Nova Triton:
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Nova Triton:
Bom é o del rey guia com radio philco:grin:
O diferencial central distribui a força apenas entre os eixos dianteiro e traseiro, não para as rodas. Se ele for aberto, pode dividir de 0% na frente a 100% atrás, até 100% na frente e 0% atrás (ou as variantes entre elas), dependendo o atrito sofrido nos eixos.
Já se ele estiver blocado (ou veículo sem diferencial central) a distribuição é sempre 50% na frente e 50% atrás. Por isso não se deve andar com o 4x4 acionado em piso aderente caso o veículo não possua diferencial central.
Não existe este diferencial sem a utilização de outros nos eixos.
Não, todos possuem diferenciais. Na maioria das vezes estes sistemas freiam as rodas que estão patinando.
Pode ser útil, pois um veículo com o diferencial central bloqueado é EXATAMENTE igual a um veículo sem diferencial.
Pode ajudar, mas na maioria das vezes não. Tem que ser o bloqueio 100%.
Meu pai teve 2 Del Rey Guia, eu adorava qdo era pequeno. Carros Bons.
Na minha flex - não mede consumo, nem autonomia, mas não sei se a central tem essas informações embutidas.
O estranho é não terem falado nada do motor diesel com 200cv. Será que é mentira? Que triste.
Obrigado DieselPower - Então a TR4 para andar com o 4x4 acionado no asfalto deve estar com o diferencial central sem o bloqueio ligado é isso?
Oi Walter,
Nesta toada a Hilux 2009 at faz 12,5 kms/l
aliás o consumo dela não me decepcionou fica sempre por volta de 1km/l mais gastona que a Ranger 3.0 mas dentro do esperado por conta do cambio At (tocando com suavidade)
Alguem chegou a alguma conclusão sobre o porque de um eventual consumo maior com relação aos modelos anteriores da Srv at?
Abs,
Exatamente como ja disse nosso amigo um dif. central bloqueado divide por igual a rotação entre os eixos diant. e tras. ou seja é praticamente a mesma coisa que temos nas camionetes de hoje como as L200, Hilux, Ranger, Frontier, S-10 todas 4x4, quando engatada a tração divide a rotação e torque por igual entre os eixos diant. e tras., e é por este motivo que a maioria fala para não acionar a tração 4x4 no asfalto, principalmente quando se for fazer curvas fechadas, pois pode quebrar os componentes da tração, afinal esta é a vantagem do dif. central poder acionar a tração em qualquer tipo de piso e ter um exelente desempenho no asfalto com a tração nas 4 rodas.
Não tem que ter 3 dif., mas existem outros tipos de transmissão, como sistemas hidráulico, acoplamento viscosos, e outros tipos de acoplamentos que podem ser utilizados no lugar do diferencial.
Os modernos utilizam o sistema de freio para controlar a tração do veiculo, como nos Gurgel que o bloqueio do dif. era feito pelo freio de mão individual, a roda que patinasse você freiava ela então a roda que tinha atrito recebia toda rotação e torque (você engava o dif.), neste modernos veiculos com controle de tração é a mesma coisa, eles possuem dif. sem LSD e sem Bloqueio, mas com gerenciamento eletrônico que faz a mesma coisa que o Gurgel fazia porém sem o condutor ter que fazer nada, só dirigir.
Concerteza pois o dif. central bloqueado é com estas camionetes que eu citei acima elas estando em 4x4 a rotação é dividida por igual entre os eixos mas se o dif. dos eixos não tiverem LSD ou bloqueio, se patinar uma roda de cada eixo o veiculo não se move e dependendo da condição se patinar uma roda só pode ser que o veiculo não saia da encrenca tambem dependendo da situação pois apenas uma roda com atrito pode não ser suficiente para locomover o veiculo (tudo isso depende da situação...)
Evitar ele não evita, mas é muito melhor que nada...
Abraços, Leo
Obrigado Leo!
Eu lembro da historia do Gurgel que tinha dois freios de mão (ou duas alavancas de freio de mão) que bloqueavam as rodas de cada lado.
O meu eco4wd tinha acoplamento viscoso e tração por demanda que era aproveitado no asfalto, mas não podíamos andar a mais de 100km/h no modo bloqueado (por um botão no painel) pois no manual dizia que poderia danificar. No modo bloqueado o acoplamento era mecanico.
O GV3 tinha tração permanente e além disso tinha diferencial central bloqueado - A TR4 tem o mesmo sistema, mas sem tração permanente certo? Para usar o 4x4 da TR4 no asfalto a gente liga ou deixa desligado o bloqueio do diferencial central?
E o mais importante: dá pra colocar um diferencial central com bloqueio na Triton? É simples? Ai daria pra usar o 4x4 no asfalto?
Sim o sistema de tração do niva é assim como no land rover sistema permanete 4x4, com dif. central bloqueavel, o sistema de tração da TR4 é um dos que aceita maior número de combinações, por ser 4x2, 4x4 e possuir dif. central com bloqueio.
Para usar a tração da Tr4 no asfalto o recomendado é 4x4 sem bloquear o dif. central.
Na mecânica "quase" nada é impossível, mas é completamente inviável instalar um dif. central nela, além do que eu não vejo grande vantagem nisso, se quer melhorar desempenho off-road um bloqueio no dif. traseiro seria exelente.
Agora você tocou num assunto polemico, por que tem gente que defende o uso da tração 4x4 mesmo sem dif. central no asfalto e outros não.
Acima de tudo a questão é de bom senso, porque a maioria dos manuais dizem para não usar a tração 4x4 no asfalto e é uma questão lógica se você fizer uma curvas as rodas do lado de dentro da curva percorrem uma trajetória diferente das externas, assim como o eixo diant. percorrem uma distância diferente das do eixo traseiro, e aonde seria compensado esta diferença sem o uso do diferencial? Nas peças da própria tração, pneus, engrenagens, poir isso que em pisos com aderência baixa pode se utilizar a tração porque a diferença é dissipada no pneu que patina neste tipo de solo, ja no asfalto é muito mais dificil o pneu patinar e esta força poderá ser transmitida aos componentes que poderam sofrer avarias.
Mas o pessoal geralmente utiliza a tração em rodovias com chuva (até porque a aderência do asfalto molhado é bem menor do que ele seco), até concordo com o uso pois a diferença de dirigibilidade é grande e a segurança com o 4x4 é muito maior, e em altas velocidades os componentes não sofrem tanta diferença de rotação pois a trajetória é praticamente a mesma para os eixos.
Enfim, precisou de tração no asfalto porque a camionete começou ameaçar a dançar ou a situação pode fazer a camionete a perder a dirigibilidade, pode acionar o 4x4, mas quando o piso ganhar aderência e/ou for fazer curvas fechadas, volte para 4x2.
Abraços, Leo
[QUOTE=leo_gontijo;1221780]Além da mudança estética na frente, apontada pelo nosso amigo, a Triton 10/11 virá com central multimídia, com DVD, GPS, etc. Quem tiver pensando em comprar uma, espere até o próximo mês quando começará a chegar a nova. Assim que chegarem as concessionárias queimarão as 10/10, bem abaixo da tabela, o que é uma boa oportunidade para aqueles que não se interessam pelas novidades ou então poderão pegar a New Triton.
Boa Tarde Pessoal.
Estou vendendo minha Montana para entrar no mundo 4x4 e creio ter vindo no lugar ideal, as dicas são ótimas.
Quando li a mensagem acima entendi o porquê do juro zero nas Mits.
A diesel AT está saino 50% de entrada e o resto em 24X, no final sai R$ 118.000,00.
A flex no final está saindo R$ 105.000,00.
Abraços,
James Cardoso
Itu/SP