Tamos aí....
;)
Versão Imprimível
Olá Pessoal!
Vejo que o Aiton Lieuthier e os que já tem Tr4 esclarecem várias dúvidas.
Estou pensando em comprar uma TR4 entre 2007/2008, tenho visto muitas automáticas, mas tenho receio com medo do custo se acontecer manutenção no cambio. Também tenho a idéia que se fizer um passeio pela terra a mecânica deve ser melhor p/ dirigir, eu acho.
Por isto que gostaria de algumas opiniões de pessoas que já possuem este carro.
Obrigado
Tive Niva e Gran Vitara 10 anos atrás
Saudações Marcelo! Seja bem vindo véio!
Se vc desejas ter um híbrido, ou seja, andar simultaneamente dentro e fora da estrada, talvez seja o melhor carro (melhor q Troller).
Tem seus aspectos negativos: é beberrona, pequena, conforto mediano (parece ônibus de viagem), sem estabilidade acima de 100 km/h, sacode muito. Isso tudo pq a TR4 é um Jeep (ñ é passeio). É por isso q seus aspectos positivos impressionam: forte como um tanque de guerra, excelente torque (reboca Mercedez Benz), ideal pra subir montanhas, areia de praia, lama. chão irregulares.
Experiência pessoal: Se tiver q comprar um carro pequeno pra uso exclusivo na cidade, lanço mão desse jeepinho (cabe em qq lugar). Mas essa escolha é uma opção pessoal em q pese as qualidades negativa, pois parece q esse carro foi feito pra mim.
Então tome cuidado com a utilidade e destinação do carro, pois o habitat natural desse carro é lama, montanha e terrenos acidentados. Por outro lado, a mulherada aqui do fórum q adquiriu essa vtr tá amando o carro.
Então bote na balança os prós e contras, ok?
Dito isto, em resposta a sua msg, veja os post n. 1311, 1320, 1474, 1477, 1489 (Airton encontrou um check list com avaliações), 1576 e 1587. Tire suas conclusões.
Boa sorte irmão!
Abçs do Sam.
Olá Sam, obrigado pela atenção!
Os tópicos ajudaram sim, sobre conforto, consumo, como é um 4x4 no uso urbano, tenho um ligeira idéia, pois tive um Niva 90 e um Gran Vitara 2000 (hoje tenho uma idea 2013), isto há mais de dez anos atrás. Quero novamente um 4x4 pelo estilo e tb p/ fazer alguns passeios pela terra. Desenpenho na estrada, com a quantidade de radares, não dá p/ abusar da velocidade mesmo.
O que está pegando é que, acho mais automáticas em bom estado do que mecânicas. Não sei se vou me adaptar com AT.
Será que tem diferença no valor do seguro ??
Abraços a todos, valeu Sam
Fala pessoal,
Estou em busca de uma TR4 e estou com uma dúvida.
Alguem saberia informar se no documento do carro da Pajero TR4 2008/2009 GLS vem escrito "GLS" no modelo do carro? Ou vem só "Pajero TR4"?
Colegas, tenho uma TR-4, 2008/2009, Flex, de uso predominantemente urbano. Gostaria de saber se alguém tem uma sugestão para tornar a suspensão mais "macia". Pensei em substituir os amortecedores pelos Off Shox, F-5. Estou correto, ou é uma grande bobagem? Obrigado.
Bem, inicialmente, quero te dizer q já andei e muito com Niva e Vitara dos amigos subindo montanhas.
A TR4 supera esses 2 em conforto; é mais macia q Niva; tem mais acessórios (vidro elétrico nas 4, retrovisor elétrico nos 2; ABS; volante e assento do bco são regulaveis; faróis iluminam mais, presença de auxiliares); é mais alta; ñ esquenta qdo se exige do motor; na reduzida ñ cheira a embreagem queimada. Enfim, se vc qr um 4x4 compacto por estilo, esse é o carro! Ñ perca tempo, vc ñ irá se arrepender.
Câmbio automático: Olha, se Papai do Céu permitir, eu ñ volto pra câmbio manual ñ. Minha TR4 era automática e se comportou extraordinariamente bem pelas crateras onde passei. Na estrada e cidade a comodidade é latente...recomendo! Mas gosto ñ se discute. Tem gente q gosta de sentir o carro na mão (dar maior/menor marcha fora do momento adequado). No AT ñ tem isso, muito embora tenha configurações q permitam a mudança ou ñ de marcha de acordo com a RPM.
Em relação ao seguro é irrelevante, porém, veículos AT são ligeiramente mais caros, logo, repercute no valor do casco, consequentemente, no valor do seguro. Ñ pq é AT, mas pq o veiculo é mais caro.
Mas o q encarece o seguro ñ é o carro, mas sim um conjunto de circunstâncias: O local de guarda e a cidade onde roda tem índices elevados de roubo/furto, se o carro dorme em garagem protegida, se o veiculo tem alarme ou antifurto ou rastreador, o nº de quilômetros rodados mensalmente, se o segurado tem filho entre 18/28 anos, os anos de CNH do segurado, etc.
Esses aspectos todos são estudados pela seguradora. Pra vc ter uma ideia, talvez a cotação do seu seguro sairá mais cara q o meu seguro, pois vejo q reside em São Paulo/SP (seguro caríssimo, meu sobrinho mora aê).
É isso aê irmão: Saúde e prosperidade!
Abçs do Sam!
Saudações Fabio!
Bobagem ñ é ñ, terá maior durabilidade, maior controle da direção, reação imediata da divergência do piso, mas a suavidade q vc espera vai depender do tipo de solo q vc ande.
No uso urbano vc ñ irá notar a diferença, por outro lado, em solos irregulares sua vtr sacudirá menos, porém, terás a sensação q a vtr tá batendo mais a suspensão.
Bom desses amortecedores q vc ñ precisa trocá-los. Ao final de sua vida útil (5 anos) ao invés de trocar faça uma revisão, trocando seus componentes de vedação, óleo, câmara de nitrogênio e buchas (se forem necessários trocá-los). Fazendo isso terás mais 5 anos de segurança e sustentabilidade.
O problema q são caros, e pra qm costuma trocar de carro em 3 anos alternados o valor gasto ñ compensa, preferível trocar por amortecedores originais. Mas qm curte fora de estrada, vale a pena pois tem maior durabilidade.
Abçs do Sam!
P.S.: A sugestão pra tornar a suspensão da TR4 mais macia é trocar as molas traseiras por molas da Courrier 2003. Irá levantar um pouco mais a traseira, mas vai fazer ela quicar mais.
Se decidir por essa sugestão, recomento q instale um extensor na suspensão dianteira pra nivelar sua vtr.
Ainda sim, sugiro procurar aqui no fórum maiores detalhes dessa adaptação em tópico "levantando a TR4"
Abçs
Olá Marcelo, quando vc se refere em fazer um passeio pela terra, não sei se vc estar se referindo a barro, areia, dunas, lama, etc...
Bem em se tratando de câmbio AT, ele é tão bom quanto um manual no off-road ou até melhor. Porém, no caso específico da TR4, o manual se sai melhor no fora de estrada(uma vez que o aut. da TR4 não tem um bom escalonamento de marchas) principalmente se vc for usa-lo em Dunas.
Agora em uso urbano, erosões e lama(se não for subidas longas e íngrimes) o automático se sai melhor. Por fim, o manual é um pouco mais econômico.
Faça um Test Drive nos 2 AT e MT e vc terá uma base melhor p/ se decidir.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Ó tenho a TR4 a dois anos, morei no NE, e voltei pro SE agora. Já rodei muito em estrada de alfalto bom, asfalto ruim, terra, dunas, praias, lama, erosões, pedras, e no trânsito pesado de Sampa.
Tive a oportunidade de trocar o carro agora, e não o fiz, prefiro ficar com ela pois apesar do tamanho interno limitado e alto consumo, é excelente em todas essas situações, exceto em dunas. A minha é AT.
Discordando do FreitasJR, o AT se sai muito bem no fora-de-estrada sim, exceto dunas, geralmente melhor que o MT.
O câmbio não costuma dar manutenção (nunca vi ninguém nos fóruns a respeito reclamar de problemas no AT), o consumo parece ser um pouco pior do que o MT (mas nada tão relevante), e agora concordando com o Freitasjr o escalonamento não é perfeito, mas é só se acostumar que dá pra fazer muita coisa com o carro.
Uma das característica que eu não conhecia e to gostando muito é no transito de sampa, o respeito - ou medo - que todos têm, carros e mesmos motoboys nunca são agressivos quando to de TR...kkkk
A propósito, um amigo dirigiu a minha, e estou em busca de uma pra ele também. Ele tinha dúvidas quando ao AT, e assim como você notou a maior quantidade de ATs em excelentes condições.
Boa sorte!
Olha, não fiz cotação do seguro da manual....mas como ela custa um pouco menos que a automática, creio que o valor do seguro deve ser proporcional também. A minha é AT...e não tenho o que reclamar dela...até em relação ao consumo, que achei que iria me assustar...e não foi bem assim.
Precisando, às ordens.
Abraços