Olá,
Peguei na quinta minha triton com os pneus novos (yokohama geolander at/s) e fui para o sítio.
Na cidade minhas impressões sobre os pneus foram positivas, me pareceu bem mais macio, sem transmitir tanto as irregularidades do pisos para o motorista. Isso melhorou meu conforto e diminuiu um pouco os pulos. Na terra eu percebí que a aderência é muito melhor. A estrada estava bem conservada, sem atoleiros, até que, no final, apareceu um atoleiro de respeito.
Era meia noite de quinta. Parei na frente do atoleiro para avaliar, minha mulher percebeu que a coisa estava complicada, mas, eu, burro, não descí para avaliar melhor a encrenca. Resolví ir pelo meio mesmo, apesar da estrada ter se alargado bastante naquele ponto (indicação, desprezada, de que o meio estava intransitável). Como o atoleiro parecia fundo mas não era longo, entrei meio rapidinho bem no meio (com a reduzida) e o carro bateu numa pedra escondida pelo barro e ficou preso, depois de um barulhão da porrada no protetor de carter/barrigueira. Acelerei e fiz o motorzão rugir na noite, virando o volante para os lados sem que a camionete se mexesse. Engatei a ré e toquei o pé, e o carro saiu sem nenhuma dificuldade. SOMENTE ENTÃO, percebí que há três acessórios off-road que podem evitar muitos problemas : galochas (para não sujar os pezinhos), lanterna forte (para ver direito o que vamos atravessar) e uma varinha de bambu (para ver que a profundidade no ponto pretendido e sentir a presença dessa pedrinha sutil que amassou todo o protetor original), DESCÍ DO CARRO e percebí que pela esquerda o caminho deveria ser viável. Metí o carro lá e ele passou bem pelo atoleiro, que estava deixando todos os carros normais presos no barro.
A conclusão é que vale muito a pena trocar de pneu, e não precisa ser esses muds caríssimos e com pequena superfície de atrito no asfalto. Um AT é muito bom para o barro também, claro que não faz milagres, mas eu tenho a nítida impressão (rodei vinte mil quil. com os originais) de que eu não conseguiria sair do enrosco nem atravessar o ponto mais transitável com os pneus STR originais. Não notei ruídos, e comecei a andar como se deve nesses carros : na boa.
Assim eu resolví vários problemas : gasto bem menos gasolina, diminuo minhas chances de capotar com a triton (eu acho que esses carros ainda têm muito o que melhorar em termos de segurança passiva, é um absurdo não ter um airbag de cortina para casos de capotamento. Vejam o que aconteceu com o Fábio Barreto no acidente dele com a pajero, ele bateu a cabeça justamente no local onde o airbag de cortina se localiza. :cry:). Agora com o LSD então, nossa estou muito mais tranquilo...
Não troque de camionete, ponha os pneus AT/S e seja feliz! Agora vou trocar a barrigueira, talvez ponha uma de aço, mas acho que foi bom a minha amassar com a porrada, ela tem bastante espaço para isso, antes de pegar no radiador. E a porrada foi bem forte com a camionete bem pesadinha.
Bom , é isso, fica a sugestão de que as fábricas possam, pelo menos, oferecer os carros com um pneu que é muito, mas muito mais adequado para o uso que se pode fazer de um carro alto e com tração nas quatro rodas. Um abraço para todos, Daniel.