Powered by vBulletin

L 200 triton-impressoes dessa pkp.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 646 de 912 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 146546596636637638639640641642643644645646647648649650651652653654655656696746 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 12/12/2011, 17:29
    Costalonga
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O problema é a parte do "não é barato". Eu trabalho em cima de uma loja Michelin. R$960,00 se tivesse. Mais caro que um BF AT 285.

Isso é verdade, só que pra teu proposito ele é o ideal.

Tem o Grabber AT² também.
    Não sei se tem na medida 285.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.
  • 12/12/2011, 17:33
    Costalonga
    Citação:

Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Com a chegada da nova geraçaõ de picapes medias (Amarok - Hilux (bela bosta) - Ranger (essa sim) e S-10/Colorado) a Mit vai ter que se mexer pra Triton não ficar defasada.

Existem algumas coisas faceis de se fazer (teoricamente) e que melhorariam muito a picape:

- Trocar o cambio (tem ai o invecs-III CVT, Outlander 2.4 e 2.0 que é o melhor, só não sei se aguenta o trabalho pesado) ou o invecs-II 6A/T-S do Outlander GT - ou ainda o invecs-II da Pajero Full (5 marchas e sequencial);

- Colocar a mesma configuração de motor da Pajero Full (200cv e 49kgf de torque - acho que é TGV) ;

- Farois, rodas e acabamento da Pajero Dakar;

-Controle de tração e estabilidade e diferencial central bloqueável;

O visual da triton ainda acho compativel e em igualdade com as novas.

O cambio da Full é otimo, mesmo tendo 165cv o motor rende muito com esse cambio.
    Pra mim o unico porém desse cambio é ele puxar a primeira sem necessidade, o delay do Conversor nem é algo que se possa dizer que seja um problema, é questão de costume só.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.
  • 12/12/2011, 18:00
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    O cambio da Full é otimo, mesmo tendo 165cv o motor rende muito com esse cambio.
    Pra mim o unico porém desse cambio é ele puxar a primeira sem necessidade, o delay do Conversor nem é algo que se possa dizer que seja um problema, é questão de costume só.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.

Eu não tenho nada que reclamar do câmbio da Triton. Nem do fato de ser lerdo na saída, a única coisa que sinto um pouco de falta é de uma opção de troca manual pra usar na estrada como tem na Dakar. Pra mim ser adaptativo como o Invecs não faz falta.
  • 12/12/2011, 18:14
    RONIE_VALIM
    Pessoal reclama de cambio AT por não ter o carro "na mão"... Em situações de emergência o AT é até mais confiável por não precisar de acionar embreagem e troca (redução) da marcha.

Basta dar um toque que já terá reduzido...

Esses dias por curiosidade eu estava a uns 120km/h ou um pouco mais e coloquei segunda na Hilux, ela não "sai de giro" caindo direto na segunda, primeiro ela passa pela terceira, quando o giro está dentro da faixa correta que ela cai pra segunda marcha. Pode ser besteira pra todos, mas pra mim é uma novidade.

Com isso posso ficar tranquilo em uma situação de emergência e mandar marcha baixa porque o cambio AT saberá a forma correta de trocar as marchas.

Em um carro mecânico você corre um grande risco de travar as rodas e fazer uma merda pior ao baixar demais a marcha.

Agora se for na chuva o papo muda, apenas aperte o freio, conte com o ABS e pede pro lá de cima fazer com que o carro pare!
  • 12/12/2011, 18:22
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por RONIE_VALIM Ver Post
    Pessoal reclama de cambio AT por não ter o carro "na mão"... Em situações de emergência o AT é até mais confiável por não precisar de acionar embreagem e troca (redução) da marcha.

Esses dias por curiosidade eu estava a uns 120km/h ou um pouco mais e coloquei segunda na Hilux, ela não "sai de giro" caindo direto na segunda, primeiro ela passa pela terceira, quando o giro está dentro da faixa correta que ela cai pra segunda marcha. Pode ser besteira pra todos, mas pra mim é uma novidade.

Com isso posso ficar tranquilo em uma situação de emergência e mandar marcha baixa porque o cambio AT saberá a forma correta de trocar as marchas.

Em um carro mecânico você corre um grande risco de travar as rodas e fazer uma merda pior ao baixar demais a marcha.

Agora se for na chuva o papo muda, apenas aperte o freio, conte com o ABS e pede pro lá de cima fazer com que o carro pare!

É Isso mesmo, você só consegue reduzir se a velocidade da picape estiver dentro da faixa de segurança.
  • 12/12/2011, 19:00
    RONIE_VALIM
    Uma lição que aprendi no susto foi o seguinte:

Certa vez em alta velocidade tirei o pé rapidamente e senti que as rodas deram uma travada e fez até barulho dos pneus arrastando. Mas fica ai uma dica do que pode acontecer em correr demais com pick-up sem peso atrás... O susto é grande!

Creio que não seja relacionado exclusivamente com cambio AT, porém nunca aconteceu isso nas outras pick-ups MT que passaram em casa...
  • 12/12/2011, 19:40
    Carter
    Citação:

Uma coisa que achei interessante foi a possibilidade de aumentar as machas retirando o pé do acelerador e voltando a acelerar progressivamente, mais ou menos o contrário do kick down. Assim em uma ultrapassagem piso forte (kick down) o câmbio reduz, depois que o carro aumenta a velocidade e o giro do motor (ainda durante a ultrapassagem), tiro o pé e volto a acelerar progressivamente o câmbio passa a próxima marcha. A mesma coisa acontece nas subidas quando quero passar a próxima marcha, é só tirar o pé um pouco que câmbio troca, dessa forma dá prá ter um bom controle na maior parte das situações.

Acho que isso não é novidade pra ninguém, mas esse é meu primeiro carro automático.
  • 12/12/2011, 21:13
    Cadü Smith
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    É Isso mesmo, você só consegue reduzir se a velocidade da picape estiver dentro da faixa de segurança.

Eis os problemas de câmbio automático que eu conheço ( não desmerecendo de forma alguma este modelo ou a marca, que sou fã ) :

- Se a bateria morrer, pifar, estragar, senta e chora, câmbio automático não pega no tranco ( leve uma bateria extra ou conte com amigos e um cabo-chupeta. Se for uma região isolada, tá ferrado.. hehe ) ;

- Na maioria dos casos o câmbio automático não auxilia na redução da velocidade, a não ser que selecione isso (câmbios mais novos?) , mas até acionar o botão na posição certa e esperar o sistema agir, se o freio falhar, reza com muito fervor, já foi a colisão ;

- Não há como forçar um pouco na arrancada, a força em que as rodas começam a girar é sempre a mesma, e as vezes isso não é o suficiente, daí tem que fuçar no conversor de torque. Alguns modelos tem conversor de torque variável, mas não é um carro que alguém jogaria na lama .. hehe ( $$$$$ ) ;

- Algumas técnicas de pilotagem são apenas possíveis usando a embreagem, o cambio AT limita um pouco as ações do motorista em situações não planejadas pelo fabricante ( pilotagem esportiva on e off road tem que ser calculada e selecionada, no manual seleciono isso segundo minha vontade e necessidade instantaneamente ) ;

- Manutenção geralmente mais cara quando comparado ao MT ( envolve muitos sensores, que são geralmente frágeis e caros, e quase sempre ficam expostos à lama, areia, água, etc ) ;

- O combustível no Brasil é um dos piores do mundo, ou seja, dependendo da região e honestidade do posto, o motor varia demais o seu desempenho e durabilidade ( com a embreagem vc se adapta a isso, apesar do motor sofrer desgaste nos dois casos nessa situação do combustível ) ;

Resumindo, com um câmbio AT vc tem que ter a máquina zerada em todos os aspectos, freios, instalações elétricas, motor em ordem sem falhas, e além disso tudo planejar com extrema cautela qualquer modificação por mais simples que suponha . Por sobrecarregar o sist. elétrico com luzes auxiliares e guincho, pode-se ficar sem arranque !

Leve tudo isso em consideração na hora de escolher entre um AT ou MT . Seu nível de cuidado e preocupação com o veículo, disponibilidade financeira pra mantê-lo todo em ordem, tempo , etc . Daí opte pelo melhor PRA VOCÊ.

Eu sempre gostei da liberdade dos 3 pedais. fico mais conectado com o carro. Dirijo como se estivesse caminhando, se precisar dar um pulo e sair correndo, não preciso nem planejar muito, basta fazer. Manual pra mim funciona desse jeito..

[]s
  • 12/12/2011, 21:42
    Cadü Smith
    Citação:

Bom, eu nunca tentei fazer isso com nenhum carro meu, engatar a 2ª a 120 por hora. mesmo pq se conseguir fazer a alavanca engatar a 2ª nessa velocidade, a primeira coisa que vai pro espaço é o sincronizado dessa marcha, segundo, se não for um câmbio de engrenagens grossas e parrudas, vai perder uns dentes e moer todo o resto, se forem fortes, o que estoura é o motor, saindo de giro. arregaça junta, talvez até anéis e bronzinas, tuchos de válvula, o motor vai pro saco e custa uma fortuna consertar .

Eis o motivo de mesmo num câmbio auto o carro não reduzir de uma vez.... Ou seja, é como se vc deixasse a alavanca do manual em ponto morto ( neutro ) e usasse apenas o freio pra chegar até a velocidade adequada ao engate da 2ª marcha. Isso não faz sentido, aí já é muito tarde pra ajuda do motor ! Talvez selecionando uma 3ª marcha e acelerando, o AT responda engatando tal marcha com o giro mais alto , ao mesmo tempo em que vc freia com o pé esquerdo. É uma forma totalmente nova de dirigir. e pensando nisso até me deu vontade de testar isso, se eu tivesse um AT . . .

o ideal é fazer gradativo, seja em qual deles for. No manual eu já joguei uma 3ª a 100Km/h pra
    evitar engavetamento, e mesmo fazendo da forma certa (acelerando pra equilibrar o giro do motor àquela velocidade, naquela marcha - trocada no tempo como chamam ) ainda senti que sofreu um pouco ....

[]s
  • 12/12/2011, 22:18
    Thiago Pereira
    Citação:

Postado originalmente por Cadü Smith Ver Post
    Eis os problemas de câmbio automático que eu conheço ( não desmerecendo de forma alguma este modelo ou a marca, que sou fã ) :

Já que o objetivo do Forum é debater, vou comentar os itens.

Citação:

- Se a bateria morrer, pifar, estragar, senta e chora, câmbio automático não pega no tranco ( leve uma bateria extra ou conte com amigos e um cabo-chupeta. Se for uma região isolada, tá ferrado.. hehe );

Verdade, porem nas pkp novas, com common rail mesmo com um cambio M/T dependendo do estado da bateria nem no tranco pega, afinal as bombas precisam pressurizar o sistema antes da partir e tenho minhas duvidas se o sistema não pode ser danificado após uma tentativa, assim como ocorre com o catalizador nos motores ciclo Otto.
    A solução mais segura e eficaz é a tal da "chupeta", compra um cabo e deixa atras do banco que está tranquilo, lembre-se que não é ideal ir para lugares inospitos sem companhia.

Citação:

- Na maioria dos casos o câmbio automático não auxilia na redução da velocidade, a não ser que selecione isso (câmbios mais novos?) , mas até acionar o botão na posição certa e esperar o sistema agir, se o freio falhar, reza com muito fervor, já foi a colisão ;

Esse é o problema basico do cambio A/T, o pessoal coloca no D e esquece, ms não é bem assim. Vc pode muito bem reduzir as marchas pela alavanca D>3>2>L (cada cambio e fabricante tem um padrão diferente) assim como em um cambio manual, e sempre precisar da embreagem. Se for sequencial então...

Citação:

- Não há como forçar um pouco na arrancada, a força em que as rodas começam a girar é sempre a mesma, e as vezes isso não é o suficiente, daí tem que fuçar no conversor de torque. Alguns modelos tem conversor de torque variável, mas não é um carro que alguém jogaria na lama .. hehe ( $$$$$ ) ;

Pelo contrario, o conversor de torque multiplica o torque, motivo pelo qual até hoje tem cambios A/T de 4 marchas no mercado, já que é possivel ter uma relação de marchas mais altas contando justamente com o conversor de torque.

Citação:

- Algumas técnicas de pilotagem são apenas possíveis usando a embreagem, o cambio AT limita um pouco as ações do motorista em situações não planejadas pelo fabricante ( pilotagem esportiva on e off road tem que ser calculada e selecionada, no manual seleciono isso segundo minha vontade e necessidade instantaneamente ) ;

Sim, mas ai já estamos falando de competições e tal e mesmo assim na F1 embreagem so para a largada e pitstop, em um uso comum e mesmo em trilhas so vejo vantagens no cambio A/T.

Citação:

- Manutenção geralmente mais cara quando comparado ao MT ( envolve muitos sensores, que são geralmente frágeis e caros, e quase sempre ficam expostos à lama, areia, água, etc ) ;

Qdo quebra a conserto é mais caro sim, porem normalmente quem quebra o cambio é o motorista, no cambio A/T é bem mais dificil alguem conseguir quebrar.
    O cambio A/T é todo vedado, o sistema trabalha presurizado, uma contaminação por agua é praticamente impossivel, diferente do cambio manual.

Citação:

- O combustível no Brasil é um dos piores do mundo, ou seja, dependendo da região e honestidade do posto, o motor varia demais o seu desempenho e durabilidade ( com a embreagem vc se adapta a isso, apesar do motor sofrer desgaste nos dois casos nessa situação do combustível ) ;

Não consegui entender, se o combustivel é ruim o motor vai para de qualque jeito, vide os entupimentos de filtros e tal, não vejo onde a embreagem ajuda ou atrapalha.

Citação:

Resumindo, com um câmbio AT vc tem que ter a máquina zerada em todos os aspectos, freios, instalações elétricas, motor em ordem sem falhas, e além disso tudo planejar com extrema cautela qualquer modificação por mais simples que suponha . Por sobrecarregar o sist. elétrico com luzes auxiliares e guincho, pode-se ficar sem arranque!

Novamente não...num bom e velho perkins pode ser, mas num common rail esquece, A/T ou M/T é guincho.

Citação:

Leve tudo isso em consideração na hora de escolher entre um AT ou MT . Seu nível de cuidado e preocupação com o veículo, disponibilidade financeira pra mantê-lo todo em ordem, tempo , etc . Daí opte pelo melhor PRA VOCÊ.

Eu sempre gostei da liberdade dos 3 pedais. fico mais conectado com o carro. Dirijo como se estivesse caminhando, se precisar dar um pulo e sair correndo, não preciso nem planejar muito, basta fazer. Manual pra mim funciona desse jeito..

[]s

Realmente o gosto é pessoal, apenas não concordo com o fato da manutenção, independente do cambio, do motor, etc a manutenção deve estar em dia, se não tem $$$ para manter está com o carro errado. A familia e os outros motoristas agradecem.
  • 12/12/2011, 22:45
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

- Se a bateria morrer, pifar, estragar, senta e chora, câmbio automático não pega no tranco ( leve uma bateria extra ou conte com amigos e um cabo-chupeta. Se for uma região isolada, tá ferrado.. hehe ) ;

Resumindo, com um câmbio AT vc tem que ter a máquina zerada em todos os aspectos, freios, instalações elétricas, motor em ordem sem falhas, e além disso tudo planejar com extrema cautela qualquer modificação por mais simples que suponha . Por sobrecarregar o sist. elétrico com luzes auxiliares e guincho, pode-se ficar sem arranque !

[]s

Vamos ver se são problemas mesmo:

- Essa é uma afirmação do tempo do carburador. Hoje nenhuma picape diesel eletrônica pega sem bateria. Não importa o câmbio. Até pra fazer uma chupeta, a bateria tem que ter um pouquinho de carga, senão ao cabo da chupeta tem que ser muito grosso. A bateria é a referência do regulador de tenção, se você tentar andar sem a bateria a tensão do alternador vai pras cucuias, pode queimar até as lampadas do farol.

- Na maioria dos casos auxilia a frenagem sim, pra isso o AT tem as posições L 2 3 ou Overdrive OFF e se for um câmbio de 5M a primeira segura que nem a primeira do câmbio MT

- Não entendi o que você chama de forçar, mas na maioria dos câmbio AT você pode acelerae e engatar o D que ele sai fritando os pneus.

O que seria um conversor de torque variável?

Pra um piloto sem dúvida, mas como aqui não tem piloto, tanto alguma stécnicas só são possíveis apenas com a embrearge tem vária outras só são possiveis com o conversor de torque com por exemplo fazer a trilha interia sem deixar o motor morrer ou simplesmnte dispensar a reduzida.

Isso é relativo, Se você comprar uma picape AT 0KM você podera rodar 200.000Km se sequer trocar o óleo do câmbio. A Toyota e a Frontier só completam o óleo nesse periodo se precisar. A frontier não tem nem bujão pra drenar o óleo. Numa AT difícilmente você fica todo esse tempo só com uma embragem.

Eu discordo de que o diesel brasileiro é ruim. Ele só é ruim do ponto de vista ecológico. Nunca me deu problema.
    O câmbio não tá nem aí pro combustíval, e se o motor tiver engasgando por exemplo ele e vai sofreir muito mais trancos por conta da embreagem do que com o câmbio AT. Fora que o motor com câmbio AT dura mais do que com câmbio MT.

Resumindo, com um câmbio AT vc tem que ter a máquina zerada em todos os aspectos, freios, instalações elétricas, motor em ordem sem falhas, e além disso tudo planejar com extrema cautela qualquer modificação por mais simples que suponha . Por sobrecarregar o sist. elétrico com luzes auxiliares e guincho, pode-se ficar sem arranque!

É mesmo cuidado que você tem que ter se a picape for diesel eletrônico.

É justamente essa a vantagem do câmbio AT, não tem o terceiro pedal. Todo mundo fala que prefere o câmbio manual mas uma vez ou outra deixa o motor morrer na saída justamente nos pióres momentos.
  • 13/12/2011, 09:35
    JoaoClaudio
    No caso da minha triton que é flex e tem menos torque que as diesel (deve ter ums 36kgf agora que está chipada), o que reclamo do cambio é a lerdeza nas trocas, ele é manco, vc pisa para fazer o kickdown e ele fica pensando varios segundos antes de realmente engatar, mas acredito que isso seja uma caracteristica do cambio em si e na diesel deve ser igual.

Como exemplo o cambio do GV3 (que eu tinha) era MUITO mais rapido mesmo com um 2.0 fraquinho daqueles vc pisava e ele respondia trocando de marcha bem rapido. Nem vou comparar com o do Tiguan (que tenho), pq ai fica ridiculo.

Tenho usado na estrada a alavanca (na verdade botão) para reduzir (e ajudar na frenagem) especialmente desligando o overdrive que faz a triton reduzir para 3ª marcha, beeem mais rapido do que no D (drive).

Pelo que sei o cambio da triton já é adaptativo, inclusive reclamei dele e um mecanico (MILTFORTE) me disse que se eu andar calmo o cambio fica mais lento e se andar sempre pisando ele fica mais rapido. Realmente parece que quando vc anda um tempo pisando tudo o cambio responde um pouco mais rapido.

Eu gosto mais de cambio manual, porém com a opção sequencial e um bom cambio (rapido) os A/T são a melhor opção.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 646 de 912 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 146546596636637638639640641642643644645646647648649650651652653654655656696746 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:01.