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Solução Para Aquecimento Das L200

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  • 26/09/2010, 16:15
    SAPO-BOMBA
    Quando a gente vai ver, a maioria das vezes o problema reside no radiador e na maldita tampa que deixa de vedar corretamente...


    Ou é radiador sujo, ou aletas amassadas, e ALGUMAS vezes a embreagem viscosa que não funciona corretamente na temperatura que ela tem que "travar"...
  • 26/09/2010, 21:42
    Eduardo Eustaquio
    Citação:

    Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Quando a gente vai ver, a maioria das vezes o problema reside no radiador e na maldita tampa que deixa de vedar corretamente...


    Ou é radiador sujo, ou aletas amassadas, e ALGUMAS vezes a embreagem viscosa que não funciona corretamente na temperatura que ela tem que "travar"...

    Prezado Sapo,

    Em alguns momentos você está certíssimo, a parte que acho incorreta é quando ocorre esses problemas de aquecimento nas L200 com pouquíssimo quilômetros. Veja que aqui mesmo no fórum você encontra relatos de aquecimento abaixo dos 10.000 e as minhas duas, tanto a HPE quanto a GLS estão dentro desta estatística.

    Algumas das L200 GL 2010 que fazem o monitoramento da região onde temos as fazendas já tiveram casos de aquecimento. O relato dos motoristas é sempre o mesmo. CAmionetes com peso na caçamba e em momento que é necessário forçar o motor para passar em determinados locais.

    Agora, como todos sabemos, para acabar com o problema basta instalar o Kit Gelo que está para lá de conhecido aqui no fórum.
  • 27/09/2010, 00:06
    SAPO-BOMBA
    Caro EE, é verdade que algumas L200 sofreram aquecimentos mesmo saindo 0km da loja... Porém depois de certo tempo "urubusservando" com atenção, andei me perguntando ( comentei até alguns dias atrás ) por quê raios a SR disponibiliza TRÊS válvulas termostáticas diferentes para um mesmo motor?

    Pra começar a entender meu raciocínio, vou partir do seguinte: As Pajero 2.8 Turbo Intercooler utilizam válvulas termostáticas com graduação de 76,5ºc.

    Essa é a MESMA graduação das válvulas utilizadas nas L200 GL/GLS de 87cv/100cv.

    A partir daí ocorrem graduações superiores como 82ºc ( usados nos motores da Hyundai HR/H100 e Kia Bongo 2500TCi ).

    Eu SEI exatamente pq já tive a oportunidade de ver um motor desses em manutenção e pude inclusive observar detalhadamente todas as modificações impostas pela Hyundai, como coletor de admissão e válvula EGR totalmente diferentes das usadas nas L200 Sport/Outdoor.

    Ainda como modificações extras, o radiador é BEM MAIOR ( em termos de capacidade ) do que os usados nas L200 Sport/Outdoor, e o intercooler tb é um bocado diferente, ainda que este não tenha influência direta na temperatura do motor por causa de suas dimensões.

    Agora sabendo desses detalhes, a pergunta que fica no ar é: POR QUÊ as L200 Sport/Outdoor utilizam como PADRÃO válvulas termostáticas de 88ºc ?

    Será que não seria ESTE o maior causador dos problemas de aquecimento?

    Será que o problema não está relacionado ao tamanho do radiador + válvula com temperatura acima do que seria ideal?

    Certa vez, um técnico da Bosch veio dar um treinamento/palestra aqui em Juazeiro do Norte, e em conversa com ele a respeito das bombas injetoras Zexel ( que faz parte do grupo Bosch ), surgiu umas conversas a respeito das pickups do nosso mercado e obviamente citei a L200 e perguntei a respeito da opinião dele.

    Conversa vai, conversa vai, ele com toda experiência que tem em motores me "soltou" essa: "Esses motores da Mitsubishi não foram feitos pra trabalhar em alta temperatura com as válvulas designadas pela SR, basta ver as válvulas usadas nas Pajero 2.8"

    E aí? Dada a situação, será que as L200 "chaleiras" não estão tendo problemas por causa DESSA ESPECIFICAÇÃO de válvula termostática?

    Será que mudando a válvula termostática ORIGINAL de 88ºc pela outra de 82ºc não seria a solução do problema? Ou mesmo a válvula de 76,5ºc das Pajero/L200 "quadradinhas"?

    O negócio seria pegar uma "cobaia" que tenha L200 Sport ou Outdoor que esteja tendo tais problemas de aquecimento e fazer os testes com ambas as válvulas.

    Abraços!
  • 27/09/2010, 08:12
    Pequeno jr
    Citação:

    Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Caro EE, é verdade que algumas L200 sofreram aquecimentos mesmo saindo 0km da loja... Porém depois de certo tempo "urubusservando" com atenção, andei me perguntando ( comentei até alguns dias atrás ) por quê raios a SR disponibiliza TRÊS válvulas termostáticas diferentes para um mesmo motor?

    Pra começar a entender meu raciocínio, vou partir do seguinte: As Pajero 2.8 Turbo Intercooler utilizam válvulas termostáticas com graduação de 76,5ºc.

    Essa é a MESMA graduação das válvulas utilizadas nas L200 GL/GLS de 87cv/100cv.

    A partir daí ocorrem graduações superiores como 82ºc ( usados nos motores da Hyundai HR/H100 e Kia Bongo 2500TCi ).

    Eu SEI exatamente pq já tive a oportunidade de ver um motor desses em manutenção e pude inclusive observar detalhadamente todas as modificações impostas pela Hyundai, como coletor de admissão e válvula EGR totalmente diferentes das usadas nas L200 Sport/Outdoor.

    Ainda como modificações extras, o radiador é BEM MAIOR ( em termos de capacidade ) do que os usados nas L200 Sport/Outdoor, e o intercooler tb é um bocado diferente, ainda que este não tenha influência direta na temperatura do motor por causa de suas dimensões.

    Agora sabendo desses detalhes, a pergunta que fica no ar é: POR QUÊ as L200 Sport/Outdoor utilizam como PADRÃO válvulas termostáticas de 88ºc ?

    Será que não seria ESTE o maior causador dos problemas de aquecimento?

    Será que o problema não está relacionado ao tamanho do radiador + válvula com temperatura acima do que seria ideal?

    Certa vez, um técnico da Bosch veio dar um treinamento/palestra aqui em Juazeiro do Norte, e em conversa com ele a respeito das bombas injetoras Zexel ( que faz parte do grupo Bosch ), surgiu umas conversas a respeito das pickups do nosso mercado e obviamente citei a L200 e perguntei a respeito da opinião dele.

    Conversa vai, conversa vai, ele com toda experiência que tem em motores me "soltou" essa: "Esses motores da Mitsubishi não foram feitos pra trabalhar em alta temperatura com as válvulas designadas pela SR, basta ver as válvulas usadas nas Pajero 2.8"

    E aí? Dada a situação, será que as L200 "chaleiras" não estão tendo problemas por causa DESSA ESPECIFICAÇÃO de válvula termostática?

    Será que mudando a válvula termostática ORIGINAL de 88ºc pela outra de 82ºc não seria a solução do problema? Ou mesmo a válvula de 76,5ºc das Pajero/L200 "quadradinhas"?

    O negócio seria pegar uma "cobaia" que tenha L200 Sport ou Outdoor que esteja tendo tais problemas de aquecimento e fazer os testes com ambas as válvulas.

    Abraços!

    Agora é achar o cobaia. :pensativo::pensativo::pensativo:

    Muito interessante essa informação do tecnico da bosch. :dance::dance:

    Se não me engano ... no legítimo Kit Gelo By AKPG a valvula termostática foi trocada por uma de temperatura menor.

    Vou achar as especificações no forum só para conferir
  • 27/09/2010, 09:19
    Walter L. L. Casitta
    No manual da L200 que tenho aqui (europa) a VT é de 82º. Ou melhor. A abertura se inicia em 82º e totalmente aberta em 95º.

    O certo seria colocar um radiador maior, não tendo um vamos de Kit gelo que em minha opinião uma picaretagem.

    Eu acho que a melhor forma de evitar um super aquecimento na L200 é não comprando uma.

    Quem quiser baixar o manual, baixe do link (57.850KB) (vou manter esse link por uns 3 dias): http://dl.dropbox.com/u/11408982/Mit...01997-2005.zip
  • 27/09/2010, 12:35
    SAPO-BOMBA
    Citação:

    Eu acho que a melhor forma de evitar um super aquecimento na L200 é não comprando uma.
    Interessante, e qual a melhor forma de evitar:

    - Bicos encravados no cabeçote da Ranger ou correntes de comando se partindo antes de 150 mil rodados?
    - Discos de freio empenados, Common Rail dando pau ou turbina f*dida nas Hilux SRV?
    - Problemas com filtros e resíduos no tanque, além da carroceria torta das Triton?

    Já sei: Não comprar nenhuma delas! Acertei? :mrgreen:
  • 27/09/2010, 14:46
    JuniorScartezini
    Citação:

    Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Interessante, e qual a melhor forma de evitar:

    - Bicos encravados no cabeçote da Ranger ou correntes de comando se partindo antes de 150 mil rodados?
    - Discos de freio empenados, Common Rail dando pau ou turbina f*dida nas Hilux SRV?
    - Problemas com filtros e resíduos no tanque, além da carroceria torta das Triton?

    Já sei: Não comprar nenhuma delas! Acertei? :mrgreen:

    hehehehe

    X2 :concordo:

    Todo veículo tem suas peculiaridades!:concordo:

    Abraços!
  • 27/09/2010, 21:29
    Carlos A. C. Azevedo
    Só a L200 que não presta:parede::parede: E lá vamos nos de novo:odedo:
  • 27/09/2010, 21:48
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Só a L200 que não presta:parede::parede: E lá vamos nos de novo:odedo:

    Que esquenta...:mrgreen:
  • 27/09/2010, 21:54
    Carlos A. C. Azevedo
    Ainda bem que esse motor só esquenta, porque se tivesse problema de injeção já era pra lascar tudo ehehehhehhehehehhee
  • 27/09/2010, 21:57
    AKPG
    Citação:

    Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Ainda bem que esse motor só esquenta, porque se tivesse problema de injeção já era pra lascar tudo ehehehhehhehehehhee

    Não se preocupe... A partir do ano que vem, com o common rail, isto já será possível... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
  • 27/09/2010, 22:02
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Ainda bem que esse motor só esquenta, porque se tivesse problema de injeção já era pra lascar tudo ehehehhehhehehehhee

    Que nada, só colocar um motor de Ranger e todos o problemas estariam resolvidos.:mrgreen:
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