Obrigado pela ajuda, aqui no Rio o calor ta matando tb, um abração.
Versão Imprimível
Isso tem que ser avaliado, eu tenho notado que com os aumentos de temperatura ambiente.. se ficar rodando no transito urbano com anda e para... sem vento para o motor dar uma respirada ele ta trabalhando acima do comum que me acostumei e olha que meu caso é carro a gasolina... e ja tenho ate cortado o uso do ar... em algumas situações que podem fazer o aquecimento aumentar alem do normal... e procuranod vias melhores para poder ele receber mais ar e trocar o calor... se a gente padece no sol que ta fazendo imagina um motor a combustão....
é atenção para evitar danos... por isso sou contra aquele painel de carro que algumas montadoras fazem que so um led para avisar aquecimento do motor... e o controle... vc ver a parada dar sinal de algo errado antes de explodir....
Boa noite a todos!
Leo e Junior...desci a serra esse final de semana e comportamento normal (sempre no mesmo rojao 110 - 120) da L. Na subida da serra, iniciei com o ar ligado, mas depois desliguei porque estava esfriando demais. Subida a 100 - 110 e numa parte mais puxada (íngreme e com mais curvas), fui a 90. Senti que ela está normal. Está no segundo tanque de S-50, pois para a praia só tinha o comum aditivado. A fumaça ao ligar e em baixa ainda persiste, mas nas aceleradas já melhorou bem.
Até numa reta depois da serra, dei uma acelerada forte na bixa e ela chegou tranquilo aos 140.
Percebi que quando eu acelero ela, ela tá indo bem, mas sinto que o giro sobe mas da umas leves travadas. Será que é a carbonização da turbina? Constatei que nunca foi feita a descarbonização.
PS.: É engraçado que na reta antes da subida, os motoristas de reta passam que nem um foguete por mim, aí chega na subida da serra e a L200 vai encostando todo mundo hehehe...aí na reta todos passam bem corajosos haha. Foi só um desabafo hehe.
A praia estava bem vazia nesse fds devido ao segundo turno e deu pra entrar na areia pra poder brincar um pouco e subir umas pequenas subidas em areia pra usar o 4x4. Tudo normal!
Abraços!
Ah! e na subida, sempre em quinta marcha, sem sentir que o motor precisava de redução. Apenas em um momento que um carro entrou na minha frente a 90km/h que eu perdi o ritmo, mas pisei nela e o motor respondeu.
Galera quanto ao carro aquecer pouco mais do que de costume com este calor é absolutamente normal, ainda mais no transito parado (sem fluxo de ar). qualquer motor independetente da marca e modelo aquece pouco mais que o de costume.
Junior eu falei para ele ver se tem, porque eu já vi cada coisa que mecânico faz, que não desconfio de mais nada (na minha um mecânico a uns bons anos, sumiu com um defletor inferior do radiador e nunca mais achei....:sad:). Se estiver tudo lá é só ver se funciona, assim como outros itens...vai por eliminação do mais simples até o mais complexo.
Antonios se sua L está com bom desempenho desencane!!!
Uma coisa não confunda diesel aditivado com diesel S50. São diferentes e o S50 tem cor amarelo claro, e o diesel S500 aditivado ou não é vermelho.
[]s
Valeu Leo! Eu tenho um excesso de cuidado com as coisas, por isso que estava ficando meio encanado hehehe.
É eu já sabia da diferença devido ao fórum.
Abraço
Verdade Léo, hoje em dia tem gambiarra em tudo...!!
E esse calor de hoje em dia está judiando tanto de nós, quanto dos animais, quanto dos motores em geral..não tá brincadeira!!
Antonio, assim como o Léo falou, se tá andando normal puxando bem, então melhor deixar assim, pq as vzs vc vai fazer só por vaidade mesmo e acaba desregulando alguma coisa...daí já não fica legal como tava o carro antes!!
Por isso só faça descarbonização mesmo quando necessário meu amigo, já que essa TGV não é muito fácil de mexer nela...hehe!!
A L200 realmente tem muita força em baixo giro...em 5a marcha de 70km/h acima vc já tem força suficiente pra retomar velocidade sem reduzir, isso tbm pela relação curta que ajuda + TGV!!
Já na S10 eu reparei logo qndo comprei que tem um buraco entre a 4a e a 5a...
Achei que a relação fosse igual das S10 antigas mas não é...foi encurtada da 1a até a 4a...e a 5a marcha é bem longa!!
Por isso na BR tem que alongar bastante a 4a antes de jogar a 5a, senão não rende bem igual as anteriores...
Pra vc ter uma idéia da 4a marcha pra 5a há uma queda de +/- 1150rpm...é oq todos nós queríamos há um tempo atrás na L200, 4 marchas curtas pra cidade e 1 longa na estrada...a S10 é assim, mas o motor tem muita força pra empurrar viu!!
Pra vcs terem uma idéia a 140km/h a S10 está a 2750rpm...
Grande abraço pessoal...
Obrigado Junior!
Oooo sonho estar na minha L200 a 140km/h nessa rotação!! hahaha
É por isso que de 120 não passo. Apenas quando necessário.
Abs
Pois é Anderson! Nem tudo é perfeito, pois como já escreveram por aqui, se a L200 tivesse o motor mais atual ou até a relação das marchas melhorada, ai não teria pra ninguem! hehehe
A triton tem um motor muito bom, commom rail, 3.2 que gera 170cv, que é um número bom. Mas a ranger, também 3.2 está com 200cv e mais torque.
A amarok com um motor 2.0 consegue 180cv e o nosso 2.5, guaribado, apenas 121cv. Sendo que dizem que a amarok com 122cv leva bem.
É tudo uma questão de engenharia. E eu acho que o motor 2.0 da amarok não seja um motor forçado mas sim uma prática que é tendencia hoje, o downsizing. Consiste em "diminuir" o volume do motor e manter ou aumentar a potencia.
Bom não sei se na Triton é assim, mas a Full a 3400RPM ela está bem acima de 190km/h.
E a 2500RPM está a 150km/h +/-.
Isso no ponteiro, nunca coloquei no GPS pra ver.
De uns tempos pra cá ela perdeu um cado a força, estava usando S50, agora voltei pro comum, BI e S50 no Brasil não combina.
Talvez com um aditivo funcione.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.