Postado originalmente por
Fernando César Ximenes
Pessoal,
Acompanho esse tópico há bastante tempo e cheguei à conclusão que o problema do superaquecimento das L200 ñ tem jeito. É um defeito de projeto do motor q não possui câmara de água no tamanho suficiente para a necessária vazao do líquido de arrefecimento fazer o seu trabalho de refrigeração do motor. Já possui d 10, d 20, F 100 e F 1000, essa última ano 1995. Cansado de desatolar esses carros, todos 4x2, carregados, em areiões, dentro de uma propriedade rural q possuimos no interior deste Estado (Piauí), resolvi comprar a minha primeira L 200, no caso, uma 99. O problema das atoladas desapareceu. Fiquei mto. atisfeito com aquele carro q passava com desenvoltura em certos trechos onde os anteriores sofriam bastante. Infelizmente, com menos de 02 anos de uso, o cabeçote foi pro saco. Aí começou o martírio de controlar a temperatura do motor. Em 2001, pensando q esse problema de superaquecimento já tinha sido resolvido pela MIt,substituí a 99 por uma gls 2001. Depois de 02 anos de uso o cabeçote dela também trincou. Na troca do cabeçote, travei a hélice do ventilador e foram feitos 03 furos na base da válvula termostática. Além dessas providências paliativas, mudei o meu modo de dirigir a viatura, não passando das 3000 rpm e na estrada evito velocidades acima de 110 km/h, troco óleo e filtros a cada 5.000 km ou seis meses, o q ocorrer primeiro. Já faz mais de 06 anos da troca do cabeçote (ela está atualmente com 230k km rodados) e até agora nunca mais tive problema com aquecimento excessivo e olha q várias vezes transporto na caçamba dela 1000 kg de grãos além de puxar um reboque de transporte de animais de grande porte, de dois eixos.