Postado originalmente por
leobnaval
Pois é carro usado é assim mesmo, provavelmente o antigo dono não teve o cuidado necessário.
É absolutamente normal peças do sistema de arrefecimento furarem devido a corrosão, uso de produtos inadequados ou trocas em períodos muito prolongados.
Uma dúvida, você trocou até as correias dentadas? Porque para trocar as correias comuns (perfil V) não é necessário tirar o radiador.
Outra coisa é que você utilizou o aditivo rad cool, cara por melhor que seja, eu recomendo o uso apenas do aditivo original Mitsubishi. Ele é muito especifico devido ao bloco do motor ser de ferro, cabeçote de alumínio e radiador de cobre ou latão.
Nos últimos anos meu pai insistiu em usar etileno glicol (desses que vendem em qualquer auto-peça) trocávamos todo ano misturando 2L de aditivo e o restante de água destilada. Resultado, ao tirar o cabeçote para tirar uma vela aquecedora (xing ling) que quebrou dentro do cabeçote, vi que as galerias de água do cabeçote estavão bastante comprometidas, alguns pontos as paredes de alumínio estavam quase interligando as galerias de água com a de óleo. Sorte que abrimos senão seria questão de tempo até o motor fundir.
Atualmente eu arrisquei usar apenas água destilada e uma pequena proporção de anti-corrosivo da MWM (verde). O Thiago Pereira já me alertou que este aditivo possui Silicatos em sua composição, que podem corroer o alumínio porém como outros aditivos da MWM também são compostos com Silicatos e são homologados para veículos que possuem radiador e cabeçotes de alumínio e/ou ligas de alumínio, estou usando ele mesmo.
[]s