Postado originalmente por
Flavio Viuvaldo
meus amigos ,vou fazer um relato de tudo que aconteceu com a minha L 200 gls 2002 neste ano pois se alguem passar pela infeliz situção talvez possa tirar algum proveito do que vou postar .
Dia 18/01/13 ao ir pra fazenda a viatura apagou do nada , desconfiei logo que fosse a correia dentada , pisei imediatamente na embreagem e parei logo , pois estava de segunda marcha e devagar , chamei o mecanico e constatou que realmente era a correia dentada . rebocamos ela pra oficina e pedimos as peças (correias e tensores)+- R$300,00.apos a troca foi fazer o teste , nem precisou dar a partida , levantamos asrodas trazeiras e o motor tava realmete travado .
abrimos o cabeçote e constatamos que o eixo de comando das valvulas tinha quebrado , tiramos o cabeçote , e tinha tambem empenado uma biela .o motor já tava com alguns sinais de desgaste , resolvi retificar , R$7800.00 apos sair da retifica ficou vazando oleo no retentor do volante, foi consertado, passou vazar oleo disel no retorno dos bicos , (é um caninho que liga os quatro bicos e o oleo retorna ) que foi soldado , pois ainda não encontramos novo pra trocar . resolvi ir até a cidade vizinha Divinopolis .
que tem c c s mit (kami )trocar o sensor de temperatura pois estava usando um pararalelo e oponteiro da temperatura tava marcando a mais (mesmo com carro frio ele ia lá pro meio ) apos uns 30 km o ponteiro foi no zero pensei logo que o sensor tava com defeito mesmo andei mais uns 2 km ele foi subindo de uma vez e foi pro máximo continuei a pensar que era o tal sensor , mas resolvi parar pra conferir . liguei pros mecanicos da refic e relatei o fato e carro não tava fervendo pois a agua do rezervatorio tava fria mas não abri a tampa do radiador , pelo que relatei , me falaram que podia rodar ai ela custou a pegar , mas foi com a temp lá em cima por mais uns 3 km, ai fez um barulho diferente parecendo batendo vauvula e apagou bem próximo de uma oficina o mecanico mediu a temperatura com o termometro e no cabeçote tava em torno dos 11o graus e em baixo tava frio . apos uns 40 min abri o radiador e vi que não tinha agua , e vimos que uma magueira dagua que vai do motor a turbina tava estourada. Foi até a c c s . comprei a mangueira e o sensor original (R$200 )e instalamos . fiz novo teste . no asfalto e na terra tá tudo normal . mas ao ficar uns 30 min no engarrafamento a temp foi a 3/4 no painel, mas não ferveu . depois de esfriar , completei com +- 1 L direto no radiador ,pois reservatorio lateral ( plastico) a agua tá no nivel ,(pra que serve então )vou verificar a agua dela todos os dias ,ainda não sei pra onde essa agua foi . agora não tenho mais confiança nela . e não sei se vai ficou seguela no motor apos estes problemas ,
já pedi até o Padre pra benzer . pois nunca passei tantos problemas assim com ela . resolve um, aparece outro pior .
e não estou em condiçoes financeiras pra trocar por uma zero agora .
um abraço a todos .
Flávio