Postado originalmente por
Walter L. L. Casitta
Eis os problemas de câmbio automático que eu conheço ( não desmerecendo de forma alguma este modelo ou a marca, que sou fã ) :
Vamos ver se são problemas mesmo:
da bateria :
- Essa é uma afirmação do tempo do carburador. Hoje nenhuma picape diesel eletrônica pega sem bateria. Não importa o câmbio. Até pra fazer uma chupeta, a bateria tem que ter um pouquinho de carga, senão ao cabo da chupeta tem que ser muito grosso. A bateria é a referência do regulador de tenção, se você tentar andar sem a bateria a tensão do alternador vai pras cucuias, pode queimar até as lampadas do farol.
( só existe AT em carro 0Km ??? e carro off-road que não possibilita dar partida no tranco, pra mim é MERDA mesmo, inclusive o T4 3.0 eletronic, fudeu a bateria, pode chamar um guincho. No meio da Castelhanos, senta e chora.. hehehehe )
do auxílio na fenagem :
- Na maioria dos casos auxilia a frenagem sim, pra isso o AT tem as posições L 2 3 ou Overdrive OFF e se for um câmbio de 5M a primeira segura que nem a primeira do câmbio MT
( 99% das pessoas põe a alavanca em D e esquece, inclusive o camarada lá usando a D pra andar no areião por quilômetros... hehehe . Até jogar a alavanca na posição certa... sei lá, aí vai da familiaridade de cada um, mas bração é o que não falta, né... )
da arrancada :
- Não entendi o que você chama de forçar, mas na maioria dos câmbio AT você pode acelerae e engatar o D que ele sai fritando os pneus.
( assim vc demonstra que tem muita grana e não sabe o que fazer com tanto... hehehe
isso aí arregaça qlqr câmbio AT. Ele aguenta, claro, mas tá forçando embreagem e engrenagens igualzinho num câmbio manual, com a diferença que no manual vc pode soltar a embreagem mais rápido ou mais lento, SEM FRITAR OS PNEUS , e a idéia não era nem de sair dando borrachão, mas tudo bem, vai . . . )
O que seria um conversor de torque variável?
(" As possibilidades de relações de desmultiplicação do câmbio Multitronic vão de 2,1:1 a 12,7:1, quando nos câmbios de variação contínua até hoje desenvolvidos, essa taxa mal excedia 5:1. O resultado é uma incrível economia de combustível e maior capacidade de aceleração. "
tem muita literatura mais completa sobre isso por aí, dá um Google que vc acha )
da pilotagem mais restrita
Pra um piloto sem dúvida, mas como aqui não tem piloto, tanto alguma stécnicas só são possíveis apenas com a embrearge tem vária outras só são possiveis com o conversor de torque com por exemplo fazer a trilha interia sem deixar o motor morrer ou simplesmnte dispensar a reduzida.
( quem entende o mínimo de pilotagem sabe do que estou falando, e se engana, pois aqui no fórum TEM MUITO PILOTO, SIM !!! Fazer trilha sem deixar o carro morrer é fácil, basta ser habilidoso. Voltei de Castelhanos sem deixar morrer, nem podia, pq o motor de arranque pifou lá embaixo, dei partida no tranco e voltei sossegado. E quanto a dispensar a reduzida, hehehe, boa sorte no mecânico. Quantas embreagens já trocou desde então ??? hehehe sem reduzida, essa é boa. Daí acontece igual o camarada rodando km's e mais km's na areia sem reduzida.... kkkkk frita mesmo )
da manutenção mais cara :
Isso é relativo, Se você comprar uma picape AT 0KM você podera rodar 200.000Km se sequer trocar o óleo do câmbio. A Toyota e a Frontier só completam o óleo nesse periodo se precisar. A frontier não tem nem bujão pra drenar o óleo. Numa AT difícilmente você fica todo esse tempo só com uma embragem.
( 1º - AT tem embreagem sim, todo carro com motor a combustão interna e câmbio possui uma. Pergunte ao seu mecânico. O acionamento da mesma é que é feito automaticamente. Ainda existem platô, disco e rolamentos pra se preocupar.
2º - Mais uma vez, longe da realidade brasileira. Se vc tem, graças a Deus, que bom pra vc !!! Mas eu não tenho 170.000 reais pra colocar numa caminhonete 0Km e enfiar ela na lama e no barro na trilha .
3º - 200.000 Km sem trocar óleo do câmbio ??? tem motor que não dura isso... acho bem difícil disso acontecer, ainda mais fazendo trilhas e abusando do equipamento. Talvez usando só em estradas asfaltadas do Sul, que é 90% de retas, e sem muito peso, sem trilha, pode até ter alguma sorte dessas )
do combustível nacional ruim :
Eu discordo de que o diesel brasileiro é ruim. Ele só é ruim do ponto de vista ecológico. Nunca me deu problema.
O câmbio não tá nem aí pro combustíval, e se o motor tiver engasgando por exemplo ele e vai sofreir muito mais trancos por conta da embreagem do que com o câmbio AT. Fora que o motor com câmbio AT dura mais do que com câmbio MT.
( tanta informação errada que nem sei por onde começar . . . Diesel ruim e da pior qualidade do mundo sim, só perde pra Bolívia ou Venezuela, salvo engano. Pergunta pra qualquer carreteiro sulista sobre isso. Até o combustível da Argentina é muito superior que o nosso. Dá uma olhada no Google sobre o Kit pra Diesel de Baixa Qualidade - todas as Mercedes a diesel são modificadas com esse kit pra venderem por aqui
Motor com AT ou MT dura a mesma coisa, manutenção de motor é uma coisa, de câmbio é outra, acho que se confundiu aí. Um motor redondinho força menos qualquer sistema, seja AT ou MT , motor sofre com MT se o cara for muito bração no controle da embreagem, assim como será bração na hora de selecionar corretamente o AT de acordo com a situação que se encontra - tenho que lembrar dos km de areião e o camarada que fritou o câmbio automático lá ? )
Resumindo, com um câmbio AT vc tem que ter a máquina zerada em todos os aspectos, freios, instalações elétricas, motor em ordem sem falhas, e além disso tudo planejar com extrema cautela qualquer modificação por mais simples que suponha . Por sobrecarregar o sist. elétrico com luzes auxiliares e guincho, pode-se ficar sem arranque!
É mesmo cuidado que você tem que ter se a picape for diesel eletrônico.
( o que não alivia em nada, não é ? )
Leve tudo isso em consideração na hora de escolher entre um AT ou MT . Seu nível de cuidado e preocupação com o veículo, disponibilidade financeira pra mantê-lo todo em ordem, tempo , etc . Daí opte pelo melhor PRA VOCÊ.
Eu sempre gostei da liberdade dos 3 pedais. fico mais conectado com o carro. Dirijo como se estivesse caminhando, se precisar dar um pulo e sair correndo, não preciso nem planejar muito, basta fazer. Manual pra mim funciona desse jeito..
É justamente essa a vantagem do câmbio AT, não tem o terceiro pedal. Todo mundo fala que prefere o câmbio manual mas uma vez ou outra deixa o motor morrer na saída justamente nos piores momentos.
Usando decentemente dentro da proposta original, qualquer carro funciona bem. A minha preocupação não é deixar morrer o jipe na trilha, e sim ter que voltar pra casa num caminhão plataforma, isso sim é o pior momento. Embreagem é um desconforto que gosto de ter. é como comparar moto com carro, uma tem agilidade e esportividade, o outro tem conforto e versatilidade. Numa trilha , com um bom piloto e qualquer AT corretamente modificado é possível que se sobressaiam no desempenho, mas a um custo sem dúvida alguma muito maior. Perde na relação custo x benefício, principalmente custo .