionando é somente o código de falha que está gravado no módulo devido a anomalia.
Esteja a pelo menos 60km/h para testar, para que consiga ter uma certa distância de frenagem e consiga verificar se tem alguma roda travando durante a frenagem.
[]s
leobnaval,
Muito obrigado pelas dicas. Quanto ao ABS já testei e me parece que está ok. Só que a lâmpada não apaga. O mecânico da Mit tentou apagar mas não conseguiu. Ele diz que o Scanner informa falha do lado direito (o lado da solda). É muito complicado lidar com oficinas (principalmente concessionárias) nas quais não se confia. Quando eu disse que não autorizaria o serviço o supervisor da oficina resolveu me passar atestado de otário, primeiro dizendo que era muito perigoso pois eu poderia ficar sem freio a qualquer momento. Quando eu dei uma risada ele tentou "melhorar" dizendo que eu gastaria um jogo de pastilhas de freio a cada 500 km. Saí de lá debochando da informação e pensando na covardia desse caras. Minha dúvida é: existe algum "plano B" para apagar o código de falha no módulo? Obrigado mais uma vez.
Bom quanto ao sistema de freio e durabilidade do sistema isso independe do ABS. O ABS atua somente para evitar o travamento das rodas durante a frenagem, portanto o supervisor só falou besteira...
Quanto a como apagar esta falha, e consequentemente a lâmpada, precisaria consultar um especialista em eletrônica ou ABS, deve ser possível sim, só que eu especificamente não sei como realizar.
[]s
Como você mesmo desconfia eu acho que seu maior problema está na CSS.
Você tem certeza que não há mais nenhum dano no cabo? Que o sensor realmente está ok? Que o conserto do cabo foi feito corretamente inclusive respeitando a polaridade?
O ABS da Triton possui um sensor para cada roda, então o scanner teria que indicar exatamente em qual deles está o erro e também é possível fazer um teste de rodagem com o scanner conectado para identificar se as informações estão corretas, por exemplo, numa reta todos os sensores tem que indicar a mesma velocidade.
Como o Leo disse, procure alguém que tenha conhecimento para testar todo o sistema, chicotes, sensores, etc.
Deverá ser feito um teste direto no conector do modulo do ABS, a resistência deve ser por volta de 1,6K ohms (esse valor pode ser diferente devido a particularidades do sistema, para ter certeza é so comparar com as rodas que estão OK).
A CCS normalmente não tem alguém conhecimento para isso, eles são em sua grande maioria trocadores de peças...cobrar R$400,00 para soldar um par de cabos é um absurdo...
Quanto ao funcionamento do ABS, acho muito difícil que esteja Ok, já que a luz acesa indica uma anomalia e com isso o sistema é automaticamente desligado para evitar riscos.
Com a luz acesa o freio de sua Triton funciona normalmente, apenas como um freio comum, sem ABS.
Não há risco nenhum de ficar sem freio e também não haverá desgaste maior de pastilha, ou qualquer outra coisa.
Thiago,
Não descarto um possível rompimento interno do fio em outro ponto do chicote (apesar de achar pouco provável). Amanhã vou conferir. Quanto a polaridade está ok!
O teste de rodagem foi feito e indicou que a avaria está no lado da solda. Muito obrigado pela informação da resistência. Agora já estou com 1 olho aberto no meio do tiroteio. Quanto ao freio e às pastilhas estou tranquilo. A luz amarela acesa é que me enche o saco. Amanhã vou dedicar o dia a resolução deste problema. Posto o resultado aqui. Muito obrigado pela atenção. Abraço.
Caríssimos,
O problema do ABS foi resolvido ontem. O Scanner detectou avaria no ABS e incapacidade de apagá-la tal qual o Scanner da Mit . O único "detalhe" é que a indicação era na roda esquerda e não na direita. Uma verificação posterior permitu constatar que havia uma dobra muito acentuada no fio do sensor caracterizando um possível rompimento interno. Ao cortar o fio... Bingo! Estava rompido. Uma soldagem posterior permitiu ao Scanner apagar o registro e a luz se apagou. Agora depois de tudo fico pensando nos detahes do ocorrido. A coincidência do rompimento do fio do lado direito com a dobra no fio do lado esquerdo pode ter ocorrido devido a uma mordida adiconal do cachorro, mas como o Scanner do mecânico da Mit não informou o lado correto? Vejo duas possibilidades: 1) O Scanner informou o lado correto mas o mecânico ficou na dele para ver se eu comprava o chicote de R$ 11000,00. 2) O mecânico não sabe a diferença entre left e right (o Scanner da Mit fornecia informações em inglês). De qualquer modo, digamos que tenha sido um engano... Será que uma vez comprado e instalado o chicote e constatada a avaria (simples!!) no fio do lado esquerdo eles me informariam o ocorrido, devolveriam o chicote e me cobrariam apenas a emenda no fio do lado esquerdo. Acho que não! De qualquer forma valeu como aprendizado e me permitiu eliminar uma dúvida que eu tinha em relação a: revisões em concessionária (durante a garantia) versus revisões em oficina de confiança. Vou me lixar para a garantia, assumir o risco, e fazer as revisões na oficina onde levo meus carros a mais de 30 anos. Abraços a todos.
Amigos, hoje aqui em João Pessoa está chovendo muito e choveu muito durante a noite toda, como era esperado, a cidade toda alagada. no trajeto para o trabalho, sei de dois locais que empoça água, antes da minha quadradona, mudava a rota por uma bem maior e engarrafada, por causa desses alagamentos, mas com a L200, nunca tinha passado por alagamentos grandes, fui arriscar, em um deles, foi tranquilo, mas como passei um pouco rapido, acendeu duas luzes no painel, uma eu sei, é a do alternador, a correia que devia está patinando por causa da quantidade de água a outra eu não sei, passou esse ponto, tudo voltou ao normal, mas vamos ao que interessa mesmo, o segundo ponto de alagamento, alagou mais do que o esperado, mas não me intimidei, mandei brasa e vamos atravessar o alagado, com a velocidade a água subiu no farol e quase subiu no capô, como nas etiquetas coladas no carro diz que posso enfrentar até 1,1 m de água,continuei sem medo, porém as duas luzes acenderam, como o trajeto foi um pouco maior, essa luz ficou acessa o tempo todo, novamente, saiu do alagamento, ela apagou... Procurei na internet e não achei sobre esta luz, então tirei uma foto e estou postando aqui para saber se alguém pode me ajudar, essa luz tambem acende quando ligamos o primeiro estágio da bateria, antes de dar a partida, mas é claro, depois apaga, deve ser teste ou algo assim... então a minha dúvida é, o que esta luz indica e o fato de o carro andar com ela acesa em um alagamento, pode prejudicar o carro?
Detalhe, cheguei no trabalho e abri o motor para verificar onde a agua chegou e não chegou nem perto das partes importantes, como o filtro de ar, olhei tudo e aparentemente foi agua só na parte de baixo mesmo... tudo sequinho em cima o bloco do motor...
Desde já agradeço a ajuda de todos!!
Anexo 416570
E aí amigo, tudo jóia?!
Não consegui ver seu anexo, mas como tinha uma quadrada tbm sei as luzes que vc tá falando!!
Acontecia na minha tbm quando passava em lugares muito alagados...
Uma luz seria da bateria(alternador) e a outra luz é a de água no filtro de combustível, de cor laranjada que tbm acende qndo liga a ignição...
Se elas se apagaram não se preocupe que está tudo normal..ok?!
Isso ocorre msmo quando passa em trechos alagados, só dá uma checada pra ver se sua correia não afrouxou...
Grande abraço!