Tanto um ventilador quanto uma bomba d'água tem limite de rotações para funcionar corretamente, acima da qual acontece a cavitação, principalmente a bomba d'água.
Versão Imprimível
Tanto um ventilador quanto uma bomba d'água tem limite de rotações para funcionar corretamente, acima da qual acontece a cavitação, principalmente a bomba d'água.
Não seria nem o caso de mover a helice, mas sim o que causaria a bomba se a rotação dela aumentar, sem um preparo geral pra isso..
Nesse caso tanto a bomba d´água como a hélice iriam girar em maior velocidade . pesar pro motor não pesaria não, quanto a cavitação o problema maior seria se entrasse ar no sistema , porque a bomba trabalha afogada , mas como o Water falou deve ser levada em conta.
pra descobrir a rotação máxima da Bomba dágua é só fazer as contas usando rpm máxima do motor.
Bom, pode se fazer a conta com 5000RPM, eu pelo menos nunca deixei chegar a 4500, quem dirá a 5000!
Amanha eu vo fazer esse calculo pra ver.
Creio eu se aumentar pelo menos 50RPM já ajudaria na refrigeração, mas isso aumentando a vazão naquela chapa e tendo uma hélice de 11 Paletas.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Eu não iria adiante com esta idéia de aumentar a rotação da bomba d`água, isso não deveria ser feito, pois se aumentar muito a vazão de água no sistema ele pode até perder eficiência, não tendo um certo tempo para trocar calor entre a "água" e as partes quentes e ser resfriada no radiador.
Além do que a bomba d`água automotiva é uma bomba hidrodinâmica do tipo centrifuga, não é do tipo deslocamento positivo (ou seja no deslocamento positivo ou hidrostática a bomba gera fluxo no fluido a cada rotação ou ciclo) diferente da hidrodinâmica que pode ficar em rotação (funcionamento) sem que seja deslocado o fluido, como na situação em que a válv. termostática está fechada e a rotação da bomba pode estar no máx., vocês podem alterar a rotação da bomba e a vazão do sistema ficar a mesma.
E quanto maior a rotação da bomba d`água e do ventlador, maior é a perda de eficiência do motor, sim. Pois é necessária uma potência para gerar a rotação nestas peças.
Pessoal vocês estão fazendo tempestade em copo d`água, se a camionete está aquecendo tem inúmeras soluções mais viáveis. A começar pela revisão e limpeza completa do sistema, até a troca de componentes (radiador, tanque de expansão, válvula termostática, etc.).
Outra coisa que o pessoal está confundindo o número de pás com a eficiência da hélice, o número de pás é só uma variável para se calcular a eficiência ou o deslocamento de ar dela. Tão importante quanto o número de pás é a inclinação das pás, tamanho das pás, diâmetro total, diâmetro do início das pás, entre outro fatores, portanto nem sempre uma hélice de 11 pás é mais eficiente que uma de 8 pás.
Porém creio que a mit tenha adequado o mod. de 11 pás para ter maior fluxo de ar sim.
[]s
Outra coisa não é só o sistema de arrefecimento defeitouso ou inadequado que faz o veículo "ferver", escapamento com muita restrição, motor fora do ponto, bomba injetora desregulada, esses e outros defeitos tambem fazem o motor aquecer mais que o normal.
[]s
Fala Léo, pior a turma faz aí , que é travar a hélice do viscoso, ,nós não sabemos realmente qual é a solução efetiva que nós usuários poderia-mos implementar. Só a Mitsubishi sabe !!
Para a Vazão da bomba permanecer a mesma, mesmo com RPM máxima , isso vai acontecer se o sujeito sair acelelando a picape a 4000 rpm com o motor frio. coisa que todo bom dono de picape nunca faria .
Essas Bombas centrífugas podem trabalhar com a descarga fechada por médio período, as que não podem são as alternativas
Não vai chegar a exceder o limite de rotação da bomba , pois qualquer rolameto skf ou fag tem limite de rpm em torno de 11.000
È que eu não sei o n° dos rolamentos da bomba dágua da l200 se não eu iria descobrir o limite de rpm desses rolamentos .
Mas de qualquer forma acho trabalhoso fazer essa alteração .
Olha, eu estava olhando, quando cheguei da rua, um dia, depois de um tempo o motor funcionando fui medir as temperaturas com um daqueles termometros a laser, e vi que a diferença da entrada da agua pra saida dava no maximo 15°C, não lembro se tava entrando a 65 ou 70°C, então, isso é muito pouca troca de calor, sendo que o motor tava 750rpm ML, e a hélice tava acoplada, por que tava jogando uma bufa quente pra porra..
Na minha opinião, circulação tem, o que falta é area de troca de calor...
Olha só gente, o leobnaval tá coberto de razão em seus comentários, assino embaixo. Aumentar o fluxo de água não garante melhoria de eficiência, nem aumentar a rotação da bomba significa aumentar a vazão, pois a bomba tem limite. E cavitação ocorre sim sem ar no sistema, acontece quando em uma região de queda de pressão dentro da bomba o líquido atinge sua pressão de vaporização para aquela temperatura, formando pequenas bolhas de vapor (no caso, vapor de água) que depois implodem quando o fluído recupera a pressão. Faz o mesmo efeito que grãos de areia sobre as partes internas. É um pesadelo em muitas aplicações industriais...
Lembro de ter visto na minha meninice gente diminuir a rotação da bomba em carros mexidos para dar mais tempo da água resfriar no radiador e trocar calor no bloco. Tem um monte de outras coisas pra mexer antes de alterar a configuração original do motor.
Carlos Azevedo, um delta-T de 15 graus C não é pouca coisa não. E se estava entrando a 70 C, a temperatura de funcionamento estava baixa, relaxa. Válvula termostática começa a abrir lápelos 75 graus, dependendo do modelo. Alguns modelos de carros trabalham normalmente com temperaturas entre 90 e 110 graus. Pra isso servem os aditivos antifervura. Quanto mais quente, mais eficiente a troca de calor no radiador será.
Outra coisa, termômetro "a laser" (ou melhor, pirômetros de radiação infravermelha) para marcar algum valor correto dependem de ser calibrados dependendo do valor específico de emissividade do material, e dependem também do ângulo em que eles apontam para o alvo. É, eu sei, na propaganda deles eles juram que é só apontar pra qualquer coisa que marca certinho, mas não é bem assim. Se estás comparando por exemplo duas medições em duas mangueiras de mesmo material, mesma cor, mesmo acabamento e diâmetro parecidos na mesma distância e mesma posição relativa, então tua medição de diferença de temperatura seja realmente correta. Mas não quer dizer que os valores absolutos sejam esses, ok? encare-os como uma aproximação.
Quanto ao cálculo da velocidade aí em cima, está errado. Se a polia do virabrequim tem 200 mm de diâmetro, e a da bomba tem 140mm, a razão de velocidade será 200/140 = 1,428 maior na bomba. Se o motor está a 2000 rpm, a bomba estará a cerca de 2853 rpm.
No final das contas, teu motor está superaquecendo? O sistema está limpo e com o aditivo recomendado? Está funcionando bem, não tem mais nada de errado? Superaquece sempre ou em algumas situações específicas? O radiador está limpo, não tem nada restringindo o fluxo de ar por ele? O acionamento da hélice de refrigeração está bom?
Bom, como eu tenho a Hélice de 11 Paletas instalada na Caminhonete e tenho a de 8 Paletas mais a Embreagem Viscosa guardados eu posso fazer a troca e fazer um teste demonstrando pra você como que o fluxo de ar mudou consideravelmente.
Eu troquei a Hélice por um motivo.
Eu comprei essa caminhonete de um conhecido meu, ele fez um negocio e pegou ela nesse negocio, e ele tem uma L200 Sport AT, igual a minha porém um ano mais nova.
Ai um dia na frente do carro eu vi que puxava ar demais da conta, ai resolvi abrir o capo da dele e ver. Uma hélice de 11 paletas, ai eu peguei a numeração e comprei uma igual, só que preta da Maxxion [Sprinter].
O carro mudou, ai depois mudei a termostática, o carro trabalha no meio direto sem problemas.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Calma, calma, eu sei que não dá pra confiar nem na propria sombra, e sim, eu não estava dizendo que estes valores eram exatos, mas 15 graus, ao meu ver, entrar a 70 e sair a 55 c° não tá muito lucro não...
A minha só tentou super aquecer uma vez, por que tava numa lua de 40° e o ventilador do ar condicionado tava travado, e isso ela tava parada na ml... mesmo assim não conseguiu passar dos 3/4... acho que tava com sorte:dance::dance::dance::dance::dance::dance::ro lleyes:
Amigo o Calculo está certo !!!!! pode procurar nos livros aí que formula é essa mesma. vc esqueceu de incluir na sua conta a rotação do motor !!!