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  • #7753



    Citação Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    No caso da minha triton que é flex e tem menos torque que as diesel (deve ter ums 36kgf agora que está chipada), o que reclamo do cambio é a lerdeza nas trocas, ele é manco, vc pisa para fazer o kickdown e ele fica pensando varios segundos antes de realmente engatar, mas acredito que isso seja uma caracteristica do cambio em si e na diesel deve ser igual.

    Como exemplo o cambio do GV3 (que eu tinha) era MUITO mais rapido mesmo com um 2.0 fraquinho daqueles vc pisava e ele respondia trocando de marcha bem rapido. Nem vou comparar com o do Tiguan (que tenho), pq ai fica ridiculo.

    Tenho usado na estrada a alavanca (na verdade botão) para reduzir (e ajudar na frenagem) especialmente desligando o overdrive que faz a triton reduzir para 3ª marcha, beeem mais rapido do que no D (drive).

    Pelo que sei o cambio da triton já é adaptativo, inclusive reclamei dele e um mecanico (MILTFORTE) me disse que se eu andar calmo o cambio fica mais lento e se andar sempre pisando ele fica mais rapido. Realmente parece que quando vc anda um tempo pisando tudo o cambio responde um pouco mais rapido.

    Eu gosto mais de cambio manual, porém com a opção sequencial e um bom cambio (rapido) os A/T são a melhor opção.
    Faz um teste drive numa diesel. O meu câmbio não tem nada disso que você reclama.

    Se o câmbio da flex é adaptativo eu não sei dizer. O da Diesel com certeza não é.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7754
    gosto pessoal :

    pick up tem que ser Diesel + automatica , o resto para min nao serve !

    abraco a todos .

  • #7755
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Eu discordo de que o diesel brasileiro é ruim. Ele só é ruim do ponto de vista ecológico. Nunca me deu problema.
    Concordo com todas suas outras observações, exceto esta.

    Você está dizendo isso numa situação perfeita, ou seja, diesel limpo saindo da distribuidora, sendo armazenado num tanque limpo e depois filtrado pra só então você abastecer seu carro com motor common rail norma Euro IV.

    Na prática não é nada disso que acontece, por culpa das distribuidoras e da própria ANP que dá uma multinha merreca ao invés de cassar pra sempre a licença do posto.

    Não é difícil ver aqui no fórum que quanto mais moderno o motor diesel é, mais problema tem. Muita gente fala de marca X, Y ou Z, mas não tem nada disso. Conheço gente que tem problema com caminhão Volvo, com Range Rover, com Discovery, com Pajero Full, com Toyota SW4, com Mercedez ML enfim, é só escolher a marca e modelo porque os defeitos são exatamente os mesmos pra todos eles.

    Se você ainda não passou por isso (e espero que nunca passe), parece ser mais sorte do que realidade brasileira.

    Abraço,
    Neilson


  • #7756
    Usuário Avatar de Jera
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    pow.....colocar a 2ª a 120km/h, isso eu nunca fiz não. mas bom saber q a marcha não entra!
    mas eu ja coloquei ré por engano com o carro em movimento....deu uma arranhaaaaaada........kkkk!!! ainda bem q nao deu nada!

  • #7757
    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Concordo com todas suas outras observações, exceto esta.

    Você está dizendo isso numa situação perfeita, ou seja, diesel limpo saindo da distribuidora, sendo armazenado num tanque limpo e depois filtrado pra só então você abastecer seu carro com motor common rail norma Euro IV.

    Na prática não é nada disso que acontece, por culpa das distribuidoras e da própria ANP que dá uma multinha merreca ao invés de cassar pra sempre a licença do posto.

    Não é difícil ver aqui no fórum que quanto mais moderno o motor diesel é, mais problema tem. Muita gente fala de marca X, Y ou Z, mas não tem nada disso. Conheço gente que tem problema com caminhão Volvo, com Range Rover, com Discovery, com Pajero Full, com Toyota SW4, com Mercedez ML enfim, é só escolher a marca e modelo porque os defeitos são exatamente os mesmos pra todos eles.

    Se você ainda não passou por isso (e espero que nunca passe), parece ser mais sorte do que realidade brasileira.

    Abraço,
    Neilson
    Eu falo pela minha experiência. Eu tenho diesel desde 2001, a empresa tem dois caminhozinhos, um com com CR e outro com BI rodando com o diesel no estado MT desde 2007. Nunca encontrei nada de errado no diesel.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7758
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    Ontem a tarde indo do Porto do Açu até Atafona pela areia fofa pelas beiras das praias daqui , Um colega de trabalho quase moeu o cambio AT da sua Toyota Sw4 2010 , a luz vermelha da temperatura do óleo acendeu e ele tocou o barco , só percebi quando o a sw4 parou e voltei com a l200 triton para ver o que era , o cambio tinha parado de engatar as marchas ,
    Aí deixamos esfriar e falei para ele tirar do D e colocar em 2 ou 3 , mantendo a reduzida engatada . depois que esfriou voltou ao normal ,
    Cambio AT pode ser bom mas para danifica-lo é daqui pra li.
    abs
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #7759
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    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Cambio AT pode ser bom mas para danifica-lo é daqui pra li.
    abs
    Não vejo assim. Na verdade, seu colega de trabalho não sabe usar o câmbio (nem MT nem AT).
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #7760
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    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Ontem a tarde indo do Porto do Açu até Atafona pela areia fofa pelas beiras das praias daqui , Um colega de trabalho quase moeu o cambio AT da sua Toyota Sw4 2010 , a luz vermelha da temperatura do óleo acendeu e ele tocou o barco , só percebi quando o a sw4 parou e voltei com a l200 triton para ver o que era , o cambio tinha parado de engatar as marchas ,
    Aí deixamos esfriar e falei para ele tirar do D e colocar em 2 ou 3 , mantendo a reduzida engatada . depois que esfriou voltou ao normal ,
    Cambio AT pode ser bom mas para danifica-lo é daqui pra li.
    abs
    Marcelo, este é o típico caso de mau uso, e explico: até mesmo as Pajero Sport 2.5 AT, além do manual do proprietário, consta em adesivos visíveis na porta do motorista e no pára sol esquerdo, que em terrenos arenosos e por longos percursos (é + ou - assim), deve-se engatar a reduzida, colocar a alavanca do câmbio em "2" e manter velocidade compatível! Quando tinha 1, utilizei desta forma e nunca tive o menor problema, e tratava-se um carro inferior a uma SW4! Abraço.
    dojao campeao
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  • #7761
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Faz um teste drive numa diesel. O meu câmbio não tem nada disso que você reclama.

    Se o câmbio da flex é adaptativo eu não sei dizer. O da Diesel com certeza não é.
    Eu já fiz test drive na diesel, mas foi um percurso muito curto. Para poder saber realmente (já que o cambio é exatamente o mesmo) só viajando com uma.

    Vou procurar as fontes escritas, mas esse cambio é sim adaptativo.
    COMPASS 4x4 flex 2018!
    Ex: TR4 2015; Tiguan 2014; S-10 2013; Triton 2010.

  • #7762
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    Bom minha Triton é Flex 2011, não esta chipada e discordo de algumas observações quanto ao câmbio, pelo contrário acho que ele reduz sem necessidade às vezes, pois basta pisar e ele reduz marcha sem pensar, até quando não precisa reduz e rapidamente (minha esposa enche o saco fala que estou correndo, que abuso etc kkkkk!). Já chegou a reduzir duas marchas e uma pisada mais forte, fazendo o motor urrar. Fiquei p#$& com isto rsrsrsr. Quanto a ser adaptativo tenho minhas dúvidas pois não encontrei esta confirmação. Se for tá ai o motivo do meu reduzir no tempo

    Já tive outros automáticos, o anterior a TRITON tinha mais recursos do tipo função adaptativa, modo esportivo, sistema anti-derrapagem etc, porém com delay maior compensado pela função sport e adaptativa.

    Quanto aos "problemas" dos ATs acredito que nosso amigo Walter tenha explicado. O pessoal tá precisando andar mais com AT!!!! Ah! a Triton Flex AT frita o pneu fácil fácil nas saídas e só saber como.

    João CLáudio se possivel faz um relato pós chipagem, pois tenho interesse. O que melhorou e/ou piorou?
    PAJERO DAKAR HPE 2015
    EX RANGER LIMITED 3.2 2015, EX AMAROK HL AT 2013, EX AMAROK HL AT 2012, EX TRITON 3.5 V6 FLEX 2010/11

  • #7763
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    Dojão , considerar a pajero sport inferior a hilux SW4 , depende do tipo de uso e ponto de vista , se for para usar em estradas de chão severas a pajero é superior, pois é mais alta com uma suspensão mais forte é mais calibrada , o DNA offroad da pajero é Superior !!
    Agora se for para correr a 180km/h no asfalto a SW4 é mais indicada , mas andar a 180km/h no asfalto, o meu gol power 1.6 G5 , também anda e muito bem ,
    bobear até um carrinho vagabundo desses 1.0 tb anda a 180km/h . Grande mérito para a SW4 !!!!
    abs
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  • #7764
    Citação Postado originalmente por dojao campeao Ver Post
    Marcelo, este é o típico caso de mau uso, e explico: até mesmo as Pajero Sport 2.5 AT, além do manual do proprietário, consta em adesivos visíveis na porta do motorista e no pára sol esquerdo, que em terrenos arenosos e por longos percursos (é + ou - assim), deve-se engatar a reduzida, colocar a alavanca do câmbio em "2" e manter velocidade compatível! Quando tinha 1, utilizei desta forma e nunca tive o menor problema, e tratava-se um carro inferior a uma SW4! Abraço.
    É exatamente sobre isso que estou falando. Tudo vai do uso do peão . O que considero desvantagens NA MINHA CABEÇA, PESSOALMENTE, é que o câmbio auto não tem um padrão geral de usar, cada carro automático que vc compra, tem que re-aprender a dirigir com aquele câmbio específico ( o carro anterior fazia tal coisa, esse novo não faz, mas faz outra coisa e assim por diante ) tem quase que se matricular num curso intensivo daquele carro específico. Em que situação vc pode usar tais recursos? qual é a hora certa de acionar ? se acionar numa ordem diferente, estraga ? Dúvidas das mais comuns, mas que dá pra confundir na hora, principalmente se vc não tem o hábito de usar muito aquele carro. E vai perguntar pro vendedor maluco como funciona todos os recursos e situações... kkkkkkk vira comédia .

    Em comparação , dá um câmbio manual na mão de qualquer peão que ele sai usando sem matar ninguém na rua pq confundiu o freio com a embreagem... hehehe ( não que seja comum, mas aconteceu de fato .. )
    Automático é uma maravilha na cidade, anda e pára do inferno como em Sp. Se vc mora longe desse inferno, auto ou manual quase não faz diferença no conforto.
    Com câmbio manual vc sempre pode regular a aceleração e sabe exatamente como o carro vai reagir. No auto vc já não sabe, é tudo controlado por computador, eletrônicos dos quais não confio nem um pouco. Quem já ficou sem o acionamento da tração e reduzida desses 4x4 mais novos sabe bem do que tô falando. Um camarada meu trocou a T-case elétrica do Troller T4 dele por uma manual da ranger ( opcional com acionamento manual - só lá na gringa ).

    Tem que escolher o melhor pra seu perfil. Se não se incomoda em gastar uma fortuna de manutenção em um AT desses modernos, vá em frente ! Tem muita gente com muito dinheiro sobrando, infelizmente não é o meu caso. Pro cara fazer merda, fará de qualquer jeito, seja num AT ou MT. Mas por exemplo se fosse um MT, o camarada lá que fritou o câmbio andando kilômetros na areia, no MT isso não aconteceria, pq o câmbio não " engana " vc com a frição. Vc tira todo o pé da embreagem, se o terreno segurar muito, o carro perde velocidade e atola ou morre o motor. Vc acaba acertando a marcha certa até querendo errar. No AT, escreveu, não leu ( o manual ), o pau comeu... hehehehehe

    Boa sorte com o AT, eu prefiro a simplicidade e liberdade de agir sem precisar lembrar e pensar em procedimentos, o que acionar, o que fazer. É embreagem, aceleração e velocidade, só isso que tem que lidar ...
    Mas como eu disse, vai de adaptar-se bem a um dos tipos. Americano dirige muito melhor um auto do que nós, e dirigimos muito melhor um manual que eles. É questão de preferir e se adaptar.

    E quem disse que a Mitsubishi tem mais DNA off-road que Toyota, também cometeu um engano tremendo. Mais da metade da descobertas do mundo moderno foram feitas no lombo de antigas Bands (608 etc) e Lands das primeiras gerações. A MIT nem sonhava em rallye Paris-Dakar ( mesmo pq, de original aqueles carros do rallye não tem é NADA, a não ser os 3 diamantes na grade frontal ) . Aliás, quem desvendou o deserto pra ser possível o rallye foram as velhonas Band e Land . Até mesmo na Austrália, que deve seu povoamento graças aos famosos Landcruiser's parrudos e confortáveis da Toyota. América Latina toda, só dá Toyota, assim como na Oceania, Ásia, África. . . Em todo lugar do mundo a gente encontra esses carros que mesmo antigos, ainda rodam e servem muito bem aos seus propósitos. Um motor elétrico NUNCA será mais confiável que uma boa e velha alavanca manual ( problema pros manetas e pernetas... kkkkkk )

    saudações !!
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