Postado originalmente por
SAPO-BOMBA
Caro EE, é verdade que algumas L200 sofreram aquecimentos mesmo saindo 0km da loja... Porém depois de certo tempo "urubusservando" com atenção, andei me perguntando ( comentei até alguns dias atrás ) por quê raios a SR disponibiliza TRÊS válvulas termostáticas diferentes para um mesmo motor?
Pra começar a entender meu raciocínio, vou partir do seguinte: As Pajero 2.8 Turbo Intercooler utilizam válvulas termostáticas com graduação de 76,5ºc.
Essa é a MESMA graduação das válvulas utilizadas nas L200 GL/GLS de 87cv/100cv.
A partir daí ocorrem graduações superiores como 82ºc ( usados nos motores da Hyundai HR/H100 e Kia Bongo 2500TCi ).
Eu SEI exatamente pq já tive a oportunidade de ver um motor desses em manutenção e pude inclusive observar detalhadamente todas as modificações impostas pela Hyundai, como coletor de admissão e válvula EGR totalmente diferentes das usadas nas L200 Sport/Outdoor.
Ainda como modificações extras, o radiador é BEM MAIOR ( em termos de capacidade ) do que os usados nas L200 Sport/Outdoor, e o intercooler tb é um bocado diferente, ainda que este não tenha influência direta na temperatura do motor por causa de suas dimensões.
Agora sabendo desses detalhes, a pergunta que fica no ar é: POR QUÊ as L200 Sport/Outdoor utilizam como PADRÃO válvulas termostáticas de 88ºc ?
Será que não seria ESTE o maior causador dos problemas de aquecimento?
Será que o problema não está relacionado ao tamanho do radiador + válvula com temperatura acima do que seria ideal?
Certa vez, um técnico da Bosch veio dar um treinamento/palestra aqui em Juazeiro do Norte, e em conversa com ele a respeito das bombas injetoras Zexel ( que faz parte do grupo Bosch ), surgiu umas conversas a respeito das pickups do nosso mercado e obviamente citei a L200 e perguntei a respeito da opinião dele.
Conversa vai, conversa vai, ele com toda experiência que tem em motores me "soltou" essa: "Esses motores da Mitsubishi não foram feitos pra trabalhar em alta temperatura com as válvulas designadas pela SR, basta ver as válvulas usadas nas Pajero 2.8"
E aí? Dada a situação, será que as L200 "chaleiras" não estão tendo problemas por causa DESSA ESPECIFICAÇÃO de válvula termostática?
Será que mudando a válvula termostática ORIGINAL de 88ºc pela outra de 82ºc não seria a solução do problema? Ou mesmo a válvula de 76,5ºc das Pajero/L200 "quadradinhas"?
O negócio seria pegar uma "cobaia" que tenha L200 Sport ou Outdoor que esteja tendo tais problemas de aquecimento e fazer os testes com ambas as válvulas.
Abraços!