Postado originalmente por
Imperador!
Pessoal, downsizing não é nenhum demérito para o motor.
É uma tendência mundial trabalhar para aumentar a eficiência dos motores. Um motor 2.0 que entrega a mesma potência de um 3.0 é mais eficiente, pois com o 'mesmo' consumo, consegue produzir mais potência e menos calor (perda de energia).
Vocês sabiam que a eficiência de um motor não chega a 40%? A maior parte da potência é perdida em forma de calor. Um motor downsized permite que essa ineficiência se reduza, porque entrega a mesma potência da mesma forma dos motores 'parrudos'. É a evolução. A nova Ranger vai vir com um motor 2.2 diesel que terá mais de 40kgfm de torque (salvo engano), então imagino que será um baita motor.
Lembrem-se também que quanto mais a cilindrada, mais aço tem que ser consumido na usinagem do motor, encarecendo tudo. Motores de menores cilindradas consomem menos aço, são mais sustentáveis e, logo, são mais baratos de fazer. O único problema é que no Brasil o preço menor do motor jamais vai chegar pra gente e aqui, em vez de mostrarem que o downsizing é a evolução, ficando fixando nos dois turbos que também é um passo a frente, pelos menos, das turbinas WG.